Vereadores de Salvador se reúnem com moradores da Barra e discutem com trade plebiscito sobre terceiro circuito

Parlamentares participaram de reunião com integrantes da Associação de Moradores e Amigos da Barra (AMABARRA) e do SOS Carnaval nesta segunda-feira (27)


Vixe d-flex me-2
Matheus Calmon e Osvaldo Lyra 28/01/2025 17:30 CarnavalPolítica
Vereadores de Salvador se reúnem com moradores da Barra e discutem com trade plebiscito sobre terceiro circuito - Reprodução / Instagram @drmauriciotrindade

Vereadores de Salvador têm promovido uma série de encontros com representantes de diferentes setores envolvidos no Carnaval, visando solucionar diversas queixas sobre o evento. Nesta segunda-feira (27), parlamentares participaram de reunião com integrantes da Associação de Moradores e Amigos da Barra (AMABARRA) e do SOS Carnaval. Na ocasião, foi debatida a criação de um plebiscito para que a população decida onde deverá ser o novo circuito da folia.

Em entrevista ao Portal M!, o vereador Maurício Trindade (PP) contou que a população será convidada a participar da discussão e revelou que o plebiscito deve ser lançado já na próxima semana.

“A gente quer fazer um plebiscito, porque dono do carnaval não é a prefeitura, é a população. Aí a gente define onde queremos o terceiro circuito“, afirmou.

Ainda segundo o vereador, não há definição se o plebiscito ocorrerá através de uma pesquisa ou por meio digital. “A gente está juntando todos os atores para poder trocar ideia, mas vamos lançar o plebiscito”, assegurou.

Trindade defende circuito no Comércio

Ainda em entrevista ao Portal M!, Maurício Trindade defendeu que uma alternativa é adotar o Comércio como um novo circuito. Segundo ele, a alternativa além de ser viável, seria um movimento importante para a revitalização da região.

“Aí você casa a revitalização do Comércio, o melhor circuito porque é econômico, porque você já está no meio dos outros, é o circuito da saúde, da segurança pública, etc. Você vê que o trio elétrico anda no Campo Grande, depois desce para a Barra, agora incorpora Comércio. Você tem ali uma avenida, a da França, super larga, são quatro pistas de um lado, quatro do outro, canteiro de um lado, área pra arquibancada, pra camarote, para tudo”, defende o vereador.

Ele aponta ainda que a criação deste circuito vai beneficiar o bairro e ampliar a movimentação econômica. “Daqui a pouco você vai começar a comprar [terreno] para fazer hotel, fazer apartamento, alugar para quem quer assistir Carnaval”, defendeu.

Segundo ele, comissões da Câmara estarão diante da discussão: a frente do Carnaval, a comissão de turismo e a comissão permanente de desenvolvimento econômico da cidade. Maurício aponta que os moradores relatam não conseguirem contato com a gestão municipal.

“A prefeitura não ouve ninguém, setor algum. [Relataram] que procuram a Semob para tratar do trânsito, que fecham as ruas, aí dão aqueles tagzinhos, que só dá direito a um pedaço do circuito. Eles precisam ir ali comprar pão em outra região, por exemplo, não tem como circular, além de se sair, não volta. Aí senta com a Semop, porque tem quase 10 mil pessoas entre os ambulantes, os cordeiros, ninguém resolve. Aí senta para ver a feirinhas, porque faz feira o dia todo, ninguém resolve. Você está a um mês do Carnaval, então começa a fechar rua, bate bate, ninguém fiscaliza o som”, disse ele, que seguiu.

“Tem o preparativo do trio elétrico que leva horas testando, acaba de sair o trio do Farol, meia noite, entra o DJ que vai até 5h da manhã. Então você paga o imposto e não pode viver no seu bairro. Passou a ter feirinha sábado, domingo, e agora é musical. Os moradores dizem que está um inferno o negócio”.

Preservação do Circuito Barra-Ondina e necessidade de diálogo

Quem também participou da reunião foi o vereador Randerson Leal (Podemos), que ressaltou a importância de preservar o Circuito Barra-Ondina, considerado parte essencial da história e da identidade do Carnaval soteropolitano. Segundo ele, qualquer alteração deve ser amplamente debatida e analisada.

“Levar o circuito para outro bairro não resolve o problema. A discussão precisa ser ampla, e o município, como responsável pelo maior Carnaval do mundo, deve liderar esse diálogo com transparência, ouvindo todos os setores. A ausência de representantes da Prefeitura em um encontro tão importante foi notada, e esperamos que, nas próximas discussões, ela esteja presente para contribuir com esse debate tão necessário. Não podemos permitir que mudanças sejam feitas sem diálogo e consenso entre todas as partes envolvidas”, destacou o vereador.

Randerson disse ainda que pretende levar o tema ao plenário da Câmara Municipal para garantir que as vozes dos soteropolitanos sejam ouvidas e que qualquer decisão seja tomada de forma democrática e responsável.

“Nosso papel, como representantes do povo, é assegurar que todas as opiniões sejam consideradas antes de qualquer mudança que impacte a cidade e sua população”.

Representantes apontam falta de diálogo com a Prefeitura

Durante a reunião, os representantes da Amabarra e do SOS Carnaval também apontaram uma falta de diálogo com os órgãos municipais. Segundo os participantes, apesar de ouvirem as reclamações ao longo dos anos, a gestão municipal não estaria tomando medidas eficazes.

Segundo os vereadores, os moradores da Barra alegam que, apesar de pagarem altos impostos, que subiram 25% este ano, precisam suportar o excesso de eventos durante o ano inteiro e, especialmente, no Carnaval, que pode durar mais de 12 dias.

Além disso, as queixas se estendem ao impacto da infraestrutura e organização do evento, com fechamento de ruas e barulho excessivo. A superlotação nos circuitos também tem gerado problemas.

Mais Lidas

Carnaval

Últimas Notícias

Mercado financeiro revisa previsões de crescimento e inflação para 2025 -
Negócios 17/03/2025 às 12:38

Mercado financeiro revisa previsões de crescimento e inflação para 2025

Expectativas do PIB e inflação são ajustadas para baixo, e nova expectativa é que dólar encerre 2025 cotada a R$ 5,98


Seap transfere detentos de alta periculosidade do Conjunto Penal de Itabuna para Barreiras -
Cidades 17/03/2025 às 12:07

Seap transfere detentos de alta periculosidade do Conjunto Penal de Itabuna para Barreiras

Ação faz parte da megaoperação 'Soberania Cacaueira', deflagrada nesta segunda-feira (17), na região


Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia -
Saúde 17/03/2025 às 11:36

Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia

Iniciativa do Governo do Estado atenderá, até final do ano, cerca de 150 mil alunos em mais de 100 municípios


Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado -
Política 17/03/2025 às 11:05

Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado

Medidas podem beneficiar milhões de brasileiros e estão no foco do Congresso, segundo ministra das Relações Institucionais


Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia -
Política 17/03/2025 às 10:34

Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia

Deputado federal critica aproximação com ACM Neto e defende candidatura própria ao Palácio de Ondina no próximo ano


Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos -
Cidades 17/03/2025 às 10:03

Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos

Formulário pré-preenchido estará disponível a partir de abril


Resumo BBB 25 de domingo (16/3): Após paredão, Aline confronta Eva e Renata e Guilherme critica gêmeos -
BBB 25 17/03/2025 às 09:32

Resumo BBB 25 de domingo (16/3): Após paredão, Aline confronta Eva e Renata e Guilherme critica gêmeos

Quem você quer que saia da casa mais vigiada do Brasil: Gracyanne Barbosa, Daniele Hypólito ou Eva? Vote na enquete do Portal M!


Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas -
Política 17/03/2025 às 09:01

Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas

Presidente busca abrir mercado japonês para carne bovina e consolidar parceria estratégica com Vietnã


Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025 -
Cidades 17/03/2025 às 08:30

Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025

Com resultado, Tricolor pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para garantir título estadual de 2025 no domingo (23)


Universidade para Todos 2025: inscrições abrem terça-feira; veja como participar -
Cidades 17/03/2025 às 08:00

Universidade para Todos 2025: inscrições abrem terça-feira; veja como participar

Programa é voltado para alunos da rede pública da Bahia, com foco na preparação para o Enem e vestibulares