Furdunço celebra 40 anos da Axé Music e leva multidão no circuito Orlando Tapajós
Nave do BaianaSystem, Daniela Mercury, É o Tchan, Olodum e mais 56 atrações garantiram animação do público em Salvador

Após o sucesso do Fuzuê no sábado (22), o Furdunço tomou conta, neste domingo (23), do Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra) reunindo milhares de foliões e grandes nomes da música baiana para celebrar os 40 anos da Axé Music. No segundo dia de pré-Carnaval em Salvador, artistas como Daniela Mercury, É o Tchan, Olodum, Mudei de Nome, Tonho Matéria, Tuca, Babado Novo, Armandinho e Irmãos Macêdo, Negra Cor e a aguardada nave do BaianaSystem garantiram a animação do público ao longo do circuito, que contou com um total de 60 atrações.
Expectativas
Para a secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos (PDT), a edição 2025 do Fuzuê e Furdunço teve um significado especial. “Foi lindo o Fuzuê, com muita criança, muitas famílias, pessoas de todas as idades se divertindo. Hoje [domingo] o Furdunço vem com mais atrações, vai virar a madrugada, e meu pedido é que todos venham para a rua com paz para se divertir. A expectativa para o Carnaval é a melhor possível, acredito que será o melhor Carnaval de todos os tempos”, afirmou a pedetista que acompanhou o prefeito Bruno Reis (União Brasil) e o ex-prefeito ACM Neto (vice-presidente nacional do UB) no camarote da Prefeitura de Salvador, na Barra.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, também celebrou o sucesso do pré-Carnaval e destacou a empolgação do público. “Foi um dia muito feliz, onde a gente começou o pré-Carnaval com o pé-direito. Tivemos várias entidades, grupos culturais, começamos com o Bike Fuzuê, que é uma tradição incrível do Movimento Salvador Vai de Bike para o Carnaval. O Fuzuê é um evento oportuno para a cidade, fazendo com que a gente comece a investir nas famílias, nas crianças, formando o folião do carnaval de rua do futuro. Tivemos a Barra cheia mesmo após a passagem da última atração. Já estamos batendo recordes com a hotelaria lotada e, se Deus quiser, vamos ter hoje o maior Furdunço de todos os tempos”, afirmou no início da programação de domingo.
Folião e irreverência
O Furdunço foi palco de alegria, irreverência e reencontros com a folia. O influenciador Paulo César Reis, 22 anos, marcou presença vestido de padre e com uma plaquinha divertida: “Já pecou hoje?”. Empolgado com a festa, ele destacou a crescente importância do evento. “Espero que este ano seja maravilhoso, igual aos outros. E já está cheio aqui, viu, misericórdia! O Furdunço está crescendo tanto que já virou parte do Carnaval oficial”, brincou.
As integrantes do grupo Amoras, vestidas com indumentárias inspiradas na cantora Carmen Miranda, também celebraram a diversidade e o empoderamento feminino na folia. “Criamos o bloco com seis meninas e chamamos nossas amigas para participar. Hoje somos 28 pessoas. O Furdunço é alegria, diversidade, é onde a gente pode se expressar da nossa forma, com a nossa liberdade, com empoderamento feminino, é o que a gente gosta de fazer”, declarou Luana Pinheiro, 37 anos, administradora e representante do grupo.
Já o brasileiro André Barreto, 59 anos, retornou ao Carnaval de Salvador após três décadas e trouxe o marido, Ralf Oelschlager, 60, dos Estados Unidos, para conhecer a festa. “O carnaval até agora está uma maravilha. Vim ver um amigo tocar aqui”, contou André.
Fuzuê
O Fuzuê deu início à festa momesca em Salvador, no último sábado (22), com uma explosão de cultura, música e diversão para baianos e turistas. O evento percorreu o circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra) e levou para as ruas tradicionais bandas de sopro, percussão e grupos culturais, antecipando a energia do Carnaval da capital baiana, que começa oficialmente na próxima quinta-feira (27).
A abertura da festa, que contou com desfile de mais de 30 grupos oficiais, ficou por conta do Grupo da Terceira Idade Eterna Juventude, que saiu da região do Morro do Gato até o Farol da Barra ao som de marchinhas, trazendo à memória dos foliões a essência dos antigos carnavais. Senhoras com sombrinhas coloridas desfilaram carisma e alegria, mostrando que a folia é para todas as idades.
Estrutura e serviços
Para garantir mais conforto e segurança aos foliões, a Prefeitura de Salvador montou um esquema especial de serviços durante o Furdunço e o Fuzuê. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) fiscalizou publicidade irregular e organizou mesas e cadeiras de estabelecimentos ao longo do circuito. Mais de 500 trabalhadores da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuaram na organização dos ambulantes licenciados, com grande procura pelo espaço instalado entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo.
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) montou um posto especial na praia da Barra para prevenção e atendimento de ocorrências. No primeiro dia de funcionamento, três resgates foram realizados sem gravidade. A Guarda Civil Municipal (GCM) mobilizou mais de 500 agentes, mantendo a segurança do evento com avaliação positiva até o final da tarde. A Diretoria de Iluminação Pública (Dsip) da Semop garantiu a manutenção da iluminação do circuito sem ocorrências.
Os foliões também contaram com organização do trânsito e transporte pela Transalvador e Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), além da instalação de banheiros químicos e limpeza das vias pela Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb). Dois módulos de saúde foram disponibilizados nos pontos estratégicos (Farol da Barra e Morro do Gato) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para atendimentos médicos.
Abertura do Carnaval de Salvador
A abertura oficial do Carnaval de Salvador acontecerá, na próxima quinta-feira (27), às 15h30, no tradicional circuito Osmar (Campo Grande), com o exclusivo Trio 40 anos de Axé e contará nada menos que 11 artistas baianos para homenagear o gênero musical que tornou a folia na capital baiana como a maior festa popular do planeta, conforme Guiness Book. A pipoca será comandada por Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Claudia Leitte, Sarajane, Ricardo Chaves, Margareth Menezes, Xanddy Harmonia, Gilmelândia, Márcio Victor, Felipe Pezzoni e Serginho. Além disso, blocos icônicos como Filhos de Gandhy, Muzenza, Olodum, Ilê Aiyê e Commanche do Pelô também estarão presentes.
Programação do pré-Carnaval prossegue nesta segunda
A programação do pré-Carnaval segue, nesta segunda-feira (24), com “A Melhor Segunda-Feira do Mundo”, com Xanddy Harmonia. A concentração do “Pipoco” será a partir das 18 horas, saindo de Ondina em direção ao Farol da Barra. No mesmo percurso e horário, mas na terça (25) terá Léo Santana. E, claro, o tradicional Habeas Copos sai na quarta-feira (26), também às 18 horas, com bloquinhos de fanfarras desfilando do Farol da Barra até o Morro do Cristo.
Mais Lidas
Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Carnaval
Daniela Mercury diz que incidente com Tony Salles no Carnaval ‘foi violento’
Ivete Sangalo e Anitta dividem palco no encerramento do Carnaval do Rio
Grande Rio aponta erro em nota e reivindica título do Carnaval do Rio 2025
Saiba como recuperar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Últimas Notícias

Bruno Reis rebate debandada de prefeitos da oposição e alfineta Jerônimo: ‘só espuma, pouco resultado’
Prefeito adota tom cauteloso sobre ida do PDT para base de Jerônimo e cita apoio popular ao comentar 66% de aprovação em pesquisa

Ponte de R$ 3,1 milhões vai transformar acesso rural em Caetité; obra atende demanda histórica
Nova estrutura viária vai garantir mais segurança e facilitar deslocamento entre áreas rurais e BR-030 no Sudoeste baiano

Lula entrega PEC da Segurança e revela plano para enfrentar ‘multinacional do crime’ no Brasil
Proposta amplia papel do governo federal na segurança pública, cria corregedorias nas polícias e inclui sociedade civil no Conselho Nacional

Campo com grama sintética, moradias e praças: veja pacote de obras no Subúrbio de Salvador
Intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) nesta última quarta-feira (23)

Presidente do Sinjorba denuncia ataques à imprensa e defende: ‘sem diploma, o jornalismo perde sua essência’
Para Moacy Neves, no entanto, categoria tem o que comemorar graças aos avanços dos últimos anos

Basílica aberta à noite atrai multidão: milhares se despedem de Francisco em clima de comoção
Fiéis enfrentam longas filas em silêncio para homenagear papa, falecido após sofrer AVC; enterro será no sábado, em cerimônia solene

Alerta laranja em Salvador: veja bairros mais atingidos pelas chuvas nas últimas 24 horas
Volume de chuva acumulado já ultrapassa os 40 mm, segundo Defesa Civil de Salvador

EP de estreia de Anderson Cunha resgata histórias impactantes da escravidão em Caetité
Lançamento acontece nesta sexta-feira (25) em todas plataformas digitais

Consórcio Nordeste: Decisão polêmica do TCU encerra investigação sobre respiradores na gestão de Rui Costa
Contrato com empresa de produtos à base de maconha já foi usado inúmeras vezes pela oposição para criticar ex-governador

Vitória tropeça de novo na Sul-Americana e vê classificação cada vez mais distante
Com tropeço em casa, Rubro-Negro segue com dois pontos e ocupa última colocação do Grupo B