Aves silvestres que seriam vendidas ilegalmente são resgatadas em Feira de Santana
Aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Policiais militares da Companhia de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa) resgataram, durante operação de fiscalização ambiental, realizada na manhã deste sábado (14), 51 aves silvestres na Feira do Rolo, em Feira de Santana, no interior da Bahia. Os animais estavam prestes a serem comercializados de forma ilegal quando os agentes chegaram ao local.
Ao perceberem a aproximação da equipe policial, os responsáveis pela venda fugiram, abandonando diversas gaiolas e armadilhas de caça. Segundo a Coppa, a ação foi parte de uma intensificação das operações de combate ao tráfico de animais silvestres na região.
Fiscalização ambiental e destinação das aves
De acordo com o artigo 3º da Lei nº 5.197/67, é proibido o comércio de exemplares da fauna silvestre, assim como de produtos ou objetos que envolvam sua caça, perseguição, destruição ou captura. As 51 aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), onde receberão os cuidados necessários antes de possível reintegração à natureza.
MP investiga demolição de terreiro em área de proteção ambiental
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um procedimento para investigar a demolição do terreiro de candomblé Ilê Axé Oya Onira’D, localizado no Parque de Pituaçu, em Salvador. A ação foi executada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na segunda-feira (9), sob alegação de ocupação irregular em área de proteção ambiental.
A abertura do inquérito ocorreu na terça-feira (10). Na quarta-feira (11), o MP-BA notificou o Inema, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), que deverão prestar esclarecimentos em até 48 horas.
Segundo o Inema, o imóvel estava localizado em uma Área de Proteção Permanente (APP) e apresentava impactos ambientais significativos. Entre os problemas apontados estão o risco de contaminação do solo, descarte irregular de resíduos e uso indevido de recursos naturais. Segundo o órgão, a ocupação foi identificada em dezembro de 2024.
A partir de então, o instituto realizou visita técnica ao local e, em janeiro de 2025, emitiu uma notificação extrajudicial solicitando a desocupação voluntária. A medida, conforme relatado, foi diretamente entregue aos ocupantes. A decisão pela demolição teria como objetivo preservar os fragmentos de mata atlântica presentes na região urbana de Salvador.
Área será reflorestada e receberá obra de saneamento
O Inema afirmou que a área, além de estar protegida por lei ambiental, será reflorestada e utilizada para a instalação de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE). A medida busca mitigar impactos ambientais já existentes, especialmente os causados pelo despejo de esgoto doméstico sem tratamento na lagoa do parque.
De acordo com o órgão, cerca de 50 imóveis localizados nas proximidades lançam esgoto in natura diretamente no ambiente, sem captação pela rede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A EEE será parte da infraestrutura de saneamento para atender à demanda da região.
A operação que resultou na demolição do terreiro contou com a coordenação de diversos órgãos estaduais, incluindo a Casa Civil, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a Polícia Militar da Bahia e a Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Instituto baiano entra para a maior rede de sustentabilidade do mundo
Últimas Notícias

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança

IPCA dispara para 5,35% e Banco Central alerta: inflação pode seguir fora da meta até 2026
É a primeira vez que novo regime de meta contínua, em vigor desde 2025, é desrespeitado

CNA reage à tarifa de Trump e defende diálogo urgente em prol do agro brasileiro
Confederação representa cerca de 5 milhões de produtores rurais e avalia que a nova tarifa prejudica as economias do Brasil e dos EUA