Após polêmica no Carnaval, Filhos de Gandhy firma acordo com MP-BA e garante inclusão de homens trans no bloco
TAC prevê mudança no estatuto, ações de reparação simbólica e apoio financeiro a projetos voltados à população transmasculina

Após polêmica no Carnaval de Salvador, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) firmou, neste último sábado (6), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Associação Afoxé Filhos de Gandhy para garantir a inclusão de homens trans no tradicional bloco carnavalesco. O acordo determina a retirada de uma cláusula considerada discriminatória, que restringia a participação no desfile apenas a pessoas do sexo masculino cisgênero.
Segundo o MP-BA, o acordo é uma resposta a denúncias feitas contra o afoxé, por excluírem homens trans durante o carnaval deste ano. Na época, o grupo justificou a exclusão com base no 5º do Estatuto Social da associação, que gerou debate nas redes sociais, além de acusações de transfobia. Com o novo acordo, o bloco se comprometeu a promover alterações formais no texto estatutário, reconhecendo expressamente o direito à participação de todos os homens, independentemente da identidade de gênero.
Reparação simbólica e apoio a projetos transmasculinos
Além da mudança oficial no estatuto, o TAC firmado entre o MP-BA e os Filhos de Gandhy inclui outras medidas de reparação simbólica e social. A associação deverá publicar uma nota nas redes sociais e em seu site oficial afirmando publicamente que homens trans são bem-vindos ao bloco. A comunicação deverá ocorrer de forma clara, acessível e com ampla visibilidade.
Como parte do compromisso firmado, os Filhos de Gandhy também deverão doar R$ 10 mil ao Coletivo Mães da Resistência, uma organização que atua na defesa de familiares de pessoas LGBTI+ vítimas de violência. O valor será revertido exclusivamente para projetos que beneficiem homens trans. Além disso, a associação deverá confeccionar até 400 camisas para o Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat), entidade que atua na promoção de direitos e no fortalecimento da visibilidade transmasculina no Brasil.
Tradição no Carnaval e histórico de exclusividade masculina
Com mais de sete décadas de história, o Afoxé Filhos de Gandhy é um dos blocos mais emblemáticos do Carnaval de Salvador. Fundado em 1949, o grupo já levou às ruas temáticas religiosas, sociais e culturais ligadas às tradições afro-brasileiras. Em 2024, durante sua 76ª participação no Carnaval, o bloco desfilou com o tema “Ogum – O Senhor do Ferro, dos Metais e da Tecnologia!”, com apresentações nos circuitos Osmar e Dodô.
Atualmente, o bloco reúne cerca de 4 mil associados e manteve, até este ano, a tradição de permitir exclusivamente a participação de homens cis. A decisão de revisar esse critério surge em meio a uma pressão crescente por inclusão e reconhecimento da diversidade de expressões de gênero dentro das estruturas culturais da festa.
Ao longo de sua trajetória, o bloco também se destacou por atrair nomes importantes da música e das artes brasileiras. Em 2023, por exemplo, Caetano Veloso foi homenageado e participou do desfile ao lado de Gilberto Gil. Outros nomes como Humberto Carrão, Evaldo Macarrão e Paulo Lessa também já integraram os cortejos do afoxé.
Filhos de Gandhy revoga decreto transfóbico
Após repercussão negativa em fevereiro, o Afoxé Filhos de Gandhy retirou o termo que vetava homens trans em seu desfile no Carnaval de Salvador. Na ocasião, o Ministério Público da Bahia chegou a abrir uma investigação para apurar possível prática de transfobia por parte da agremiação.
Entidades LGBTQIAPN+ se manifestaram contra a medida. A Defensoria Pública da Bahia afirmou que a restrição incita preconceito e está enquadrada na lei que equipara transfobia ao crime de racismo. A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) também criticou o bloco, ressaltando a contradição de uma agremiação tradicionalmente acolhedora adotar uma postura excludente.
Diante da polêmica, o Filhos de Gandhy emitiu uma nota informando a remoção da palavra “cisgênero” do comunicado, mantendo apenas a exigência de que os integrantes sejam do “sexo masculino”. Ainda na época, o grupo anunciou ainda que convocaria uma assembleia geral para discutir possíveis mudanças no estatuto.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Trânsito: mortes de motociclistas caem 37% em Salvador no primeiro semestre
Últimas Notícias

Verba da Aldir Blanc: FGM quer sugestões da sociedade para investir na cultura de Salvador
Agentes culturais e sociedade podem opinar até 18 de julho sobre aplicação do Ciclo 2 da PNAB por meio de formulário no site da fundação

Comissão deve votar PEC da Segurança nesta quarta-feira após articulação com governo
Exclusividade da União em legislar sobre normas gerais de segurança pública era um dos principais pontos de resistência de governadores

Bolsa Família começa a ser pago em 18 de julho; veja quem recebe e os valores atualizados
Cronograma segue a ordem tradicional, com depósitos escalonados de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social

Simm oferece 247 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Exposição ‘Da semente ao barro’ reúne 10 artistas baianos e ocupa TJ-BA com arte inspirada na natureza e ancestralidade
Mostra gratuita exibe obras que utilizam barro, sementes e fibras para conectar criação manual e memória coletiva

Agro da Bahia cria 2.558 vagas formais em maio e atinge recorde de vínculos em 2025
Número representa aumento de 35,1% nas contratações em relação a abril, aliado à queda de 10,9% nas demissões

Câmara dos Deputados aprova urgência para projeto que corta 10% dos benefícios fiscais até 2026
Proposta integra a agenda da equipe econômica para reequilibrar as contas públicas

Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira
Obra escrita por Carlos Emanuel Melo entrelaça memória institucional com vivências pessoais e ganha reforço visual do artista baiano

Moraes marca audiências sobre plano golpista com militares e núcleo da desinformação
Réus são investigados por planejamento de atentado e ataques contra o sistema democrático

Climão no ‘Mais Você’: Ana Maria Braga dá bronca em equipe durante encerramento do programa
Apresentadora interrompeu a fala para comentar a conversa dos colegas de equipe