Água contaminada na UFBA: estudantes denunciam risco à saúde e cobram solução urgente
Testes realizados na última semana apresentaram presença de coliformes totais e da bactéria Escherichia
Arquivo pessoal/leitor do Portal M!
A interdição dos bebedouros da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, por suspeita de contaminação da água, desencadeou uma série de manifestações por parte de estudantes e centros acadêmicos. A medida foi adotada após análises apontarem, na última quinta-feira (10), a presença de coliformes totais e da bactéria Escherichia coli em amostras coletadas nos equipamentos localizados nos 4º e 7º andares da unidade.
Contaminação identificada após testes
Segundo a universidade, a Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (Semai) recomendou a interdição preventiva e a realização de testes por uma empresa credenciada, além da lavagem dos reservatórios. A administração ressaltou que essas análises fazem parte de uma rotina preventiva.
A suspeita de contaminação foi levantada pela professora Gemima Arcanjo, vice-coordenadora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, que conduziu os testes durante aulas práticas da disciplina ENG271. Os resultados, conforme a docente, evidenciam a presença de E. coli, bactéria associada à poluição fecal, o que pode representar risco de doenças como diarreias, vômitos e infecções mais graves.
Ao Portal M!, uma fonte próxima aos estudantes da instituição informou que um aluno teria ficado doente após consumir a água de um dos bebedouros com casos de contaminação. Isso fez com que ele precisasse se ausenter dos compromissos acadêmicos por quase uma semana, gerando prejuízos acadêmicos.
Apesar da gravidade do cenário, estudantes e docentes relatam que a direção da Escola Politécnica não tem respondido de maneira satisfatória às demandas da comunidade acadêmica.
Microfone silenciado e repúdio público
Em nota assinada pelo Diretório Acadêmico de Engenharia Sanitária e Ambiental (Daesa), estudantes repudiaram a forma como a reunião extraordinária de 10 de abril foi conduzida pela direção da unidade. Durante o encontro, a professora Gemima teve o microfone silenciado ao tentar apresentar os dados que comprovavam a contaminação.
“Esse ato é um insulto à ciência, à democracia e ao compromisso que toda instituição de ensino deve ter com a vida e a saúde da sua comunidade”, afirmou o Daesa, que classifica o episódio como desrespeitoso e anticientífico.
Exigência de solução imediata

O Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica (Caael), em carta aberta divulgada em conjunto com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e demais centros da Escola Politécnica, cobrou a instalação imediata de bebedouros temporários com água mineral em todos os andares da unidade.
Os estudantes ressaltam que a interdição, embora necessária, deixou a comunidade acadêmica sem acesso à água potável e criticam a ausência de soluções emergenciais para um problema que envolve saúde pública. A carta destaca que muitos alunos, servidores e terceirizados passam o dia inteiro na unidade e não podem depender exclusivamente da água trazida de casa.
A seguir, a íntegra do documento assinado pelo Caael:
REIVINDICAÇÃO DE BEBEDOUROS TEMPORÁRIOS NA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA
O Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica da UFBA (CAAEL), em conjunto com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e os demais Centros e Diretórios Acadêmicos da Escola Politécnica vem, por meio deste documento, reivindicar à Direção da unidade a instalação imediata de bebedouros temporários, enquanto não for solucionado o problema da qualidade da água na EPUFBA.
No dia 07 de abril de 2025, o CAAEL foi informado de que, durante as aulas práticas da disciplina ENG271, no semestre 2024.2, oferecida pelo Departamento de Engenharia Ambiental (DEA), foram realizadas análises microbiológicas da água de alguns bebedouros da Escola Politécnica. Os resultados apontaram a presença de coliformes totais e da bactéria Escherichia coli nas amostras coletadas nos bebedouros localizados no 4º e 7º andares. Esses contaminantes são indicativos de poluição por material fecal (humano ou animal), e seu consumo pode ocasionar sérias doenças gastrointestinais, com sintomas como diarreia, vômitos e infecções mais severas.
A docente do DEA, Gemima Arcanjo também relatou que, desde o início de fevereiro, tem tentado, sem sucesso, estabelecer contato com a Direção e a Administração da EPUFBA, com o intuito de discutir as condições dos reservatórios de água e a adoção de medidas emergenciais para assegurar o fornecimento de água potável.
Após a divulgação dessas informações entre estudantes e servidores da unidade, a Direção interditou todos os bebedouros da Escola Politécnica. No entanto, até o presente momento, nenhuma solução temporária foi apresentada para garantir o acesso à água potável por parte da comunidade acadêmica, dos servidores e dos terceirizados, que são o coração pulsante da EPUFBA. Inevitavelmente, é insuficiente apenas solicitar aos frequentadores da EPUFBA, que muitas vezes passam o dia inteiro nesta, que tragam água de suas residências.
Diante da gravidade da situação, solicitamos, com urgência, a instalação de bebedouros abastecidos com água mineral em todos os oito andares da Escola Politécnica, de modo a assegurar o cumprimento da Lei nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e afirma que o fornecimento de água em quantidade e qualidade adequadas é um direito de todos e um dever do poder público, bem como da Lei nº 8.080/1990, que expressa o direito à saúde, e implicitamente, ao acesso à água potável.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes
Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual