Pular para o conteúdo
Início » Anatel alerta para golpe de e-mails falsos sobre multas por acesso ao ‘X’ via VPN

Anatel alerta para golpe de e-mails falsos sobre multas por acesso ao ‘X’ via VPN

Anatel alerta para golpe de e-mails falsos sobre multas por acesso ao 'X' via VPN
Conhecidos como phishing, fraudes têm como objetivo roubar informações pessoais para aplicar golpes financeiros

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu, nesta quarta-feira (4), um alerta sobre a circulação de e-mails falsos que utilizam o nome do órgão para notificar usuários sobre supostas multas relacionadas ao acesso à plataforma X (antigo Twitter) via VPN. De acordo com o comunicado oficial divulgado, essas mensagens são fraudulentas.

“Se receber uma mensagem desse tipo, não abra nenhum arquivo anexado, não clique em nenhum link e exclua a mensagem”, orienta.

Esse tipo de fraude, conhecido como phishing, consiste no envio de e-mails que parecem ser de fontes confiáveis, mas têm o objetivo de enganar o destinatário para roubar informações pessoais. Os criminosos utilizam esses dados para aplicar golpes, geralmente financeiros, contra as vítimas.

O envio dessas mensagens fraudulentas ocorre em meio à recente decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu o uso de VPN para acessar o X, sob pena de multa de R$ 50 mil por descumprimento. A proibição aconteceu na última sexta-feira (30), quando Moraes ordenou o bloqueio da rede social X. A decisão foi tomada após a plataforma remover seus representantes legais do Brasil e descumprir ordens judiciais que determinavam a exclusão de conteúdos e perfis com discursos de ódio.

A 1ª Turma do STF decidiu, nesta última segunda-feira (2), por unanimidade, manter a suspensão do X. Além de Alexandre de Moraes, os ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino apoiaram a medida.

VPN

Para quem não conhece, a VPN (Rede Virtual Privada) é um software que redireciona o tráfego de Internet do usuário para um servidor intermediário, muitas vezes localizado em outro país. Isso permite que um dispositivo no Brasil possa “simular” estar em outro local, possibilitando o acesso a sites bloqueados, como o X, entre outros.

Leia também:

Brasil conquista mais nove medalhas no sétimo dia de Paralimpíadas

Zoológico de Salvador lança nova temporada do ‘Zoo Noturno’

Divulgação/Anatel