Bahia lidera escolarização de adolescentes no Brasil e bate recorde histórico, segundo IBGE

Estado teve crescimento de 6,6% e superou São Paulo, Rio e Distrito Federal


Redação
Redação 13/06/2025 19:59 • Cidades
Bahia lidera escolarização de adolescentes no Brasil e bate recorde histórico, segundo IBGE - Emerson Santos/SEC

A Bahia alcançou em 2024 a maior taxa de escolarização entre adolescentes de 15 a 17 anos do Brasil, com 95,9% dos jovens dessa faixa etária frequentando a escola. O dado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Módulo Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC).

O resultado representa 662 mil adolescentes baianos matriculados e um crescimento de 6,6% em relação ao ano anterior. Em termos absolutos, foram mais 41 mil estudantes nas escolas em um ano. A Bahia, que em 2023 ocupava a sexta posição nacional, subiu cinco colocações e superou estados como São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rondônia.

A secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, destacou que o desempenho é fruto de políticas de permanência escolar. “Os números do IBGE provam que as políticas públicas de permanência dos jovens na escola aplicadas pelo Governo do Estado têm apresentado resultado”, afirmou. Ela citou os investimentos em infraestrutura, alimentação escolar, ampliação das Escolas de Tempo Integral e programas como o Bolsa Presença.

Em complemento à fala, a secretária apontou que o conjunto de medidas tem um único objetivo: garantir que o estudante permaneça na escola. “Graças a todos esses esforços hoje nós comemoramos essa liderança da Bahia entre todos os estados do Brasil”, concluiu.

Estado também reduz analfabetismo e aumenta média de anos de estudo

Além do avanço entre adolescentes, a Bahia registrou queda na taxa de analfabetismo, que atingiu 9,7% da população com 15 anos ou mais. O número absoluto de pessoas analfabetas caiu para 1,2 milhão, sendo a maioria com idade acima de 60 anos.

A média de anos de estudo no estado também cresceu, atingindo 8,9 anos, próxima ao total exigido para conclusão do Ensino Fundamental. Esses resultados refletem os esforços para expandir o acesso e a permanência escolar em diversas faixas etárias.

A taxa de escolarização entre crianças de 0 a 3 anos subiu de 34,7% para 35,7% entre 2023 e 2024. Entre os jovens de 18 a 24 anos, houve avanço de 29,9% para 32,4%. A faixa de 6 a 14 anos manteve índice estável em 99,5%. Apenas entre crianças de 4 a 5 anos foi registrada queda, de 95,2% para 94,8%.

Bahia se aproxima da meta nacional de universalização do ensino

O aumento da taxa de escolarização entre adolescentes coloca a Bahia mais próxima de atingir a meta de universalização do atendimento escolar a jovens de 15 a 17 anos, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). Estabelecido pela Lei nº 13.005, o PNE fixou 20 metas educacionais a serem cumpridas até 2024.

Enquanto a média nacional em 2024 ficou em 93,4%, a Bahia ultrapassou essa marca com quase 96%. Em 2023, a taxa nacional era de 91,9%, o que indica crescimento também no país, mas com desempenho inferior ao da Bahia.

O PNE estabelece parâmetros para alfabetização, permanência escolar, ampliação da jornada de ensino e elevação da escolaridade média da população brasileira. O avanço baiano em áreas como a permanência de adolescentes na escola e redução do analfabetismo indica progresso em diversas metas.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana -
Cidades 11/07/2025 às 21:00

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana

Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais


Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro -
Cidades 11/07/2025 às 20:28

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro

Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)


Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’ -
Coluna Ohh! 11/07/2025 às 20:00

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’

Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'


Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional -
Política 11/07/2025 às 19:29

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional

No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'


Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’ -
Coluna Ohh! 11/07/2025 às 19:00

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’

Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas


Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular -
Política 11/07/2025 às 18:42

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular

De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)


Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência -
Saúde 11/07/2025 às 18:20

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência

Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada


Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países -
Internacional 11/07/2025 às 17:59

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países

Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil


Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda -
Cidades 11/07/2025 às 17:34

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda

Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês


Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã -
Cidades 11/07/2025 às 16:57

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã

Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro