Isaac Edington critica desfile do Olodum e revela estudo para proibir uso de serpentinas durante Carnaval
Entidade não cumpriu o tempo de desfile previsto e acabou atrapalhando a saída de outros trios

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, lamentou o ocorrido durante o desfile do bloco Olodum, neste domingo (2), quando a entidade não cumpriu o tempo de desfile previsto e acabou atrapalhando a saída de outros trios, como o de Bell Marques, que vinha logo em seguida e ficou mais de uma hora parado no Farol da Barra.
“Infelizmente, ocorreu isso. Aconteceu uma série de problemas com a própria entidade e com os cordeiro. Eles, infelizmente, também fizeram um desfile muito lento, paravam constantemente, apesar de toda a nossa fiscalização“, afirmou.
Segundo ele, houve tentativas de acelerar o ritmo do bloco, mas sem sucesso.
“Até os operadores, a PM e os dirigentes dos outros blocos ficavam mantendo contato para que eles adiantassem o desfile, mas, infelizmente, isso não ocorria. Eles perdiam muito tempo também parando nas frentes das emissoras de TV, então, atrasou muito, acabou prejudicando muito, sobretudo, o primeiro que veio atrás dele, Bell“, explicou.
Enquanto cantava sem sair do lugar, Bell chegou a comentar o episódio. “Que negócio incrível, a gente está tocando aqui há mais de uma hora. Eu acho que eu vou deixar de andar no Carnaval e vou ficar parado tocando na Barra. Camaleão Farol da Barra“.
O presidente da Saltur destacou que a operação do Carnaval estava estruturada e os outros blocos estavam prontos para desfilar.
“Infelizmente, foi um atraso provocado pela organização Olodum, porque toda a operação estava montada, todos os blocos que estavam atrás estavam prontos para sair, pressionando, é lógico, afinal de contas, os integrantes pagam para estarem participando“, disse.
Sobre possíveis punições, Edington afirmou que não há legislação específica para esse tipo de atraso, mas o assunto está sendo discutido com o Ministério Público.
“O que a gente gostaria mesmo é que tivesse cooperação. Eu acho que o que faltou ontem, além de um problema estruturante deles, foi muita cooperação com os colegas. Esse fato que aconteceu ontem que não se repita“, concluiu.
Possibilidade de fechar algum circuito
Questionado sobre a possibilidade de fechamento de circuitos, Edington descartou a medida e explicou que ajustes foram feitos para garantir um melhor equilíbrio.
“O fato que aconteceu no ano passado foi muito isolado. Tivemos uma conjuntura de quebra de equipamentos em horários ruins para o Carnaval, falta de energia e uma grande quantidade de atrações e blocos concentrados em um único dia“, declarou.
Ele ressaltou que, para 2025, houve uma limitação no número de equipamentos no circuito, garantindo uma melhor fluidez.
“Esse ano limitamos a 26, 27 equipamentos. Ontem tivemos um dia muito bom, o circuito lotado, mas não desconfortável. Tivemos um extraordinário Carnaval nos bairros“, avaliou.
Uso de serpentina e confete
Sobre a possibilidade de proibição do uso de confetes e serpentinas, Edington afirmou que o tema está sendo analisado pela Defesa Civil. No sábado (1º), o lançamento de uma serpentina em direção à rede elétrica na Rua Forte de São Pedro provocou um curto-circuito e partiu um cabo de energia no início da tarde de sábado no Circuito Osmar (Campo Grande).
“A Defesa Civil tem feito um pleito que eu acho que deve ser estudado e analisado logo depois do Carnaval, da gente estudar um mecanismo de talvez proibir. Vocês sabem que já é proibido as metálicas, mas mesmo as de papel têm provocado alguns acidentes“, alertou.
Ele explicou que incidentes com serpentinas e confetes já foram registrados em relatórios oficiais.
“A própria Defesa Civil já contou isso em relatório, é bem possível que a gente possa tentar fazer um processo de proibir esse tipo de atividade que acaba prejudicando. É uma coisa até bonita que acontece, mas acho que o efeito colateral dela muitas vezes se torna negativo para o Carnaval“, justificou.
O presidente da Saltur adiantou que a decisão final será tomada em conjunto com as entidades e o poder público.
“Há sim a possibilidade de no próximo ano a gente tomar alguma atitude em conjunto com as entidades e com o poder público, estabelecendo critérios e talvez até proibir esse tipo de atividade durante o Carnaval“, afirmou.
Preparativos para o aniversário de Salvador
Sobre as comemorações do aniversário de Salvador, Edington disse que os detalhes serão divulgados após o encerramento do Carnaval. “Deixe terminar o Carnaval. É claro que a gente vai tratando desses assuntos com uma certa antecedência, mas a dinâmica da cidade é acabar o Carnaval e a gente anuncia as coisas do aniversário da cidade“, finalizou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Carnaval
Daniela Mercury diz que incidente com Tony Salles no Carnaval ‘foi violento’
Ivete Sangalo e Anitta dividem palco no encerramento do Carnaval do Rio
Grande Rio aponta erro em nota e reivindica título do Carnaval do Rio 2025
Saiba como recuperar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Últimas Notícias

Projetos baianos de educação fiscal podem ganhar até R$ 15 mil em prêmio nacional
Premiação distribuirá mais de R$ 100 mil em valores e reconhece ações que fortalecem cidadania fiscal no país

Cuidados com os olhos: oftalmologista alerta para riscos de procedimentos estéticos e uso indevido de colírios
Em entrevista ao programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador, Milla Dias Sampaio alertou que práticas como a pigmentação da córnea são perigosas e devem ser evitadas

Jerônimo destaca papel da Bahia na Independência do Brasil em homenagem na Câmara: ‘temos que estar nos livros de história’
Governador destacou o caráter complementar do 2 de Julho ao 7 de Setembro, e lembrou que Independência só se concretizou após a retirada definitiva das tropas portuguesas

Bahia registra alta de 18% nas apreensões de armas em 2025
Segundo SSP-BA, entre janeiro e junho, 3.711 armamentos foi retirado das ruas, o que equivale a uma média de 20 armas apreendidas por dia

Carla Zambelli pede mais prazo para deixar imóvel funcional e isenção de multa diária
Deputada deveria ter devolvido o imóvel até 4 de julho, mas defesa alega falta de notificação formal e solicita prazo até 15 de julho

Bahia busca quebrar jejum contra Fortaleza em jogo único com clima de final na Fonte Nova
Confira onde assistir ao vivo, horário e escalações das quartas da Copa do Nordeste

Preços das Loterias Caixa aumentam nesta quarta; confira novos valores
Reajuste atinge modalidades como Mega-Sena, Quina, Lotofácil e outras; Caixa afirma que mudança visa fortalecer premiações e repasses sociais

Envelhecimento, baixa natalidade e demissões alertam OCDE para futuro do emprego global
Para entidade, essa realidade, somada a transformações digitais e mudanças climáticas, forma tríade que deve orientar políticas públicas

Professores rejeitam nova proposta da Prefeitura e mantêm greve em Salvador, que completa 63 dias
Segundo coordenador-geral da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, texto enviado pelo Executivo não contempla demandas dos educadores

Arena Fonte Nova adota biometria facial e inteligência artificial para reforçar segurança em jogos
Duelo decisivo entre tricolores marca estreia das novas tecnologias de segurança e acesso no estádio baiano