Pré-vistorias em camarotes e simulado de emergência marcam preparativos para Carnaval de Salvador
Empresa de Limpeza Urbana orienta responsáveis sobre como armazenar e acondicionar corretamente resíduos

A pré-vistoria nos camarotes para o Carnaval de Salvador será realizada, nesta terça (18) e quarta-feira (19), pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). A ação visa garantir o cumprimento das responsabilidades legais exigidas para que os camarotes possam obter a autorização da Limpurb, um passo necessário para o licenciamento na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Durante a inspeção, a Limpurb orienta os responsáveis pelos camarotes sobre como armazenar e acondicionar corretamente os resíduos e alerta sobre a obrigação de seguir o horário adequado para a disposição de rejeitos. Além disso, a empresa destaca a importância de reservar espaços para as cooperativas de catadores, responsáveis pela separação dos materiais recicláveis.
“Para receber o licenciamento, todos os camarotes são obrigados a cumprir com os pré-requisitos e realizar a contratação de cooperativas de materiais recicláveis para a realização do serviço de triagem dentro das competências do próprio camarote”, afirma Carlos Augusto Gomes, presidente da Limpurb, enfatizando que a contratação de cooperativas é uma exigência para o funcionamento dos camarotes durante o evento.
A Limpurb também orienta que os camarotes devem disponibilizar, como doação, todo o resíduo sólido gerado e se responsabilizar pelo transporte externo dos recicláveis, bem como arcar com os custos dos serviços prestados pelas cooperativas. Segundo Thiago Figueiredo, chefe da Assessoria Estratégica de Gestão da Limpurb, os camarotes devem garantir a adequada gestão ambiental dos resíduos durante o evento, garantindo a participação das cooperativas de recicláveis.
Vistorias ocorrerão durante Carnaval
Após as pré-vistorias, a Limpurb dará continuidade à fiscalização durante o Carnaval de Salvador, que terá início no próximo dia 27 de fevereiro.
Durante essa operação, serão verificadas as responsabilidades dos camarotes quanto ao gerenciamento dos resíduos, incluindo os provenientes dos postos de saúde instalados nos espaços para atender aos foliões. A Limpurb busca assegurar que as normas de manejo de resíduos sejam cumpridas ao longo dos festejos.
O não cumprimento das obrigações resultará em notificações emitidas pela Sedur, podendo acarretar multas. O valor da multa pode variar conforme a gravidade da infração e o descumprimento das condições estabelecidas. A fiscalização contínua tem o objetivo de garantir que todos os camarotes cumpram as exigências legais e ambientais, promovendo a sustentabilidade durante o evento.
Simulado de atendimento a emergências prepara equipes
Além das vistorias nos camarotes, outra atividade preparatória para o Carnaval de Salvador será realizada, nesta quarta-feira (19), com um simulado de atendimento a emergências. O exercício ocorrerá, às 11h40, no Farol da Barra, e envolverá a colisão de um trio elétrico contra um poste, simulando uma situação de múltiplas vítimas.

O simulado é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), a Coordenação do Samu 192, e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), e tem como objetivo testar a capacidade de resposta das equipes de emergência.
O coordenador médico do Samu, Ivan Paiva, ressalta a importância da simulação. Segundo ele, “simular uma mega ocorrência como essa nos ajuda ter um parâmetro das melhores decisões a serem tomadas em situações críticas, além de preparar os profissionais para atuar nesses momentos”.
A simulação envolve a atuação conjunta de vários órgãos, incluindo o Samu, a Sesab, a Defesa Civil de Salvador (Codesal), Transalvador, Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Polícia Civil, Polícia Técnica, Stelecom, Graer, entre outros.
A situação simulada, que prevê a colisão de um trio elétrico sem freio com um poste, resulta em cerca de 40 vítimas, exigindo a atuação coordenada de diversos serviços. Além disso, será testado o tempo de resposta para o deslocamento das vítimas até a rede hospitalar de retaguarda, com o Hospital Geral do Estado (HGE) como referência. A integração entre os diversos serviços de emergência será fundamental para o sucesso da operação no dia do evento.
Mais Lidas
Tradicional e disputada saída do Ilê Aiyê acontece neste sábado
Carnaval
Daniela Mercury diz que incidente com Tony Salles no Carnaval ‘foi violento’
Ivete Sangalo e Anitta dividem palco no encerramento do Carnaval do Rio
Grande Rio aponta erro em nota e reivindica título do Carnaval do Rio 2025
Saiba como recuperar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Últimas Notícias

‘A falecida’: Espetáculo de Nelson Rodrigues chega à Caixa Cultural Salvador

Zambelli rebate Bolsonaro após ser culpada por derrota em 2022: ‘Sempre o defendi’
Segundo ex-presidente, deputada teve um papel decisivo na derrota de sua chapa na eleição presidencial de 2022

Bolsonaro acusa STF de manobras para garantir julgamento na Primeira Turma
Na avaliação do ex-presidente, STF agiu com 'casuísmo' ao tomar decisão

Jerônimo sanciona reajuste de professores da rede estadual e garante piso acima do nacional; pagamento inicia em maio
Texto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 18 de março

Moraes diz que narrativa de que condenados são ‘velhinhas com a bíblia na mão’ é ‘mentirosa’
Ministro refutou tese levantada por Bolsonaro e aliados, que tentam contestar competência da Primeira Turma do STF para julgar caso

OAB cobra explicações ao STF após detenção de advogado por gritos durante julgamento de Bolsonaro
Desembargador aposentado foi detido pela Polícia Judicial do STF por desacato após discutir com seguranças

Irmãos Hypolito criticam gêmeos no BBB 25 e Diego emociona ao falar de Gracyanne: ‘Eu a amo’
Em conversa com Daniele Hypolito, o ginasta revela sentimentos sobre ex-sister e analisa a dinâmica do jogo

Após rejeitar recursos da defesa, STF decide nesta quarta se Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe
PGR aponta ex-presidente e sete aliados como 'núcleo crucial' da trama golpista

Moura Dubeux registra lucro de R$ 251 milhões em 2024, expande atuação e projeta novos investimentos
Segundo a empresa, os números refletem a estratégia de diversificação de produtos e expansão geográfica

Advogado de ex-assessor de Bolsonaro causa tumulto no STF e é detido por desacato
Confusão começou quando advogados e deputados que não se credenciaram para acompanhar sessão tentaram acessar espaço do julgamento

Empresas de patinetes elétricos devem fornecer capacetes aos usuários, sugere projeto de lei
Para Hassan, exigência do fornecimento e uso do acessório de segurança, visa proteção da integridade física dos usuários dos patinetes