Angeluci Figueiredo leva gastronomia baiana à França e receberá chefs franceses para intercâmbio culinário em Salvador
Entre os dias 1º a 10 de novembro, quatro chefs franceses serão acolhidos por chefs baianos para jantares a quatro mãos
Divulgação
A chef Angeluci Figueiredo, a Preta, participou, durante o mês de setembro, da primeira etapa do “Cozinhas de l’Extraordinaire”, um intercâmbio gastronômico no âmbito da Temporada Brasil-França 2025. Entre os dias 13 e 21, as chefs Preta, Ana Célia (Zanzibar) e Solange Borges (Culinária de Terreiro) promoveram, ao lado de chefs locais, jantares colaborativos e demonstrações culinárias, levando a diversidade e a força da gastronomia afrobaiana ao público francês.

Foto: Divulgação
Na França, Preta atuou ao lado do chef francês de origem congolesa, Hugues Mbenda, responsável pelo restaurante Kin, em Marselha, e criou um prato de peixe com farofa de castanha, molho de moqueca e purê de banana da terra.
“A gente conheceu todos os produtos, os mercados e essa troca com os chefs. Cada um teve um chef com quem trocar e fazer jantares em conjunto. E no meu caso, eu fiz um duo com um chef francês, de origem congolesa, que já passou por vários restaurantes estrelados, e abriu o seu próprio restaurante lá em Marseille, o Hugues Mbenda”, explicou a chef baiana ao Portal M!.
Durante a estadia, Preta também participou do Festival Food Temple Brésil, em Paris, ao lado do chef franco-brasileiro, Kaywa Hilton, responsável pelo restaurante Boia, em Salvador, e do chef Alício Charoth, contribuindo para inserir a gastronomia baiana no cenário internacional.

Foto: Divulgação
“A programação na França do Cozinhas de l’Extraordinaire incluiu também uma participação no festival em Paris que homenageou o Brasil. Os chefs baianos fizeram masterclasses. Preta apresentou a mariscada, Alício Charoth, o Bobó de Camarão, e Kaywa Hilton, o boursin & mel (sorvete de leite de cabra com mel de abelha sem ferrão – sua sobremesa autoral). Kaywa que participou da programação unicamente na capital francesa, além da masterclass, apresentou o seu famoso bao de siri’ (pãozinho feito com azeite de dendê) em restaurante pop-up do Festival”, contou a idealizadora do projeto de intercâmbio gastronômico, Monique Badaró.
A participação no Food Temple Brésil, acrescenta Badaró, foi uma oportunidade de difundir a cozinha baiana em toda a sua diversidade, enfatizando tanto o legado africano e os produtos tradicionais, quanto criações contemporâneas que revelam sua inventividade. “Mostramos tradição e inovação, reforçando a Bahia como destino gastronômico de qualidade”, destacou.
Chefs franceses virão a Salvador para segunda etapa do Festival ‘Cozinhas de l’Extraordinaire’
Após a programação dos baianos no país europeu, será a vez dos chefs franceses virem para Salvador, no mês de novembro, para promoverem jantares colaborativos e vivências gastronômicas na capital baiana. Entre os dias 1º a 10 de novembro, Hugues Mbenda (restaurante Kin, Marselha), Georgiana Viou (restaurante Rouge, Nîmes), Glory Kabé (chef nômade), Yass (les Grandes Tables de la Friche Belle de Mai), e Naomie Martino (Martino Chocolat) serão acolhidos em restaurantes de Salvador para jantares a quatro mãos: Preta, de Angeluci Figueiredo no dia (7); Origem, de Fabricio Lemos e Lisiane Arouca (dia 4); Boia, de Kaywa Hilton (dia 8); e Zanzibar, de Ana Célia (dia 6).
“Cada chef visitante terá a oportunidade de preparar jantares com seus pares baianos. O Hugues vai agora conhecer o restaurante de Preta e fazer também um jantar a quatro mãos com ela, em Salvador, no Tira-Chapéu. Georgina Viou vai fazer seu duo com Fabrício e Lisiane, do Origem. Glory Kabé com Kaywa Hilton, do Boia. Yass, originário das Ilhas Comores, vai continuar o diálogo que começou em Marseille com Ana Célia, no Zanzibar. Naomi Martino chef e também chocolatier irá preparar sobremesas com o chocolate da Bahia em todos os jantares colaborativos”, explicou Monique Badaró.

Foto: Divulgação
Durante o período, também estão previstos encontros na Escola de Nutrição e Gastronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na Unifacs para diálogo com estudantes, bem como trocas com o ecossistema gastronômico soteropolitano, especialmente o de matriz africana.
Festival proporciona intercâmbio gastronômico
De acordo com a curadora do Festival na Bahia, o intercâmbio gastronômico ocorre de forma cruzada, e foi parte tanto da programação do Brasil na França, quanto da programação da França no Brasil.
O Festival “Cozinhas de l’Extraordinaire” começou sua programação ainda no mês de agosto, quando o chef e pesquisador baiano, Alício Charoth, criador do restaurante Maria Matamouro, em Salvador, participou de uma residência gastronômica no restaurante Grandes Tables de la Criée, em Marselha. Durante o período, Charoth assinou o cardápio do restaurante em uma temporada batizada de “Ajeum Bahia” – termo que, em iorubá, significa “refeição”, evocando ancestralidade, partilha e espiritualidade.
No final da sua residência culinária, entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro, Alício se juntou a outros chefs brasileiros radicados na França – Danielle Barbosa (restaurante Bucado), Débora Cavalcanti Bandeira e Flavio de Lima (Racines do Brasil), no restaurante Friche la Belle de Mai, para uma participação especial na oitava edição do Festival Kouss·Kouss, que celebra as múltiplas versões do cuscuz, prato símbolo de trocas culturais entre África, Europa e América.
Chef francesa fará intercâmbio do Cacau em Ilhéus
Como parte da etapa na Bahia do “Cozinhas de l’Extraordinaire”, a chef Naomie Martino, fundadora do Martino Chocolat em Guadalupe, na França, visitará o município de Ilhéus para um intercâmbio focado no cacau como patrimônio e linguagem cultural. A programação contará com visitas técnicas a fazendas de cacau e produtores de chocolate de origem, oficinas sobre práticas e saberes em torno do cacau, e diálogos entre as experiências baiana e caribenha no ressignificar do cacau como modelo de desenvolvimento sustentável.
A participação da brigada de chefs baianos na França ocorreu com o apoio da Petrobras via Lei Rouanet.
Mais Lidas
Gabarito extraoficial do Enem 2025 é divulgado; veja as respostas das provas
Anuário revela as cidades mais seguras da Bahia em 2025; veja quais são
Cidades
Últimas Notícias
Senado aprova recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR por dois anos
Sandro Filho reage à expulsão do MBL e diz ser vítima de ‘sistema político’ do Nordeste
Parlamentar diz que comprovou inocência e aponta articulação política por trás de sua saída do movimento liberal
TCE-BA condena ex-prefeito de Jeremoabo a devolver R$ 1,6 milhão por irregularidades em obra de pavimentação
Análise do TCE-BA identificou execução apenas parcial da obra e falhas técnicas que comprometem a qualidade da intervenção
Setor de serviços da Bahia cresce 3,3% em setembro e tem quinto melhor resultado do país, segundo IBGE
Resultado foi impulsionado por transportes e comunicação, mas ainda acumula retração no ano
CCJ do Senado aprova recondução de Paulo Gonet à PGR; nome deve ser votado no plenário nesta quarta
Recondução segue para votação em plenário, onde precisará de ao menos 41 votos favoráveis para ser confirmada
Bahia tem desafio decisivo contra Z-4 na reta final do Brasileirão: aproveitamento é de apenas 33%
Tricolor encara três times ameaçados de rebaixamento nas últimas rodadas em busca da vaga direta na Libertadores 2026
Afonso Florence é exonerado da Casa Civil para reassumir mandato; entenda
Decisão foi tomada a pedido do próprio Florence, com o objetivo de registrar e viabilizar emendas parlamentares destinadas a municípios baianos
Salvador entra em nível de atenção por risco de deslizamentos após chuvas intensas
Nas últimas 12 horas, foram registrados 128 mm de precipitação, valor acima da média histórica de novembro
Discussão entre Toffoli e Mendonça esquenta sessão no STF e reacende debate sobre atuação de servidores públicos
Durante julgamento na Segunda Turma, ministros discutiram aplicação do Tema 940, que trata da responsabilidade civil do Estado
Matheus Cunha valoriza amadurecimento e destaca força tática da seleção antes de amistosos
Atacante do Manchester United vê confronto com Senegal e Tunísia como chance de mostrar evolução e reforçar identidade sob comando de Ancelotti
Salvador lidera painel da COP30 e destaca programas premiados de reciclagem e economia circular
Prefeito Bruno Reis apresenta resultados do Recicla Capital e iniciativas que colocam a cidade entre as referências globais em sustentabilidade urbana