Apagão atinge oito estados e deixa 16% dos consumidores sem energia na Bahia
Em alguns locais, oscilação de energia durou poucos segundos, enquanto em outros, serviço chegou a ser interrompido por até 20 minutos
Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Oito estados brasileiros registraram um apagão, na madrugada desta terça-feira (14), com relatos de interrupção no fornecimento de energia na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Santa Catarina. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga, afetando todos os subsistemas do país. Na Bahia, 16% dos consumidores foram atingidos pela falta de energia.
Segundo o órgão, o problema começou às 0h32, após um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, que desligou a estrutura de 500 kilovolts (kV) e interrompeu a interligação entre as regiões Sul e Sudeste. Naquele momento, o Sul exportava cerca de 5 mil MW para o Sudeste e Centro-oeste.
Oscilações e apagões em várias regiões
Em alguns locais, a oscilação de energia durou poucos segundos, enquanto em outros, o serviço chegou a ser interrompido por até 20 minutos. O ONS afirmou que iniciou ações imediatas para restabelecer o fornecimento nas regiões afetadas e que, em até uma hora e meia, a energia já havia sido retomada em quase todo o país. No Sul, o processo foi concluído por volta de duas horas e meia após o início da falha.
No Amazonas, a concessionária relatou que bairros de Manaus, Parintins e Itacoatiara foram afetados. A interrupção começou às 0h09 e foi solucionada às 0h25. A Amazonas Energia atribuiu o problema à “perturbação” no Sistema Interligado Nacional.
Bahia teve 16% dos consumidores afetados
Na Bahia, 16% dos consumidores ficaram sem energia elétrica, conforme informou a Neoenergia Coelba. Segundo a concessionária, o apagão foi resultado da falha no SIN e destacou que o fornecimento foi restabelecido gradualmente após autorização do ONS.
“Em cerca de 40 minutos, 99% dos clientes já estavam com o fornecimento normalizado. Às 2h11, os demais consumidores foram restabelecidos”, informou a concessionária.
Ministro nega risco de crise energética
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, negou que o apagão tenha sido provocado por falta de energia. Segundo ele, a interrupção foi um problema técnico causado pelo incêndio em uma subestação no Paraná, sem relação com escassez de geração.
“É importante que a população entenda o que acontece neste momento. Não é falta de energia, é um problema na infraestrutura que transmite a energia”, afirmou Silveira, ao lembrar que episódios de 2001 e 2021 tiveram origem na escassez e no mau planejamento do setor.
Governo reforça segurança no sistema elétrico
Conforme Silveira, o sistema de transmissão brasileiro foi reforçado nos últimos anos, com a contratação de cerca de R$ 70 bilhões em novas linhas. O ministro classificou a falha como “um episódio pontual”, ressaltando que o ONS respondeu de forma rápida graças à modernização do sistema.
“Estamos com obras em todo o Nordeste para o centro de carga, que é o Sudeste. E também ligamos Manaus a Boa Vista. Temos mais segurança energética”, disse.
Reunião de emergência entre MME e ONS
O Ministério de Minas e Energia e o ONS marcaram uma reunião, nesta terça-feira (14), às 11h, para discutir as causas do apagão e medidas de prevenção. O encontro foi confirmado por Silveira, que afirmou que o objetivo é apurar as origens do incêndio e evitar novas ocorrências.
“Agora, às 11h, é natural que a gente tenha dados mais apurados para poder passar para a imprensa. O fundamental foi o restabelecimento rápido do sistema e que, apurando o que causou o início do processo, possamos evitar novos episódios”, declarou o ministro.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade
Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026
Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador
Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’
Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital
STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis
Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional
Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes
Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes