Carnaval antecipado de Itabuna retoma tradição, reúne multidão e movimenta o Sul da Bahia
Evento iniciado nesta última quinta-feira (22) impulsiona turismo, fortalece economia regional e reúne grandes nomes da música até domingo
Joá Souza/GOVBA
O Carnaval antecipado de Itabuna voltou a ocupar o calendário festivo da Bahia nesta última quinta-feira (22), marcando oficialmente a retomada da folia fora de época na cidade após 5 anos de interrupção. A abertura contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que participou do início oficial do evento ao lado do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e do prefeito Augusto Castro (PSD), reforçando o apoio do Governo do Estado à festa, realizada com o suporte da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-BA).
“Estou muito feliz porque o Carnaval na Bahia é muito forte. Itabuna, com uma festa dessa, se destaca. Aqui a prefeitura realiza um carnaval grandioso com segurança, com estrutura. Convido as pessoas para que venham curtir”, afirmou o governador.
Evento retorna com estrutura ampliada e foco no fortalecimento do turismo
Suspenso desde 2020, o Carnaval antecipado retorna com uma estrutura ampliada, programação extensa e expectativa de grande público. A festa acontece até domingo (25) e é realizada no circuito Beira Rio, no bairro Góes Calmon, ao longo das avenidas Mário Padre e Aziz Maron, área que passou a concentrar trios elétricos, camarotes, postos de serviço e áreas de apoio.
Desde o primeiro dia, a proposta do evento é reposicionar Itabuna como um dos principais destinos do verão no interior do Estado. Localizada na zona turística da Costa do Cacau, a cidade aposta na folia para aquecer setores como hotelaria, alimentação, transporte e comércio formal e informal.
Estrutura ampliada e diversidade musical
Nesta edição, 45 atrações estão confirmadas ao longo dos quatro dias de festa. Entre os nomes que compõem a grade estão Bell Marques, Claudia Leitte, Léo Santana, Xanddy Harmonia, Jau, Psirico, Timbalada, Filhos de Jorge, Durval Lelys, Tony Salles, O Kanalha, Escandurras, La Fúria, Trio da Huanna, Araketu e Guig Ghetto, além de artistas locais e regionais.
Uma das novidades de 2026 é que os trios elétricos passaram a dar duas voltas completas no circuito, estratégia adotada para ampliar o tempo de desfile, melhorar a circulação do público e aumentar a interação entre artistas e foliões. A curadoria musical reúne axé, pagode, swingueira, arrocha, piseiro, pop e eletrônico, buscando atrair tanto moradores da região quanto turistas que passam o verão no Sul da Bahia.
A organização projeta público superior a 120 mil pessoas por dia, número que, se confirmado, consolida a retomada do Carnaval antecipado como um dos maiores eventos fora de época do país.
“A prefeitura planejou e depois de cinco anos conseguimos realizar o maior carnaval fora de época do Brasil. Não seria possível se não tivesse apoio do Governo do Estado. É motivo de alegria receber milhares de pessoas da Bahia e de outros lugares”, ressaltou Augusto Castro.
Atrações que ainda vão se apresentar
Após a abertura nesta quinta-feira, a programação segue intensa nos próximos dias.
Programação do Carnaval Antecipado de Itabuna 2026
Sexta-feira – 23 de janeiro
- Bell Marques
- Xanddy Harmonia
- Timbalada
- Fantasmão
- Araketu
- Igor Kannário
- La Fúria
- Pagod’art
- Boyzinho
- Samba VIP
- 1 Milhão
Sábado – 24 de janeiro
- Henry Freitas
- Durval Lelys
- Tomate
- Psirico
- Trio da Huanna
- Rogerinho
- Robyssão
- Gasparzinho
- Nova Proposta
- A Tarraxada
- Para Tudo
Domingo – 25 de janeiro (encerramento)
- Vina Calmon
- Thiago Aquino
- Jau
- Vitor Fernandes
- Tony Salles
- Rubynho
- Oz Polêmicos
- Revoada
- Guig Ghetto
- 99 no Beat
Impacto econômico e fortalecimento do turismo
A retomada do Carnaval antecipado é tratada como ação estratégica para o desenvolvimento econômico local. A expectativa é de ocupação elevada da rede hoteleira, crescimento no fluxo de bares, restaurantes e vendedores ambulantes, além de incremento no transporte intermunicipal e nos serviços temporários ligados à festa.
Com apoio direto do Governo da Bahia, o evento também se integra às políticas estaduais de interiorização do turismo e descentralização dos grandes festejos, que buscam distribuir o fluxo de visitantes para além da capital durante o verão.
“O governo da Bahia tem apoiado e investido para que esses festejos aconteçam cada vez mais nos territórios e municípios, com apoio à cultura, mas também com a segurança pública, com a saúde, com os serviços que garantem festejos tranquilos, marcados pela alegria e que desenvolvem os municípios”, disse o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.
Esquema especial de segurança
Para garantir o funcionamento do evento, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) implantou um esquema especial com 1.135 profissionais, envolvendo policiais militares, civis, bombeiros militares e equipes do Departamento de Polícia Técnica. O planejamento inclui monitoramento por câmeras ao longo do circuito, patrulhamento ostensivo, postos elevados de observação e a ativação do Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc), responsável por coordenar as ações de segurança, saúde e emergência durante os dias de folia.
Além do policiamento, o evento conta com apoio de equipes de saúde, brigadistas, fiscalização urbana e serviços de limpeza, compondo a estrutura montada para receber o público.
Mais Lidas
Carnaval 2026
Últimas Notícias
Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024
Abertura de vagas com carteira assinada recua 23,7%, enquanto Bahia aparece entre os destaques estaduais
MP-BA apura denúncia contra Ivete Sangalo após criança participar de show em Salvador
Representação questiona adequação de música apresentada em show realizado no Terminal Náutico
Kassab diz que ‘solução política’ definirá candidato do PSD à Presidência e reconhece eleitorado próximo ao bolsonarismo
Presidente da sigla diz que partido se consolida no campo da centro-direita e busca alternativa moderada para a Presidência
Prefeitura entrega quase 5 mil títulos de propriedade em Paripe pelo programa Casa Legal
Programa municipal amplia segurança jurídica e fortalece economia local
André Magal aposta em Carnaval recorde e projeta sold out em todos os dias do Camarote Baiano: ‘Esse ano virou explosão’
Ao M!, sócio do Grupo San Sebastian diz que boa receptividade do público impulsionou a alta procura para a edição 2026
Bloco Camaleão divulga datas de entrega dos abadás para o Carnaval de Salvador; veja quando será
Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a entrega ocorrerá das 12h às 20h. Já entre os dias 15 e 17 de fevereiro, o atendimento será das 10h às 18h
Lula realiza exames e será submetido a cirurgia de catarata nesta sexta-feira
Procedimento será realizado no olho esquerdo
Crime doloso ou culposo? Entenda a diferença que pode mudar o rumo de um julgamento
Intenção, risco e erro definem enquadramento penal e podem mudar completamente a pena aplicada
O que fazer em Salvador no fim de semana? Festa dos Palhaços, Marina Sena, Jau, O Kannalha, Saulo, Psirico, Margareth Menezes, Olodum, Timbalada e mais; confira na agenda do Portal M!
Confira os principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer
Kassab diz que Tarcísio precisa se diferenciar de Bolsonaro para se firmar: ‘Gratidão é uma coisa, submissão é outra’
Para Kassab, o reconhecimento ao papel exercido pelo ex-mandatário é legítimo, mas não pode impedir a construção de uma identidade política própria