Crea-BA intensifica fiscalização de trios elétricos para Carnaval de Salvador
Conselho atua na Central Única de Vistoria e reforça cumprimento da capacidade máxima de pessoas nos equipamentos
Divulgação/Crea-BA
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) intensificou a fiscalização dos trios elétricos e veículos de apoio que irão desfilar durante o Carnaval de Salvador, cuja abertura oficial acontece na próxima quinta-feira (12). A atuação ocorre desde o início das atividades da Central Única de Vistoria, em 26 de janeiro, em conjunto com órgãos como Corpo de Bombeiros, Detran e a Política Técnica.
A ação tem como foco garantir o cumprimento das normas técnicas e o respeito à capacidade máxima de pessoas permitida em cada equipamento, conforme definido por profissionais habilitados.
Exigências técnicas para liberação dos trios elétricos
Para circular nos circuitos oficiais, os veículos precisam apresentar Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) referente a diversos itens obrigatórios. Entre eles estão a vistoria veicular, manutenção e recarga de extintores, avaliação do sistema hidrossanitário, inspeção da estrutura metálica da carreta ou semirreboque, manutenção do sistema elétrico e de sonorização, além do grupo gerador.
O profissional responsável pela ART também define a capacidade máxima de pessoas que cada trio comporta. Essa informação é fixada em uma placa do Crea-BA instalada no próprio veículo.
Incidente com trio da banda Pagodart durante Furdunço
No último sábado (7), o trio elétrico ToK, responsável pelo desfile da banda Pagodart durante o Furdunço, teve o percurso interrompido no circuito Barra-Ondina após o tombamento parcial da parte frontal do veículo, que concentrava várias pessoas. A fiscalização do trio havia sido realizada pelo Crea-BA no dia 4 de fevereiro. O profissional responsável pela ART indicou a capacidade de 57 pessoas no equipamento.
“Essa capacidade deve respeitar o espaço do equipamento. Não é possível que tenhamos 20 pessoas, por exemplo, todas em um mesmo local, deve ser ao longo do trio. Além disso, não temos como garantir que empresários coloquem pessoas acima da capacidade após passar pela área de liberação da Saltur. É preciso que empresários das bandas e proprietários de trios cumpram o que profissional determinou através da devida anotação e todas as regras do Corpo de Bombeiros, Sedur, MP e demais órgãos competentes”, afirmou o presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija.
Sedur autua responsáveis por trio após vistoria técnica
A Sedur autuou a produtora e o proprietário do trio elétrico da banda Pagodart após o incidente que impediu o desfile no Furdunço. Durante vistoria conjunta com Codesal, Transalvador, Saltur e Corpo de Bombeiros, foi constatado que o excesso de peso comprometeu a estabilidade da estrutura frontal do veículo.
De acordo com relatório técnico, a sobrecarga representou risco à integridade física de artistas, trabalhadores e foliões. Diante do cenário, a apresentação foi interrompida como medida preventiva.
Força-tarefa amplia fiscalização durante Carnaval
Em reunião realizada no domingo (8), o presidente do Crea-BA, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Sosthenes Macêdo, e os promotores do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Artur Ferrari e Audo Rodrigues, alinharam uma força-tarefa para intensificar a fiscalização durante todo o percurso do Carnaval. A ação envolve ainda a Defesa Civil de Salvador (Codesal) e a Empresa Salvador Turismo (Saltur), com foco no cumprimento da capacidade máxima de pessoas e na distribuição adequada ao longo dos equipamentos.
“A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com a realização de um Carnaval seguro e responsável. A intenção é garantir que a festa aconteça com alegria, organização e respeito às normas técnicas, prevenindo acidentes e assegurando tranquilidade para todos os envolvidos no maior evento popular da cidade”, afirmou Sosthenes.
Fiscalização integrada e planejamento antecipado
As ações de fiscalização fazem parte de um planejamento mais amplo da Prefeitura de Salvador e o Governo da Bahia, que inclui vistorias técnicas nos circuitos do Campo Grande, Pelourinho e Barra-Ondina. As equipes avaliam estruturas, rotas de fuga, circulação de trios, iluminação pública e operação integrada dos serviços.
Segundo o Crea-BA, a atuação conjunta com os órgãos públicos será mantida ao longo de todo a pré-folia e o Carnaval. “Vamos continuar mantendo essa parceria com a Prefeitura de Salvador e intensificar ainda mais a fiscalização dos equipamentos e todas as estruturas do Carnaval em todo território baiano”, finalizou Joseval Carqueija.
Franciano Gomes
Comunicador e autor de projetos culturais e audiovisuais, com atuação em jornalismo, pesquisa documental e desenvolvimento de narrativas voltadas à valorização da cultura brasileira.
Mais Lidas
Carnaval 2026
Últimas Notícias
Rotondano promete modernização no TJ-BA, mutirões, aproximação com a sociedade e defende uso responsável da IA no Judiciário
Ao Portal M!, novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia detalha prioridades para os primeiros meses do biênio 2026–2028
Pulseiras para Arquibancada Social do Carnaval de Salvador se esgotam em menos de 24 horas
Procura intensa antecipou encerramento das inscrições no espaço que fica no circuito Osmar, no Campo Grande
Bloco Camaleão resgata fantasia de 1986 e conecta gerações no Carnaval 2026
Design clássico reaparece com leitura contemporânea e reforça identidade de uma das agremiações mais tradicionais da folia baiana
Prefeitura de Salvador inaugura contenção de encosta em Plataforma e alcança quatro entregas em sete dias
Intervenção na Rua dos Tecelões recebeu investimento de R$ 595 mil
Lula é desaprovado por 52,5% e perde para Flávio Bolsonaro em cenários de 1º e 2º turno, aponta pesquisa Futura/Apex
31,3% dos entrevistados classificaram o governo Lula como ótimo ou bom. Outros 20,2% consideraram a gestão regular
Portos da Bahia recebem mais de 17 mil passageiros durante período do Carnaval
Desembarques em Salvador e Ilhéus reforçam papel estratégico do turismo marítimo na movimentação de visitantes durante a folia momesca
IPCA de janeiro fica em 0,33% com alta da gasolina e queda da energia elétrica
De acordo com IBGE, inflação oficial se mantém estável em relação a dezembro e acumula 4,44% em 12 meses
Bahia encaminha três negociações no mercado e define saídas de Rezende, Kayky e Matheus Bahia
Tricolor acerta venda para futebol chinês, negocia empréstimo com Internacional e encaminha transferência definitiva de lateral-esquerdo
‘Não decepcionarei’, diz Caiado sobre possível candidatura presidencial pelo PSD
Governador de Goiás sinaliza disposição para 2027 e explica saída do União Brasil após federação com Progressistas
Detran-BA inicia vistoria de trios elétricos e seminário para condutores do Carnaval de Salvador
Inspeções acontecem no Parque de Exposições e são obrigatórias para que veículos estejam aptos a circular durante a folia