Basquete: Brasil é derrotado pelo ‘Dream Team’ dos Estados Unidos e se despede dos Jogos Olímpicos
Seleção brasileira caiu nas quartas de final após perder por 122 a 87
A seleção brasileira de basquete perdeu, nesta terça-feira (6), para o ‘Dream Team’ dos Estados Unidos, composto por LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant e companhia. Com a derrota por 122 a 87, o Brasil se despede dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 nas quartas de final.
Antes de a bola subir na Arena Bercy, em Paris, a seleção traçou a estratégia de valorizar a posse da bola e tentar controlar o ímpeto norte-americano. O objetivo era não deixar o placar assumir uma grande margem, mas a estratégia não teve sucesso.
Na parte defensiva, o Brasil não teve muito o que fazer com um dia inspirado de Devin Booker, Anthony Edwards, LeBron James e Joel Embiid. Por outro lado, Bruno Caboclo foi o protagonista da partida na equipe brasileira e terminou como cestinha do jogo, com 30 pontos.
Brasil nos Jogos Olímpicos
Assim, a seleção brasileira se despede dos Jogos Olímpicos com apenas uma vitória, em duelo contra o Japão na fase de grupos, e três derrotas para equipes poderosas: o novo Dream Team dos Estados Unidos, os alemães campeões mundiais e os donos da casa e atuais vice-campeões olímpicos, a França.
Para a realidade da seleção brasileira, apesar da eliminação, há de se comemorar ter feito algo que ninguém esperava antes mesmo de chegar à França. Primeiramente, não esperavam a classificação do Brasil aos Jogos Olímpicos, mas a equipe conseguiu a vaga surpreendendo a Letônia. Chegar às quartas de final é muito mais do que se acreditava há pouco mais de um mês. Obviamente há muito margem para melhora, passando principalmente pela formação de atletas na busca por uma geração tão talentosa quanto àquela de Oscar Schmidt.
Os Estados Unidos medirão forças com a Sérvia na semifinal. A partida vai acontecer na próxima quinta-feira (8). No mesmo dia, o outro finalista será decidido no reencontro entre França e Alemanha. Na primeira fase, os alemães levaram a melhor e, no outro lado da chave, os norte-americanos venceram os os sérvios por 26 pontos de diferença.
Análise do jogo
O único momento em que o Brasil esteve em vantagem no marcador foi no início do jogo, depois os Estados Unidos comandaram. A seleção conseguia encontrar bons lances no ataque, mas pecou repetidamente nas conclusões, o que facilitou a vida dos norte-americanos. Na metade do primeiro quarto, o time de astros da NBA já tinha vantagem de 10 pontos sobre os brasileiros.
O primeiro período terminou com vantagem dos Estados Unidos no placar: 33 a 21. A seleção brasileira acertou apenas oito das 22 cestas que tentou. O único destaque do Brasil foi Bruno Caboclo.
Pelo lado norte-americano, os melhores foram Devin Booker e Joel Embiid, alvo de vaias em todos os momentos que tocava na bola. As críticas dos franceses se dão por causa de uma decisão polêmica do jogador, que poderia ter escolhido defender a França após ganhar a cidadania, mas preferiu jogar pelos EUA, com quem, segundo ele, teria mais chances de ganhar o ouro.
A partir da metade do segundo quarto, a seleção brasileira ensaiou uma reação. O público apoiou muito o Brasil, em Paris. A distância no placar caiu para oito pontos, sob o comando de Lucas Dias e Marcelinho Huertas, que se despede da seleção. O primeiro tempo terminou com os Estados Unidos liderando o marcador, com 63 a 36.
É interessante acompanhar como à beira da quadra, os jogadores dos Estados Unidos vibravam a cada lance magistral do companheiro, que é visto habitualmente como rival na NBA. No segundo tempo, não havia muito o que ser feito pela equipe brasileira. Mesmo assim, o time nacional foi valente e conseguiu vencer o terceiro quarto por 35 a 31, deixando o placar total em 94 a 71, a favor dos EUA. No último quarto, triunfo confirmado dos norte-americanos, com parcial de 28 a 16.
Leia também:
Brasil bate Espanha e garante vaga na final do futebol feminino em Paris
Estadão Conteúdo
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas