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Bahia amplia emissão da nova carteira de identidade para mais seis cidades 

Bahia amplia emissão da nova carteira de identidade para mais seis cidades
Segundo Governo do Estado, serão disponibilizados mais oito postos nos municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras, Ilhéus, Irecê e Itabuna

A Bahia vai ampliar, a partir desta quinta-feira (15), a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para mais seis cidades do interior. Segundo o Governo do Estado, serão disponibilizados mais oito postos nos municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras, Ilhéus, Irecê e Itabuna.

O prazo final para que os estados iniciassem a emissão da nova RG era 11 de janeiro, mas a Bahia só disponibilizou o serviço no dia 9 de julho. Com a ampliação, o atendimento da CIN será realizado em 11 municípios, já que emitia em 11 postos do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) em Salvador e nas quatro cidades da Região Metropolitana: Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias e Simões Filho.  

Gratuidade

A primeira via é gratuita para todos os cidadãos e poderá ser solicitada pelo site ou aplicativo. O novo documento tem um número unificado com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e segue padrões internacionais com o código MRZ, o mesmo já usado no passaporte brasileiro que permite a entrada com mais facilidade em países do Mercosul.

Além de mais segurança, a nova RG permite incluir números de outros documentos, como carteiras de motorista (CNH) e de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Também pode constar condições de saúde, como tipo sanguíneo e fator RH, doador ou não de órgão, Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de deficiências visual, auditiva, física ou intelectual. Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão, caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro.

A CIN terá validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos (5 anos); 12 a 60 anos incompletos (10 anos) e acima de 60 anos, validade indeterminada. A implantação da carteira nacional na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria de Administração (Saeb), através do SAC.

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Divulgação/DPT-BA