Bahia tem segunda maior queda do país em serviços e acumula retração de 6,8% em agosto, diz IBGE
Desempenho estadual ficou atrás apenas do Acre (-7,1%) e muito abaixo da média nacional, que apresentou alta de 2,5% no período
Wilson Dias/Agência Brasil
A Bahia registrou a segunda maior queda do país no volume de serviços no mês de agosto, com retração de 6,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados, nesta terça-feira (14), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o quinto mês consecutivo de queda do setor, que segue em desaceleração desde o início do ano.
O desempenho estadual ficou atrás apenas do Acre (-7,1%) e muito abaixo da média nacional, que apresentou alta de 2,5% no período. No total, 19 das 27 unidades da Federação registraram crescimento, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).
Queda também na passagem de julho para agosto
Na comparação com julho, o volume de serviços na Bahia caiu 2,5%, na série com ajuste sazonal, que elimina os efeitos de datas específicas como Carnaval e Páscoa. Foi a quinta retração consecutiva nessa base de comparação, enquanto o país teve leve alta de 0,1%.
O resultado colocou o estado entre os três piores desempenhos do Brasil, superando apenas Acre (-10,3%) e Paraíba (-3,8%). Entre julho e agosto, o setor apresentou crescimento em 17 unidades da Federação, reforçando a discrepância entre o cenário baiano e o nacional.
Com esses números, o volume de serviços na Bahia acumula queda de 1,1% entre janeiro e agosto, enquanto o país registra alta de 2,6%. O estado aparece entre os quatro piores resultados do ano, empatado com o Piauí (-1,1%) e à frente apenas de Rio Grande do Sul (-5,8%) e Acre (-3,2%).
O recuo em agosto foi influenciado pela queda em quatro das cinco atividades pesquisadas pelo IBGE, com destaque para o segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-5,7%). Apesar de não ter apresentado a maior variação percentual, o grupo tem o maior peso na composição do setor e foi o principal responsável pelo resultado negativo.
Os transportes registram nove meses seguidos de retração, desde dezembro de 2024, e acumulam a maior perda entre as atividades de serviços em 2025 (-3,4%). Já os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram a maior queda do mês (-11,1%), revertendo o crescimento de 2,2% registrado em julho. Mesmo assim, mantêm alta de 1,4% no acumulado do ano.
Apenas a categoria de “outros serviços” apresentou crescimento em agosto (12,4%), mantendo 12 meses consecutivos de alta desde setembro de 2024. Essa atividade também lidera o desempenho acumulado de 2025, com avanço de 8,5%.
Turismo baiano volta a crescer
As atividades de turismo na Bahia voltaram a crescer em agosto, com alta de 1,7% frente a julho, segundo a série com ajuste sazonal. O resultado interrompeu quatro meses de retração e superou a média nacional, que teve variação positiva de 0,8%. O estado teve o sexto melhor desempenho entre os 17 pesquisados.
Na comparação anual, o volume de serviços turísticos aumentou 4,5%, mantendo 11 meses consecutivos de crescimento. O resultado é semelhante ao do Brasil, que registrou 4,6%, e colocou a Bahia na nona posição, atrás de estados como Amazonas (16,4%), Rio Grande do Sul (14,7%) e Rio de Janeiro (12,6%).
De janeiro a agosto de 2025, o setor turístico baiano acumula alta de 7,9%, superior à média nacional (6,0%). Nos últimos 12 meses, o índice registra crescimento de 8,1%, completando 49 meses seguidos de desempenho positivo. O estado aparece na quarta colocação entre os maiores avanços do país, atrás de Rio de Janeiro (11,6%), Amazonas (11,4%) e Ceará (8,7%).
Mais Lidas
Cidades
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
Últimas Notícias
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
SAC realiza atendimento exclusivo para idosos em quase 50 cidades baianas para emissão do novo RG
Iniciativa, que acontece neste sábado (8), busca agilizar emissão do novo documento para pessoas idosas e reduzir filas ao longo da semana
Acordo de Paris, transição energética e financiamento climático marcam segundo dia da Cúpula do Clima em Belém
Lula lidera debates sobre Acordo de Paris, NDCs e cooperação internacional rumo à COP30
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)