Justiça proíbe prefeitura de Correntina de gastar com Carnaval durante decreto de calamidade administrativa

Município também foi obrigado a cumprir a Orientação Técnica prevista em portaria conjunta entre o MPBA, TCE e TCM


Vixe d-flex me-2
Redação 15/02/2025 16:30 CarnavalCidades
Justiça proíbe prefeitura de Correntina de gastar com Carnaval durante decreto de calamidade administrativa - Divulgação/Prefeitura de Correntina

A Prefeitura de Correntina não poderá utilizar recursos públicos para a realização do Carnaval em 2025 enquanto durar o decreto de calamidade administrativa, conforme determinação da Justiça. A determinação vale até a regularização do pagamento dos salários atrasados dos servidores municipais. A decisão atende a um pedido do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e foi tomada com base na necessidade de priorizar investimentos essenciais.

O município também foi obrigado a cumprir, no prazo de dez dias, a Orientação Técnica prevista em portaria conjunta entre o MPBA, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Entre as exigências, estão a apresentação de informações detalhadas sobre os gastos com artistas contratados, estrutura do evento e o montante total destinado às festividades.

Além disso, a administração municipal deverá fornecer cópias dos processos de contratação de artistas e infraestrutura, bem como dos procedimentos relacionados à utilização de espaços públicos pela iniciativa privada. A medida busca garantir transparência e controle dos gastos públicos durante o período de calamidade.

A promotora de Justiça Suelim Iasmine Braga, responsável pela ação, explicou que a decisão foi necessária porque a prefeitura não atendeu a recomendação do MPBA para evitar despesas com o evento. O órgão já havia orientado a suspensão da contratação de artistas, serviços de buffet e montagem de estruturas, além do cancelamento de contratos relacionados à festividade.

A ação judicial também se baseia no decreto municipal nº 12/2025, que declarou estado de emergência administrativa por 45 dias. Segundo o MPBA, a realização da festa poderia comprometer serviços essenciais como saúde, segurança pública, iluminação e limpeza urbana, além de gerar altos custos com infraestrutura, incluindo a contratação de bandas e a locação de equipamentos.

Apesar da recomendação, a promotora destacou que a prefeitura continuou promovendo amplamente o Carnaval nas redes sociais, demonstrando a intenção de manter a festividade, o que, segundo o MPBA, fere princípios básicos da administração pública. O descumprimento da decisão pode resultar em novas ações judiciais contra o município.

“A realização do Carnaval, na forma anunciada, acarreta incalculáveis custos diretos decorrentes, principalmente, do sobrecarregamento dos serviços de saúde, de segurança pública, de iluminação pública e de limpeza urbana, face às enormes demandas locais, aliado aos custos com a contratação de bandas que, por si só, já representa um alto custo, mas também com a locação de serviços de som, palco, tenda, banheiros, gerador, dentre outros”, afirmou a promotora Suelim Braga.

Prefeito decretou calamidade administrativa

Em janeiro, dias após assumir a gestão municipal, o prefeito Walter Mariano (UB) declarou estado de calamidade administrativa no município, justificando a decisão com base em seis fatores que comprometem a gestão pública. Entre os problemas apontados estão a falta de documentação essencial, como informações sobre restos a pagar, conciliações bancárias e saldos financeiros, o que dificulta o planejamento administrativo.

Além disso, a ausência desses dados prejudicaria a execução de políticas públicas, impactando serviços essenciais à população. O prefeito também destacou o estado de deterioração dos bens e equipamentos municipais, como veículos, computadores e mobiliário, além da precariedade das repartições públicas, que não possuem estrutura adequada para atendimento.

O decreto estabelece medidas para contenção de despesas e ajustes na administração municipal. No artigo 2º, determina-se que todas as secretarias e órgãos adotem providências para redução de gastos com custeio. Já o artigo 3º prevê a suspensão imediata de concessões de vantagens administrativas e pessoais a servidores municipais pelo prazo de 45 dias, até que a situação seja normalizada.

O decreto também exige que cada secretaria realize um levantamento da situação orçamentária e financeira de sua pasta em até 30 dias.

Além do diagnóstico da gestão municipal, o decreto estabelece medidas para responsabilização de possíveis irregularidades. O artigo 4º determina que o procurador do município adote providências legais para apurar responsabilidades civis, administrativas e penais relacionadas aos problemas identificados.

O texto também determina que órgãos de fiscalização, como o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o Ministério Público e o Poder Legislativo Municipal, sejam notificados imediatamente sobre a situação.

A gestão municipal destaca a necessidade da decretação do estado de calamidade para garantir maior celeridade na recuperação da administração pública. A prefeitura enfatizou que questões prioritárias, como o pagamento de salários dos servidores e a regularização do 13º salário, não podem ser comprometidas.

O prefeito reforçou que a gestão buscará soluções para estabilizar as finanças municipais e garantir a prestação de serviços essenciais à população.

Mais Lidas

Carnaval

Últimas Notícias

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana -
Política 26/03/2025 às 21:00

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana

Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios


TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados -
Cidades 26/03/2025 às 20:30

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados

Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios


João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política -
Política 26/03/2025 às 20:00

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política

Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'


Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística -
Negócios 26/03/2025 às 19:30

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística

Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano


BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’ -
BBB 25 26/03/2025 às 19:00

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’

Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação


Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana -
Política 26/03/2025 às 18:42

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana

Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo


Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis -
Cidades 26/03/2025 às 18:02

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis

Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação


Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte -
Cidades 26/03/2025 às 17:32

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte

Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador


Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães -
Política 26/03/2025 às 17:00

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães

Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda


Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show -
Negócios 26/03/2025 às 16:32

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show

Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio