Avião de pequeno porte cai em Montenegro (RS) e vítimas são resgatadas com ferimentos leves
Dados divulgados pelo Cenipa apontam que 2024 teve maior número de acidentes aéreos da última década: 33 aviões e helicópteros

Um avião de pequeno porte caiu, neste último sábado (11), na cidade de Montenegro, no interior do Rio Grande do Sul. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado, a aeronave transportava dois homens, de 49 e 54 anos, que foram socorridos com vida e encaminhados para atendimento médico. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos ocupantes.
O acidente aconteceu dois dias após outra aeronave de pequeno porte também ter caído, mas em Ubatuba (SP). No avião, estavam a empresária Mireylle Fries, de 41 anos, seu marido, Bruno Almeida Souza, e os dois filhos do casal, de apenas 4 e 6 anos, além do piloto do avião que morreu no local.
Acidente acontece logo após decolagem de avião
Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu logo após a decolagem da aeronave, que partiu do aeroclube de Montenegro, localizado a cerca de 60 quilômetros de Porto Alegre. As equipes de resgate foram acionadas imediatamente, e os ocupantes do avião foram retirados do local com a ajuda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que chegou rapidamente.
Ambos estavam conscientes e, inicialmente, não apresentavam sinais graves de lesões. No entanto, foram levados a um hospital da região para exames adicionais.
Detalhes do acidente
De acordo com os bombeiros, o avião, do tipo planador, é utilizado para treinamentos. Durante a tentativa de ganhar altitude, a aeronave bateu a asa direita em um eucalipto e, em seguida, em uma rede de alta tensão, antes de atingir o solo.
O instrutor do voo foi identificado como Carlos Eduardo Müller, ex-prefeito de Montenegro, e o aluno como Alexandre Vantobel Panduin. Segundo relatos, o aluno saiu caminhando do local, enquanto o instrutor reclamou de dores na lombar. O Corpo de Bombeiros informou que o planador não possui motor e decola rebocado por outra aeronave, mantendo-se no ar com a ajuda das correntes de vento.
Brasil: 2024 registra maior número de acidentes aéreos da década
Dados divulgados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), apontam que 2024 foi o ano com o maior número de acidentes aéreos da última década. No Brasil, ocorreram 33 acidentes envolvendo aviões e helicópteros, resultando em 137 mortes. Ao longo dos últimos 10 anos, 650 pessoas faleceram em 277 acidentes no país.
Entre 2015 e 2024, a maioria dos acidentes aconteceu com voos particulares (158 acidentes) e agrícolas (66), representando 81% do total de incidentes aéreos. Apenas um acidente ocorreu em voo comercial: o da Voepass, em agosto de 2024, que resultou na morte de 62 pessoas.
Tipo de operação em acidentes com vítima fatal no Brasil entre 2015 e 2024:
- Particular – 158
- Agrícola – 66
- Táxi aéreo – 17
- Experimental – nove
- Especializada – oito
- Policial – sete
- Instrução – sete
- Regular – um
De acordo com o Cenipa, a frota aérea nacional tem crescido nos últimos anos, com aproximadamente 11 mil aeronaves, das quais mais de 10 mil são de pequeno porte, privadas e agrícolas. Raul Marinho, diretor técnico da Associação Brasileira de Aviação Geral, afirmou que os acidentes são mais frequentes em aviões mais simples.
Queda de avião em Ubatuba
Outro acidente aéreo ocorreu em Ubatuba, litoral paulista, na manhã de quinta-feira (9), quando um avião de pequeno porte explodiu após ultrapassar a pista do Aeroporto de Ubatuba e cair na Praia do Cruzeiro. No avião estavam a empresária Mireylle Fries, de 41 anos, seu marido, Bruno Almeida Souza, e os dois filhos do casal, de 4 e 6 anos.
O boletim médico informou que o marido e as crianças estão em estado de saúde estável, enquanto a empresária continua em estado grave. O piloto do avião morreu no local. A Força Aérea Brasileira, a Polícia Civil, a Polícia Federal e o Ministério Público estão conduzindo as investigações sobre as causas do acidente.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Bruno Reis entrega escola reformada e amplia vagas em São Caetano
Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro
Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos
Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025
Verão Costa a Costa transforma Arembepe em centro de diversão e esporte
Últimas Notícias

Bruno Reis entrega escola reformada e amplia vagas em São Caetano

Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro

Mercado financeiro revisa previsões de crescimento e inflação para 2025

Seap transfere detentos de alta periculosidade do Conjunto Penal de Itabuna para Barreiras
Ação faz parte da megaoperação 'Soberania Cacaueira', deflagrada nesta segunda-feira (17), na região

Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia
Iniciativa do Governo do Estado atenderá, até final do ano, cerca de 150 mil alunos em mais de 100 municípios

Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado
Medidas podem beneficiar milhões de brasileiros e estão no foco do Congresso, segundo ministra das Relações Institucionais

Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia
Deputado federal critica aproximação com ACM Neto e defende candidatura própria ao Palácio de Ondina no próximo ano

Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos
Formulário pré-preenchido estará disponível a partir de abril

Resumo BBB 25 de domingo (16/3): Após paredão, Aline confronta Eva e Renata e Guilherme critica gêmeos
Quem você quer que saia da casa mais vigiada do Brasil: Gracyanne Barbosa, Daniele Hypólito ou Eva? Vote na enquete do Portal M!

Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas
Presidente busca abrir mercado japonês para carne bovina e consolidar parceria estratégica com Vietnã

Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025
Com resultado, Tricolor pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para garantir título estadual de 2025 no domingo (23)

Universidade para Todos 2025: inscrições abrem terça-feira; veja como participar
Programa é voltado para alunos da rede pública da Bahia, com foco na preparação para o Enem e vestibulares

Bolsonaro articula com senadores para impedir indicação de Lula ao STM
Ex-presidente criticou escolha de Verônica Abdalla Sterman para Superior Tribunal Militar, afirmando que ela segue linha de pensamento da atual presidente da Corte