Bahia ultrapassa 2 milhões de novas carteiras de identidade emitidas e amplia atendimento pelo SAC
Modelo traz maior segurança, pode incluir outros documentos e informações como condições de saúde e nome social
Divulgação/Serpro
A Bahia atingiu a marca de 2 milhões de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) emitidas em pouco mais de um ano, após o início da emissão do novo documento no Estado. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (27), pelo Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA), que destacou o avanço como resultado de um esforço conjunto para ampliar o atendimento à população.
“Hoje a CIN está sendo emitida em 345 municípios e nós pretendemos alcançar todas as cidades do Estado”, afirmou Osvaldo Silva, diretor-geral do DPT-BA.
A nova carteira é produzida pelo Instituto de Identificação Pedro Mello e segue o projeto do governo federal de unificar os documentos em todas as unidades da federação por meio do CPF. O modelo traz maior segurança, pode incluir outros documentos e informações como condições de saúde, nome social, grupo sanguíneo e opção por doação de órgãos, além de possuir uma versão digital disponível no GOV.BR.
Segurança e tecnologia na nova CIN
A Carteira de Identidade Nacional foi desenvolvida com foco em segurança pública e cidadania, incorporando tecnologias que reduzem o risco de fraudes e falsificações. Entre os principais avanços estão o uso do CPF como número único nacional, o QR Code, a zona de leitura mecânica (MRZ) e a coleta de dados biométricos.
O uso do CPF como número único elimina a possibilidade de uma pessoa possuir múltiplos RGs em diferentes estados. O QR Code, presente nas versões física e digital, permite a autenticação eletrônica rápida e segura, com consulta imediata sobre eventuais registros de roubo ou furto.
Já a MRZ, presente em passaportes internacionais, possibilita a leitura automática dos dados pessoais por scanners, enquanto o registro biométrico coleta as dez digitais e o reconhecimento facial do cidadão. Além disso, a adoção da tecnologia blockchain garante a imutabilidade e transparência das informações, tornando o processo de verificação ainda mais confiável.
A padronização nacional também contribui para reduzir erros e inconsistências, tornando o sistema de identificação mais eficiente e integrado.
SAC amplia atendimento por ordem de chegada
Para atender à alta demanda pela emissão da CIN, o SAC Bahia anunciou a ampliação do atendimento por ordem de chegada em diversos postos da capital e do interior. Em Salvador, os postos SAC Barra, Comércio e Pituaçu passaram a realizar o serviço dessa forma durante o período da manhã.
A mesma medida vale para os postos SAC Lauro de Freitas (Parque Shopping Bahia), Camaçari (Boulevard Shopping) e 21 unidades do interior do Estado. Já no período da tarde, o atendimento continuará sendo realizado por agendamento prévio pelo portal ba.gov.br ou pelo aplicativo SAC Digital.
Desde o dia 8 de setembro, os 51 Pontos SAC da Bahia fazem 100% do atendimento da CIN por ordem de chegada. Já desde o dia 10 de setembro, os postos Liberdade, Pau da Lima, Periperi e Uruguai, em Salvador, além de Simões Filho, na Região Metropolitana, também adotaram o novo formato — por ordem de chegada de manhã e por agendamento à tarde.
Como solicitar nova Carteira de Identidade Nacional
A primeira via da CIN é gratuita e tem o CPF como número de identificação. Para emitir o documento, é necessário apresentar a certidão original de nascimento ou de estado civil atualizada.
Também é possível incluir informações complementares, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar e condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista ou deficiências auditiva, visual, física e intelectual. O cidadão pode ainda registrar o tipo sanguíneo, fator RH e a opção de ser doador de órgãos, além de incluir o nome social, mediante solicitação.
A versão digital da CIN fica disponível no portal GOV.BR três dias após a impressão da física, contendo o QR Code para verificação da autenticidade dos dados. A população tem até 2032 para solicitar o novo modelo, que substitui gradualmente o antigo Registro Geral (RG).
A validade da nova identidade varia conforme a faixa etária:
- de 0 a 12 anos incompletos, o documento vale 5 anos;
- de 12 a 60 anos incompletos, vale 10 anos;
- a partir de 60 anos, tem validade indeterminada.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Últimas Notícias
Bahia tem 2ª maior taxa de presos que não retornaram após saidinha de Natal no Brasil
Com 8,1% de evasão, Estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro em termos percentuais
BBB 26 estreia com prêmio histórico, retorno do Quarto Branco e primeira madrugada marcada por estratégias e conflitos
Reality abre temporada com mistura de anônimos, famosos e ex-participantes, além de dinâmica de resistência valendo vagas na casa
Pesquisa mostra Lula com 50% de desaprovação e 47% de aprovação entre eleitores
Levantamento nacional aponta cenário de divisão política e avaliação negativa em áreas estratégicas do governo federal
Operação Overclean: PF mira deputado Félix Mendonça Jr. por esquema de desvios de emendas na Bahia
Nova fase investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro; STF determinou bloqueio de R$ 24 milhões do pedetista baiano
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Duelo eliminatório, às 19h30, define quem avança para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Anvisa aprova medicamento injetável para prevenção do HIV com aplicação semestral
Sunlenca passa a integrar o arsenal de prevenção do HIV com aplicação a cada seis meses
Jacuipense x Vitória: onde assistir, horário e prováveis escalações
Duelo em Feira de Santana, às 19h15, coloca frente a frente duas equipes em busca da primeira vitória no Campeonato Baiano 2026
Simm oferece 382 vagas emprego em Salvador com salários de até R$ 3,2 mil nesta terça-feira
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Enxaguada de Yemanjá 2026 reúne Carlinhos Brown e convidados no Rio Vermelho; veja detalhes
Evento acontece em 2 de fevereiro, na Vila Caramuru, com Carlinhos Brown e convidados; ingressos estão à venda online e no Shopping Barra
Transalvador inicia credenciamento presencial de veículos para o Carnaval 2026
Transalvador abre postos no Shopping Barra e na Ferreira Costa para credenciamento de veículos que circularão nas áreas de restrição do Carnaval 2026