Um restaurante localizado a beira-mar no bairro de Praia Grande, em Salvador, foi flagrado com um desvio ilícito de energia. A ação que descobriu o gato foi realizada em parceria pela Neoenergia (Coelba) e a Polícia Civil. O “gato” realizado pelo estabelecimento roubou cerca de 300 mil quilowatts de energia.
“Essas ações da Neoenergia Coelba para regularizar estabelecimentos comerciais são importantes pois diminuem a concorrência desleal nos setores, visto que as empresas com ligações clandestinas levam vantagem indevida em relação a outros empreendimentos. Seguiremos monitorando e atuando de maneira ostensiva em todo o estado para combater esta prática”, disse o supervisor da Neoenergia, Ricardo Bastos.
Bastos frisa ainda que tais “gatos” representam riscos, tanto a quem o realiza, como a toda população. Alem de que, eles podem causar danos a distribuição de energia podendo até interromper o fornecimento de energia.
A ação conjunta com a policia civil contou com a presença de sete eletricistas e um perito técnico. O restaurante irá passar por um inquérito para apuração do desvio de energia e os proprietários responderam por fraude.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba (www.neoenergia.com).
Leia também:
MP-BA aciona Tenda e Embasa por prejuízos causados por estação de esgoto em condomínio
Obras na BR-324 provocam alterações no fluxo de veículos da região de Águas Claras