Bahia inaugura base itinerante para acolher mulheres em risco: veja como vai funcionar
Nova estrutura será lançada durante solenidade em Batalhão da PM de Lauro de Freitas

A Polícia Militar da Bahia vai inaugurar uma nova ferramenta de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica: uma Base Móvel de atendimento, que funcionará como uma extensão do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPM). A novidade será apresentada, nesta quarta-feira (21), às 16h, durante uma solenidade na sede do batalhão, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.
O evento marca duas datas importantes na história da corporação: os 2 anos da criação do BPM e uma década de atuação da Operação Ronda Maria da Penha, responsável por acompanhar mulheres que possuem medidas protetivas de urgência.
Atendimento itinerante e ações de conscientização
A Base Móvel da PM será utilizada como um ponto itinerante de acolhimento, escuta qualificada, orientação e informação. De acordo com a tenente-coronel Roseli, comandante do Batalhão, a estrutura foi pensada para ampliar o alcance da assistência às vítimas e responder à demanda da sociedade por um serviço mais acessível.
“A Base será utilizada como ponto de atendimento, informação e conscientização para todas as mulheres vítimas de violência doméstica”, afirmou a comandante.
O objetivo é permitir que a Polícia Militar atue não apenas com as mulheres que já têm medidas protetivas, mas também na prevenção e no primeiro acolhimento em diferentes localidades.
Homenagens e memória no combate à violência de gênero
Durante a solenidade, serão realizadas homenagens às fundadoras da Ronda Maria da Penha, que iniciou suas atividades em 2014 com foco na proteção de mulheres ameaçadas por companheiros ou ex-companheiros. Em dez anos de atuação, a operação se consolidou como referência na segurança pública voltada à proteção de vítimas de violência de gênero na Bahia.
A programação também inclui a inauguração de um espaço simbólico de reflexão em memória da delegada Patrícia Jackes, vítima de feminicídio em 2024. A homenagem busca manter viva a luta contra esse tipo de crime, que ainda vitima centenas de mulheres todos os anos no estado.
Autoridades civis e militares, representantes de instituições parceiras e colaboradores do Batalhão também receberão moedas comemorativas alusivas ao evento, como reconhecimento pelo trabalho conjunto no enfrentamento à violência doméstica.
Bahia lidera homicídios de mulheres no Nordeste e revela desigualdade racial e de gênero
A Bahia registrou 358 assassinatos de mulheres em 2023, consolidando-se como o estado com o maior número absoluto de homicídios femininos no Nordeste, de acordo com o Atlas da Violência 2025, divulgado no último dia 12 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). No ranking nacional, o Estado ocupa a quarta posição, atrás apenas de São Paulo (585), Minas Gerais (456) e Rio de Janeiro (379).
Esse dado alarmante não apenas reforça a crise da segurança pública na região, como também escancara a face racial e social da violência letal. No estado onde mais de 80% da população se autodeclara negra, a maior parte das vítimas de homicídios são mulheres negras, pobres e residentes de áreas periféricas. O relatório destaca que a violência de gênero está profundamente entrelaçada com o racismo estrutural e a exclusão social.
Além do recorte racial, o Atlas mostra que 35% das mulheres assassinadas em todo o Brasil foram mortas dentro de casa, o que evidencia a subnotificação dos casos de feminicídio. Mesmo com a legislação em vigor desde 2015, a ausência de registros adequados continua a mascarar a real dimensão da violência motivada por gênero.
Serviço: evento marca avanços e celebra atuação especializada
A cerimônia será aberta ao público e acontece na sede do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher, na Rua Dr. Barreto, nº 323, no bairro Jardim Aeroporto, em Lauro de Freitas.
Serviço
O quê: Comemoração dos 2 anos do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher e 10 anos da Ronda Maria da Penha
Quando: Quarta-feira, 21 de maio, às 16h
Onde: Rua Dr. Barreto, 323 – Jardim Aeroporto, Lauro de Freitas
Mais Lidas
Cidades
Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos
Últimas Notícias

Terceira fase da Operação Bastilha combate comunicação ilegal de PMs presos na Bahia
Ação integra um esforço concentrado para reforçar o controle sobre os presos militares

Baiana Pâmela Lucciola assume o ‘Melhor da Tarde’ após saída de Catia Fonseca
Nova apresentadora do vespertino da Band já havia substituído Catia nas férias e tem passagem pela TVE Bahia

Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Caso será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios

José Eduardo deixa a Record após 17 anos; saiba quem deverá assumir em seu lugar
Desde 2014 à frente do Balanço Geral Bahia, Zé Eduardo decidiu rescindir seu contrato por iniciativa própria

36% dos brasileiros acham que Janja atrapalha o governo Lula, aponta Datafolha
Outros 40% acreditam que Janja nem atrapalha nem ajuda o mandato do petista

PF prende Gilson Machado por suspeita de ajudar Mauro Cid a obter passaporte português
Ele se tornou o quarto integrante do primeiro escalão do governo Bolsonaro a ser preso

Pesquisa Datafolha aponta que Lula é pior avaliado que Bolsonaro em segurança e inflação
Por outro lado, o governo Lula tem desempenho mais positivo na visão da população quando o assunto é geração de empregos

Governo amplia prazo de inscrição para mil vagas na Polícia Federal com salários de até R$ 26,8 mil
Candidatos têm até 17 de junho para se inscrever; concurso oferece cargos de nível superior e reserva vagas para cotas e PCDs

Governo muda regras de FIIs, Fiagros e IOF e prevê arrecadação extra de R$ 10,5 bilhões em 2025
Medidas visam ampliar arrecadação, corrigir distorções e incentivar investimentos com mudanças no IR e IOF

Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Perda do cargo só pôde ser aplicada após o esgotamento de todos os trâmites judiciais e administrativos