Pular para o conteúdo
Início » Ação de prevenção à violência acontece neste domingo em Salvador, durante Parada LGBTQIAPN+; saiba como participar

Ação de prevenção à violência acontece neste domingo em Salvador, durante Parada LGBTQIAPN+; saiba como participar

Marcha Trans em Salvador
Secretaria das Mulheres realiza atendimento especializado e distribui materiais da campanha 'Oxe, me respeite!'

Uma unidade móvel da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) estará, neste domingo (8) no Farol da Barra, das 13h às 19h, para atendimento aos participantes da 21ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ da Bahia. A ação de prevenção às violências de gênero faz parte da campanha “Oxe, me respeite!” e oferecerá orientações com profissionais do direito, saúde mental e assistentes sociais.

Os atendimentos da unidade móvel serão abertos a todo o público que necessitar ao longo da parada, mas terá um foco maior em mulheres, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, principais vítimas da violência. A iniciativa busca promover o respeito, a visibilidade e a igualdade de direitos.

“Oferecer um serviço acolhedor, humanizado e com escuta qualificada tem sido a nossa prioridade. As mulheres,  em sua diversidade, sejam cis ou trans, precisam ser ouvidas sem julgamentos, sem moralização e sem culpabilização. Assim, as profissionais da SPM estão preparadas para acolher e encaminhar para os serviços da rede de atendimento do Estado”, afirmou a superintendente de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SPM, Camilla Batista.     

A campanha realiza as ações desde o último sábado (7), onde acompanhou a Marcha Trans. O co-fundador da Torcida LGBTricolor e diretor de projetos do Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+, Antônio Ramos, destacou a importância do acolhimento em eventos como este e a necessidade de a sociedade adotar medidas de respeito para com a comunidade trans.  

“Num país onde a expectativa de vida das pessoas trans é de 35 anos, precisamos tomar as ruas cotidianamente defendendo o nosso direito à vida. Ter a Marcha acontecendo esse ano no dia 7 também simboliza a importância da vida dessa comunidade para que possamos ter um país independente e igualitário”, afirmou Ramos.      

Leia também:

Professores de universidades públicas da Bahia rejeitam projeto estadual de inglês com a Acbeu

Salvador sediará o 1º Festival do Queijo Artesanal da Bahia

ASCOM SPM