2ª edição do Dia do Laço Branco reforça compromisso dos homens no combate à violência contra mulheres
Foco é conscientizar e mobilizar os homens para respeitar os direitos das mulheres, promovendo uma cultura de paz no lar e na sociedade.

O Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio (NEF), vinculado à Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SMPJ), promove nesta sexta-feira (6), das 8h às 12h, a 2ª edição do “Dia do Laço Branco”, no auditório do Ministério Público da Bahia. A iniciativa integra o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, instituído pela Lei 11.489/2007.
Objetivo e público-alvo
O evento reúne participantes dos Grupos Reflexivos de Homens (GRHs), autoridades do Judiciário e representantes da rede de proteção às mulheres. O foco é conscientizar e mobilizar os homens para respeitar os direitos das mulheres, promovendo uma cultura de paz no lar e na sociedade.
“Estamos trabalhando diretamente com os autores da violência doméstica familiar. A própria Lei Maria da Penha exige que haja um grupo reflexivo voltado para os homens, e desde 2021, em parceria com o Tribunal de Justiça, temos obtido índices baixíssimos de reincidência”, destacou a secretária da SMPJ, Fernanda Lordêlo.
Dados alarmantes e avanços locais
Fernanda ressalta que o Brasil enfrenta números preocupantes: “Em 2023, mais de 1.400 feminicídios foram registrados, representando uma mulher morta a cada seis horas, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em Salvador, os esforços do NEF contribuíram para uma redução de 57,9% nos casos de feminicídio entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, segundo dados da SSP-BA”.
Programação do evento
A programação inclui:
- Palestra Magna com Anderson Eduardo Carvalho de Oliveira, especialista em violência doméstica e grupos reflexivos de homens e pós-doutor pela Universidade de Laval, no Quebec, Canadá.
- Mesa de Abertura, liderada pela secretária Fernanda Lordêlo, com participação de Nágila Brito (coordenadora da Mulher no TJ-BA), Firmiane Venâncio (defensora-pública geral da Bahia), Iracema Silva (coordenadora do NEF) e Patrícia Zapponi (presidente do Laço Branco Brasil).
Símbolo do laço branco
Durante o evento, será distribuído um laço branco semelhante à tradicional fitinha do Senhor do Bonfim, com a inscrição “Homens pelo fim da violência contra a mulher”. Ao amarrá-la no braço com dois nós, os participantes assumem dois compromissos:
- Jamais cometer um ato violento contra mulheres.
- Não ser conivente com a violência.
A coordenadora do NEF, Iracema Silva, reforça a importância da mobilização: “É o momento de convocar todos os homens para essa reflexão, essa sensibilização e essa mobilização tão urgente e necessária”, conclui.
Mais Lidas
Cidades
Mercado mantém projeção da Selic em 14,75% para 2025, mostra Focus
Campanha da PM arrecada agasalhos para vítimas das chuvas na Bahia
Últimas Notícias

SalCine inicia capacitação de jovens negros em Salvador com curso gratuito de direção cinematográfica
Aulas ocorrem também nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18), das 9h30 às 13h30

Gerente do Samu alerta para riscos com fogueiras e fogos no São João e dá dicas para evitar queimaduras
De acordo com o médico Ivan Paiva Filho, é necessário ter atenção, especialmente com crianças

Copa do Brasil: CBF divulga datas e horários dos jogos das oitavas de final
Confrontos estão agendados para ocorrer entre os dias 29 de julho e 7 de agosto

Ao lado de Zé Ronaldo, Jerônimo autoriza R$ 1,3 bilhão para ampliação do saneamento e abastecimento de água em Feira de Santana
Investimento terá foco na universalização do acesso ao saneamento básico e na manutenção da atual cobertura de abastecimento de água

Prefeitura de Salvador premia 96 entidades culturais com até R$ 60 mil e reconhece mais de 100 coletivos
Ao todo, 96 projetos receberam prêmios em dinheiro, enquanto 105 entidades e coletivos foram certificados por reconhecimento público

Itamaraty reitera recomendação para que brasileiros não façam viagens não essenciais para Israel
Autoridades brasileiras ficaram retidas após bombardeios entre Israel e Irã e aguardam retorno ao Brasil

Prazo para pagar inscrição do Enem 2025 termina nesta quarta-feira; veja como quitar taxa
Pagamento pode ser quitado por meio de boleto bancário, via Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança

Governo do Estado abre diálogo com Alemanha para parcerias em sustentabilidade e produção agrícola
Encontro resultou na proposta de ações conjuntas voltadas para a agricultura

Governo quer elevar etanol na gasolina para 30% e reduzir importação, diz ministro de Minas e Energia
Segundo Alexandre Silveira, medida poderá reduzir significativamente a dependência do Brasil em relação à importação de gasolina

Loyola destaca articulação de Jerônimo e diz que base governista está de ‘braços abertos’ para prefeitos de todos os partidos
Ao Portal M!, Loyola destacou que foco do diálogo com os municípios tem sido atender às demandas locais