Ação em Salvador oferece handbikes, triciclos e atividades esportivas adaptadas gratuitas a pessoas com deficiência
Projeto será realizado um domingo por mês, sempre no mesmo local e horário

A primeira edição do Projeto Viver a Cidade foi realizada, neste domingo (15), na Avenida Magalhães Neto, no bairro da Pituba, e disponibilizou gratuitamente equipamentos esportivos adaptados para pessoas com deficiência (PCDs), permitindo a participação em atividades de lazer ao ar livre. A iniciativa é da Associação Meu Sorriso, que passa a contar com o patrocínio da Prefeitura de Salvador por meio do programa Viva Esporte.
O projeto será realizado um domingo por mês, sempre no mesmo local e horário, das 8h às 12h. Entre os equipamentos oferecidos estão handbikes, cadeiras de corrida para cadeirantes e amputados, além de bicicletas tandens, destinadas a cegos e pessoas com paralisia cerebral, permitindo o passeio com um parceiro.
Equipamentos e modalidades disponíveis
Outros recursos incluem triciclos assistidos para pessoas com alto comprometimento motor de diferentes faixas etárias, bem como triciclos com pedal voltados a crianças com déficit intelectual e indivíduos com movimentos parciais nas pernas, como vítimas de AVC e pessoas com paralisia cerebral. Também foram disponibilizados equipamentos de framerunning, destinados à prática de corrida por pessoas com paralisia, diplegia ou tetraplegia, além de triciclos bike speed.
O patrocínio faz parte das ações do programa Viva Esporte, da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Lançada em 2023, a iniciativa busca apoiar atletas de alto rendimento e ampliar o acesso à prática esportiva na capital baiana, principalmente entre pessoas em situação de vulnerabilidade social e PCDs.
O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, destacou a importância da iniciativa. Segundo ele, esses equipamentos vão ficar disponíveis gratuitamente, para que pessoas com deficiência e idosos possam desfrutar da cidade.
“Para que elas possam sair de suas casas e tenham um momento de lazer em segurança. Elas poderão fazer um passeio de bicicleta, uma atividade física, todas adaptadas, ao lado da sua família e vivenciando um espaço ao ar livre da cidade. Com isso, estamos estimulando a prática esportiva para a comunidade PCD, trazendo para a cidade equipamentos inéditos”, afirmou.
Entre os participantes, Zenaide Santos, mãe da menina Elen, comemorou a experiência. “É minha primeira vez em um projeto como este, e está sendo uma experiência maravilhosa. Estou amando, e ela também, né? Eu vou ficar fazendo sempre, vou estar sempre aqui”, disse.
Segundo Fred Matos, presidente da Associação Meu Sorriso, além dos equipamentos – muitos deles adaptados por ele mesmo –, o projeto conta com voluntários para auxiliar cegos nas corridas e bicicletas convencionais que podem ser usadas por outras pessoas com deficiência, como amputados, indivíduos com nanismo ou deficiências intelectuais moderadas.
Matos também chamou a atenção para a baixa presença de PCDs em espaços públicos de lazer. Ele pontuou que é comum ver grupos de amigos e famílias com crianças utilizando o espaço público para diversão e para a prática de atividades físicas ao ar livre, mas a presença de pessoas com deficiência é menos frequente.
“É muito raro a gente ver a presença de pessoas com deficiência e pessoas já muito idosas nesses lugares. Sem dúvida, a disponibilidade desse espaço em Salvador, e também a fácil logística de acesso por transporte privado ou público, motivou o desenvolvimento desse projeto”, explicou.
Inclusão social
O presidente da associação reforçou que a missão da entidade é ampliar os processos de socialização de famílias com pessoas com deficiência. “Queremos que as famílias de pessoas com deficiência e idosos criem uma sensação de pertencimento aos espaços públicos”, destacou.
Ele ressaltou que a iniciativa visa combater o isolamento social e destacou que o projeto chega como um grande passo para que seja erradicada a cultura de isolamento das pessoas com deficiência, através da mitigação das barreiras econômicas e de logística.
“Com esse estímulo, a gente acredita que será desencadeado um movimento de pertencimento do esporte na cidade por parte das famílias PCDs, criando a cultura de vida ao ar livre e diminuindo os efeitos do isolamento social dessas pessoas”, completou.
O programa Viva Esporte, que agora inclui o apoio ao Projeto Viver a Cidade, foi criado em 2023 com o objetivo de promover o desenvolvimento esportivo em Salvador. A ação também permite que empresas recebam incentivos fiscais ao destinarem recursos para projetos voltados à inclusão e ao incentivo à prática esportiva.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Instituto baiano entra para a maior rede de sustentabilidade do mundo
Últimas Notícias

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança

IPCA dispara para 5,35% e Banco Central alerta: inflação pode seguir fora da meta até 2026
É a primeira vez que novo regime de meta contínua, em vigor desde 2025, é desrespeitado