Água contaminada na UFBA: estudantes denunciam risco à saúde e cobram solução urgente
Testes realizados na última semana apresentaram presença de coliformes totais e da bactéria Escherichia

A interdição dos bebedouros da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, por suspeita de contaminação da água, desencadeou uma série de manifestações por parte de estudantes e centros acadêmicos. A medida foi adotada após análises apontarem, na última quinta-feira (10), a presença de coliformes totais e da bactéria Escherichia coli em amostras coletadas nos equipamentos localizados nos 4º e 7º andares da unidade.
Contaminação identificada após testes
Segundo a universidade, a Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (Semai) recomendou a interdição preventiva e a realização de testes por uma empresa credenciada, além da lavagem dos reservatórios. A administração ressaltou que essas análises fazem parte de uma rotina preventiva.
A suspeita de contaminação foi levantada pela professora Gemima Arcanjo, vice-coordenadora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, que conduziu os testes durante aulas práticas da disciplina ENG271. Os resultados, conforme a docente, evidenciam a presença de E. coli, bactéria associada à poluição fecal, o que pode representar risco de doenças como diarreias, vômitos e infecções mais graves.
Ao Portal M!, uma fonte próxima aos estudantes da instituição informou que um aluno teria ficado doente após consumir a água de um dos bebedouros com casos de contaminação. Isso fez com que ele precisasse se ausenter dos compromissos acadêmicos por quase uma semana, gerando prejuízos acadêmicos.
Apesar da gravidade do cenário, estudantes e docentes relatam que a direção da Escola Politécnica não tem respondido de maneira satisfatória às demandas da comunidade acadêmica.
Microfone silenciado e repúdio público
Em nota assinada pelo Diretório Acadêmico de Engenharia Sanitária e Ambiental (Daesa), estudantes repudiaram a forma como a reunião extraordinária de 10 de abril foi conduzida pela direção da unidade. Durante o encontro, a professora Gemima teve o microfone silenciado ao tentar apresentar os dados que comprovavam a contaminação.
“Esse ato é um insulto à ciência, à democracia e ao compromisso que toda instituição de ensino deve ter com a vida e a saúde da sua comunidade”, afirmou o Daesa, que classifica o episódio como desrespeitoso e anticientífico.
Exigência de solução imediata

O Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica (Caael), em carta aberta divulgada em conjunto com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e demais centros da Escola Politécnica, cobrou a instalação imediata de bebedouros temporários com água mineral em todos os andares da unidade.
Os estudantes ressaltam que a interdição, embora necessária, deixou a comunidade acadêmica sem acesso à água potável e criticam a ausência de soluções emergenciais para um problema que envolve saúde pública. A carta destaca que muitos alunos, servidores e terceirizados passam o dia inteiro na unidade e não podem depender exclusivamente da água trazida de casa.
A seguir, a íntegra do documento assinado pelo Caael:
REIVINDICAÇÃO DE BEBEDOUROS TEMPORÁRIOS NA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA
O Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica da UFBA (CAAEL), em conjunto com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e os demais Centros e Diretórios Acadêmicos da Escola Politécnica vem, por meio deste documento, reivindicar à Direção da unidade a instalação imediata de bebedouros temporários, enquanto não for solucionado o problema da qualidade da água na EPUFBA.
No dia 07 de abril de 2025, o CAAEL foi informado de que, durante as aulas práticas da disciplina ENG271, no semestre 2024.2, oferecida pelo Departamento de Engenharia Ambiental (DEA), foram realizadas análises microbiológicas da água de alguns bebedouros da Escola Politécnica. Os resultados apontaram a presença de coliformes totais e da bactéria Escherichia coli nas amostras coletadas nos bebedouros localizados no 4º e 7º andares. Esses contaminantes são indicativos de poluição por material fecal (humano ou animal), e seu consumo pode ocasionar sérias doenças gastrointestinais, com sintomas como diarreia, vômitos e infecções mais severas.
A docente do DEA, Gemima Arcanjo também relatou que, desde o início de fevereiro, tem tentado, sem sucesso, estabelecer contato com a Direção e a Administração da EPUFBA, com o intuito de discutir as condições dos reservatórios de água e a adoção de medidas emergenciais para assegurar o fornecimento de água potável.
Após a divulgação dessas informações entre estudantes e servidores da unidade, a Direção interditou todos os bebedouros da Escola Politécnica. No entanto, até o presente momento, nenhuma solução temporária foi apresentada para garantir o acesso à água potável por parte da comunidade acadêmica, dos servidores e dos terceirizados, que são o coração pulsante da EPUFBA. Inevitavelmente, é insuficiente apenas solicitar aos frequentadores da EPUFBA, que muitas vezes passam o dia inteiro nesta, que tragam água de suas residências.
Diante da gravidade da situação, solicitamos, com urgência, a instalação de bebedouros abastecidos com água mineral em todos os oito andares da Escola Politécnica, de modo a assegurar o cumprimento da Lei nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e afirma que o fornecimento de água em quantidade e qualidade adequadas é um direito de todos e um dever do poder público, bem como da Lei nº 8.080/1990, que expressa o direito à saúde, e implicitamente, ao acesso à água potável.
Mais Lidas
Cidades
Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa
Últimas Notícias

Morre papa Francisco, primeiro pontífice sul-americano, aos 88 anos

Autorizado a ir a julgamento, Filipe Martins pede a Moraes para circular livremente por Brasília
Ministro permitiu presença do ex-assessor deBolsonaro no julgamento, que acontece nesta terça-feira (22)

STF reage à revista britânica e defende Alexandre de Moraes: ‘não há crise de confiança’
Revista britânica apontou ministro como detentor de 'poderes excessivos' e mencionou uma suposta 'crise de confiança' na Corte

Baiano desaparecido há três anos é encontrado na Costa Rica e retorna ao Brasil
Jovem diagnosticado com esquizofrenia, foi localizado a mais de 5 mil quilômetros de sua casa, em Salvador, e deportação foi realizada na última semana

Classificação do GP da Arábia tem batida de Norris, pole apertada de Verstappen e drama para brasileiros
Vitória do piloto holandês da RBR na classificação foi marcada por resultado apertado e pela presença de alguns incidentes na pista

Morre Cristina Buarque aos 74 anos: sambista deixa legado como referência do gênero
Trabalho da artista foi essencial para preservação e divulgação de obras pouco conhecidas

Último dia de inscrições: 21k Salvador reúne 5 mil atletas e estreia no próximo sábado
Entre os nomes confirmados está o queniano Edward Wambua, que compõe o pelotão de elite ao lado de corredores de várias partes do Brasil

Pastor Isidório repercute nas redes após reclamar com esposa sobre abstinência sexual: ‘homem não é frangalho’
Esposa do parlamentar está em tratamento oncológico e passou por uma cirurgia recentemente

Hugo Calderano faz história e conquista título inédito para o Brasil no tênis de mesa
Brasileiro derrotou o chinês Lin Shidong, atual número 1 do ranking mundial, com um desempenho dominante: 4 sets a 1

ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia
Encontro teve como pauta central as articulações para o pleito e reuniu diversos prefeitos da região

BBB 25: último paredão define quem se junta a Guilherme na disputa por prêmio milionário
João Pedro, Renata e Vitória Strada disputam as duas vagas restantes na grande final do reality show