Mais de 2,9 milhões de foliões curtem 2° dia do Carnaval de Salvador
Ao todo, 1,38 milhão de pessoas passaram pelos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico) na sexta

O segundo dia do Carnaval de Salvador reuniu mais de 2,9 milhões de foliões nos circuitos da folia. O número foi registrado pelo sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que monitora os Portais de Abordagem espalhados pela cidade. Além da multidão, a ferramenta ajudou a localizar 13 foragidos da Justiça nos dois primeiros dias de festa.
Ao todo, 1,38 milhão de pessoas passaram pelos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico) na sexta-feira (28). No primeiro dia de folia, a contagem foi ainda maior: 1,52 milhão de foliões. O público expressivo confirmou mais uma vez a grandiosidade do Carnaval de Salvador, que segue com uma programação diversa e repleta de grandes momentos.
Musas e divas dominam o Circuito Dodô
O segundo dia do Carnaval baiano foi marcado pelo brilho das musas e divas da música no circuito Dodô. Ivete Sangalo, Anitta e Daniela Mercury arrastaram multidões e protagonizaram momentos inesquecíveis. A cantora Preta Gil, que retornou à folia após um período de tratamento contra o câncer, emocionou-se ao ser homenageada por Ivete e Anitta. Durante sua passagem pelo Barra-Ondina, Ivete fez questão de dedicar palavras à amiga.
“Você merece viver! Que sorte da sua família ter uma Preta Gil para chamar de sua!”, disse Ivete, levando Preta às lágrimas no camarote Expresso 2222.
Já no Bloco da Poderosa, Anitta e Alinne Rosa animaram os foliões com uma descontraída “batalha de bumbum”, celebrando a energia contagiante do Carnaval baiano. Outra participação que movimentou o circuito foi a de Nattan, cantor cearense que subiu no trio de Ivete Sangalo e fez a multidão cantar seu hit “Tem Cabaré Essa Noite”.
Pipoca da Paz de Saulo arrasta multidão no Campo Grande
Enquanto o Dodô foi dominado pelo brilho das estrelas da música, o circuito Osmar, no Campo Grande, viveu um de seus momentos mais tradicionais: a pipoca de Saulo Fernandes.
Vestido de branco, o cantor comandou a “Pipoca da Paz”, abrindo a noite com um grande coro de foliões cantando Pequena Eva. Em suas redes sociais, ele já havia feito o convite.
“Sexta-feira Pipoca da Paz (venha de branco) e terça-feira Pipoca à Fantasia (mostre o seu brilho)”, conclamou Saulo.
O pedido foi atendido e o Campo Grande se transformou em um mar de branco, reafirmando a tradição de uma das pipocas mais esperadas do Carnaval de Salvador.
É o Tchan agita multidão
Com seus quase 32 anos de existência, a banda É o Tchan agitou uma multidão no circuito Dodô (Barra-Ondina) na sexta-feira (28). O trio foi para avenida após atrasar o horário, mas levou as origens e muita nostalgia para o circuito.
Durante a passagem do trio patrocinado pelo Governo do Estado, ninguém ficou olhando, todo mundo cantou e dançou com a força e o carisma de Beto Jamaica e Compadre Washigton.
Bloco Alvorada celebra 50 anos
O Bloco Alvorada, um dos maiores ícones culturais do Carnaval de Salvador, se apresentou no Circuito Osmar na noite desta terça-feira (28), com uma celebração especial: o Jubileu de Ouro, em comemoração aos 50 anos de história do grupo. Vestidos de azul, com chapéu branco, os foliões deram um show na avenida, em um desfile que conectou a valorização das manifestações culturais de matrizes africanas ao fortalecimento do samba em suas diversas vertentes.
Para garantir o samba no pé dos foliões, participaram do desfile a ala de canto com Bira (Negros de Fé), Arnaldo Rafael, Romilson (Partido Popular), Marco Poca Olho, Valdélio França e Tiago Dantas (Representa), além das participações de Rogério Bambeia, Roberto Mendes, Aloísio Menezes, Marquinhos Sathan, Arlindinho, Grupo Movimento e Júlio Sereno.
Olodum estreia no Carnaval
O Bloco Olodum fez um mergulho em suas raízes e origens inaugurou, na sexta-feira (28), sua participação no Carnaval de 2025 com sua tradicional saída da Casarão do Olodum no Pelourinho. As ruas do Pelourinho brilharam com as danças e a percussão do bloco, com um tema homenageando Olodumaré – o ser supremo, Origens e Raízes.
Segurança reforçada e redução da criminalidade
Com um forte esquema de segurança, o Carnaval de Salvador segue registrando queda nos índices de criminalidade em comparação com o mesmo período do ano passado. Nenhuma morte violenta foi registrada nos circuitos oficiais até agora, segundo dados da Polícia Civil.
Os números de roubos e furtos também caíram:
- Roubos: redução de 55,4% (de 56 casos em 2024 para 25 em 2025).
- Furtos: queda de 59,2% (de 346 para 166 casos).
Além disso, sete pessoas foram conduzidas pelo uso ou posse de drogas, enquanto duas foram presas por tráfico. Ao todo, 1.905 objetos proibidos – incluindo facas, tesouras e alicates – foram apreendidos nos 47 portais de abordagem da capital baiana.
A tecnologia também tem sido uma aliada na segurança: o sistema de reconhecimento facial ajudou na captura de 13 foragidos da Justiça, sendo oito no primeiro dia e cinco na segunda noite de Carnaval. Entre os crimes atribuídos a eles estão tráfico de drogas, roubo e dívida de pensão alimentícia.
Mais Lidas
Tradicional e disputada saída do Ilê Aiyê acontece neste sábado
Carnaval
Daniela Mercury diz que incidente com Tony Salles no Carnaval ‘foi violento’
Ivete Sangalo e Anitta dividem palco no encerramento do Carnaval do Rio
Grande Rio aponta erro em nota e reivindica título do Carnaval do Rio 2025
Saiba como recuperar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio