Alta nos acidentes com motos leva Bahia ao maior número de mortes no trânsito em 25 anos
Estado registra quase 3 mil óbitos em acidentes de transporte terrestre, enquanto campanhas educativas tentam frear crescimento da violência viária

A Bahia encerrou o ano de 2024 com o pior índice de mortes no trânsito dos últimos 25 anos. Dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) revelam que o Estado contabilizou 2.993 mortes em Acidentes de Transportes Terrestres (ATT), o equivalente a uma média de oito vítimas fatais por dia. O número representa um aumento de 5,1% em comparação com 2023.
Desde o ano 2000, mais de 50 mil pessoas perderam a vida em acidentes nas rodovias e vias urbanas da Bahia. Em 2024, a taxa de vítimas atingiu o maior patamar já registrado: 20,2 mortes para cada 100 mil habitantes. Além do impacto humano, os acidentes também sobrecarregaram o sistema de saúde. Houve 15,8 mil internações por acidente de trânsito no Sistema Único de Saúde (SUS), com um custo médio de R$ 1.119,45 por paciente. O tempo médio de permanência hospitalar foi de 4,7 dias e 195 pacientes internados acabaram falecendo. Esse volume representa aumento de 5,4% em relação ao ano anterior.
Perfil das vítimas e tipos de acidentes mais comuns
De acordo com os dados levantados pela SEI, a metade das mortes ocorreu em vias públicas. Os homens representam a grande maioria dos óbitos: 80% das vítimas fatais. A faixa etária mais afetada foi a de 35 a 44 anos, com 23% dos casos.
Ao observar o tipo de acidente, os motociclistas estão entre os mais afetados, representando 39% das mortes, mesma proporção dos ocupantes de veículos. Pedestres responderam por 14% dos óbitos.
O número de internações por acidentes envolvendo motocicletas também impressiona. Em 2024, 12.888 pessoas foram hospitalizadas após se envolverem em ocorrências com motos na Bahia — mais que o dobro registrado em 2014 (5.949). O crescimento, de 117%, acompanha a expansão da frota de motocicletas no Estado.
Campanhas educativas tentam frear avanço dos acidentes
Diante do cenário alarmante na Bahia, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) intensificou as ações educativas como parte da campanha Maio Amarelo, voltada à segurança no trânsito na capital baiana. Um dos focos principais é a conscientização de motociclistas que atuam com aplicativos de entrega, grupo particularmente exposto a riscos diários.
As ações incluem rodas de conversa, distribuição de materiais informativos e sorteios de prêmios, realizadas em diversos shoppings da capital baiana. Os encontros ocorrem sempre às 15h e buscam também escutar os entregadores sobre os desafios enfrentados nas ruas.
Segundo o superintendente da Transalvador, Diego Brito, muitos motociclistas acabam cometendo infrações na tentativa de cumprir metas.
“Queremos alertar sobre os riscos dessas imprudências e como elas podem colocar as vidas de diversas pessoas em risco”, afirmou.
Acidentes com motos na Bonocô caem quase 60% após implantação da motofaixa
No primeiro mês de funcionamento, a motofaixa implantada, no último dia 10 de março, na Avenida Bonocô já apresenta resultados expressivos na segurança viária de Salvador. Segundo dados da Transalvador, houve uma queda de quase 60% nos acidentes envolvendo motocicletas, com apenas três ocorrências registradas, contra sete no mês anterior à mudança. A faixa exclusiva, criada para reduzir a sinistralidade entre motociclistas — principais vítimas fatais no trânsito da capital baiana —, mostra-se eficaz e pode ser expandida para outras vias da cidade caso os resultados positivos se mantenham.
Atlas da Violência destaca aumento nacional de mortes por acidentes com motos
O cenário baiano reflete uma tendência nacional preocupante. O Atlas da Violência 2025 – divulgado, no último dia 12, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) – revela que a taxa de mortes por acidentes com motocicletas cresceu 12,5% no Brasil em 2023, atingindo 6,3 mortes por 100 mil habitantes.
Enquanto as mortes gerais no trânsito diminuíram de 21,2 para 16,2 por 100 mil habitantes entre 2013 e 2023, os óbitos envolvendo motos aumentaram no mesmo período. Em 2014, foram registrados 12,6 mil acidentes fatais com motocicletas; em 2023, esse número chegou a 13,5 mil.
A motocicleta hoje está envolvida em 38,6% de todos os acidentes fatais no trânsito do país, com proporções ainda mais alarmantes em estados do Norte e Nordeste. No Piauí, por exemplo, 69,4% das mortes em trânsito em 2023 foram causadas por motos.
Especialistas alertam para riscos do transporte em duas rodas
Para pesquisadores como Carlos Henrique Carvalho, do Ipea, o aumento de mortes em acidentes com motocicletas está diretamente ligado à ampliação da frota, sobretudo em estados mais pobres.
“A frota de moto vem aumentando muito, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, nos estados mais pobres, já que é um veículo mais acessível, de custo operacional baixo”, disse.
Carvalho ainda defende que o uso de motocicletas como meio de transporte comercial de passageiros — tema atualmente em debate em cidades como São Paulo deve ser tratado com cautela. “Não oferece nenhuma proteção ao usuário. Quando há algum tipo de sinistro ou queda, a probabilidade de ocorrer algo grave ou óbito é muito grande”, conclui.
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