Pular para o conteúdo
Início » Bom Jesus da Lapa: Alto risco de queda de pedras em Santuário

Bom Jesus da Lapa: Alto risco de queda de pedras em Santuário

Bom Jesus da Lapa: Alto risco de queda de pedras em Santuário
Plano de contingência e evacuação é requerido pelo Ministério Público da Bahia à Prefeitura e à Diocese


A Romaria, que acontece em Bom Jesus da Lapa, toda primeira semana de agosto, pode não ser tão tranquila quanto se imagina. A cidade, no oeste da Bahia, recebe aproximadamente um milhão de pagadores de promessa, um número cerca de 15 vezes maior que sua populaçao . A tradição é reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia e acontece há 333 anos. O morro de pedras, que reserva grutas transformadas em santuários para os romeiros que lotam o município, oferece risco de queda de pedras da formação rochosa.

Um relatório elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil, do Ministério de Minas e Energia, entregue ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) levou o órgão a solicitar a Prefeitura de Bom Jesus e à Diocese que entreguem, até o dia 27 de agosto, um plano de contingência e evacuação em casos de acidentes ou desastres naturais.

De acordo com o MP-BA, O risco de acidente tem se agravado desde 2016, por causa do aumento do número de residências no entorno das rochas e de pessoas. Foram apresentadas imagens, evidenciando pontos de deslocamento de rochas. Se o plano de contingência não for apresentado no prazo, há possibilidade de interdição da gruta.

O plano foi solicitado pelo MP-BA no fim de julho, em uma audiência de urgência marcada com a Prefeitura e a Diocese. Diante do risco apresentado pelo documento do Serviço Geológico, o órgão solicitou medidas que reduzissem a ameaça de desastres naturais antes das romarias da cidade.

A fixação de placas em locais estratégicos, ressaltando à população que aquela região é considerada de alto risco está entre as medidas solicitadas já para este ano. A capacidade máxima de três mil pessoas no interior da Gruta da Soledade , número que pode ser modificado até a definição do Corpo de Bombeiro também foi exigida. E por fim, estabeleceu-se o limite de 20 pessoas por vez na subida e descida Cruzeiro do Morro da Lapa, um dos points dos romeiros.

A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa declarou que a gruta do Bom Jesus é administrada pela Diocese da cidade, mas que está à disposição do MP, que tem se mobilizado para assegurar a segurança e que vai buscar apoio do Governo Federal para um novo estudo.
De acordo com a Diocese, o plano de contingência solicitado pelo MP já começou a ser montado.

A próxima festa religiosa que aconteceu em Bom Jesus da Lapa acontece no dia 15 de setembro, dedicada a Nossa Senhora da Soledade, 


Leia também:

Lula decreta luto oficial de três dias por acidente aéreo que deixou 61 mortos

Previsão do tempo aponta fim de semana chuvoso em Salvador

Crédito: Ascom/Setur-BA