Após suspensão da Voepass, Anac divulga regras para reembolso e reacomodação; saiba como agir
Agência mantém voos suspensos até comprovação da segurança operacional da empresa aérea

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu orientações para os passageiros afetados pela suspensão cautelar das operações da Voepass. A decisão, anunciada na última terça-feira (11), impactou diversos viajantes da empresa, que terão como alternativa pedir o reembolso ou a reacomodação em voos da Latam, parceira da Voepass.
Segundo a Anac, a suspensão será mantida até que a empresa de aviação comprove e garanta o nível de segurança previsto nas normas da agência.
Medidas para passageiros afetados
Para minimizar os transtornos causados pela interrupção dos serviços da Voepass, a Anac determinou que os passageiros tenham direito a diferentes opções de compensação. As principais alternativas incluem:
- Reembolso integral do valor pago pela passagem;
- Reacomodação gratuita em outro voo disponível, seja da própria empresa vendedora do bilhete ou de outra companhia parceira;
- Execução da viagem por outra modalidade de transporte, como ônibus, caso seja viável.
A reacomodação deve ser realizada na primeira oportunidade, ou seja, em voos com data e horário mais próximos ao trajeto original. Se essa opção não for conveniente, o passageiro pode escolher um voo posterior, desde que operado pela mesma companhia que emitiu o bilhete e dentro da validade da passagem.
A Agência Nacional de Aviação Civil destacou ainda que a empresa pode oferecer outras opções, dependendo apenas do interesse do passageiro. “No entanto, caso a empresa aérea queira oferecer opções diferentes de remarcação do bilhete, e o passageiro tenha interesse nessas alternativas, eles poderão entrar em acordo livremente”, informou a Anac.
Regras para remarcação de voos
A legislação vigente determina que a remarcação deve ocorrer para o mesmo trecho originalmente contratado. A Anac reforça que as empresas devem prestar assistência adequada aos clientes afetados, garantindo informações claras sobre os procedimentos e direitos. A fiscalização sobre o cumprimento dessas medidas será intensificada para evitar prejuízos aos consumidores.
Motivo da suspensão da Voepass
A suspensão das operações da Voepass ocorreu após a Anac identificar violações que comprometiam os padrões de segurança exigidos para a continuidade dos voos. A agência informou que a paralisação será mantida até que a empresa comprove capacidade técnica e operacional para garantir a segurança dos passageiros.
Em resposta à decisão, a Voepass alegou que “sua frota em operação é aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança”. Além disso, a companhia afirmou que está empenhada em resolver as questões apontadas pela Anac “para retomar a operação o mais breve possível”, frisou a Voepass.
Investigação e histórico recente
A empresa está sob monitoramento intensificado desde agosto de 2024, quando um avião operado pela Voepass caiu sobre um condomínio residencial em Vinhedo (SP), resultando na morte de 62 pessoas. O acidente gerou uma série de investigações e reforçou a necessidade de revisão dos protocolos de segurança adotados pela companhia.
Na época, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou um relatório preliminar que destacou o relato da tripulação sobre falhas no sistema de antigelo. No entanto, os dados da caixa-preta não foram conclusivos sobre o impacto desse problema no acidente. A Voepass também sofreu denúncias de pilotos sobre jornadas exaustivas de trabalho, pressão excessiva para cumprir voos e até mesmo ligações da companhia durante períodos de folga.
Mais Lidas
Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Cidades
Últimas Notícias

Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares
Levantamento avaliou teor do nutriente, presença de contaminantes e conformidade com normas de informação nutricional

Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000
Brasileiros superam adversários e avançam na competição espanhola disputada no saibro

Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano
Cerimônia em Roma mobiliza alta cúpula política global e tem presença confirmada de Lula e chefes dos Três Poderes

Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista
Encontro também terá como pauta, as demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio
Candidatos que faltaram ao Enem 2024 devem justificar ausência e apresentar documentação para garantir isenção da taxa de 2025

ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’
Ex-prefeito de Salvador cobrou imparcialidade na relação entre governo estadual e prefeituras

Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma
Primeiro papa latino-americano será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, rompendo tradição de 300 anos

‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão
Relator Alexandre de Moraes foi acompanhado por Dino e Cármen Lúcia; pena inclui associação criminosa e golpe de Estado

Aneel aciona bandeira amarela em maio e energia terá custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kwh
Justificativa da agência reguladora está na redução das chuvas e transição para o período seco, que compromete geração de energia por fontes hídricas

São João de São Gonçalo dos Campos terá Tarcísio do Acordeon, Iguinho e Lulinha, Tierry e mais; confira
Festejos juninos prometem movimentar economia local e atrair milhares de visitantes com shows, quadrilhas e programação cultural diversificada