Bruno Monteiro defende diversidade no Carnaval de Salvador após polêmica com Filhos de Gandhy

Para secretário, expansão da folia na capital baiana e no interior é positiva não apenas do ponto de vista cultural, mas também econômico


Bruno Monteiro defende diversidade no Carnaval de Salvador após polêmica com Filhos de Gandhy - Equipe M!
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, defendeu, na manhã desta quarta-feira (26), a diversidade no Carnaval de Salvador, após a recente polêmica envolvendo o bloco afro Filhos de Gandhy, que foi alvo de investigação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) por restringir a participação de homens trans. Em entrevista ao Portal M!, durante um evento que também contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), Monteiro elogiou a decisão do grupo de rever seu estatuto para ampliar a inclusão.

Filhos de Gandhy e a mudança no estatuto

A polêmica começou após o Filhos de Gandhy divulgar um comunicado informando que apenas “pessoas do sexo masculino cisgênero” poderiam se associar ao grupo. A restrição gerou forte repercussão, levando o MP-BA a abrir uma investigação para apurar possível discriminação. A Defensoria Pública da Bahia também se manifestou, recomendando a remoção da cláusula do estatuto sob a alegação de que poderia configurar transfobia, crime equiparado ao racismo pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Diante da pressão, o afoxé anunciou que removeria o termo “cisgênero” do comunicado e convocaria uma assembleia para discutir a possibilidade de alterar o estatuto. Segundo Monteiro, essa mudança reflete uma evolução necessária.

“O Filhos de Gandhy reconheceu, reviu uma regra antiga para que possa ser um bloco mais inclusivo. Eu acho que isso é muito pedagógico, é muito didático, de tudo que a gente está vivendo, sempre buscando construir os caminhos que levem a processos melhorados, mais inclusivos e abrangentes para toda a população”, afirmou o secretário ao Portal M!.

Para Monteiro, o caso ilustra como tradições culturais podem e devem dialogar com as transformações sociais. “Um momento como esse de celebração é sempre um momento de resgate da história para que possamos celebrar tudo aquilo que foi construído, mas também evoluir, buscar novas formas de inclusão”, completou.

Expansão do Carnaval baiano

Além de falar sobre a polêmica envolvendo os Filhos de Gandhy, Monteiro também comemorou a expansão do Carnaval na Bahia, afirmando que a festa tem se espalhado por mais bairros de Salvador e também por municípios do interior do Estado.

“O Carnaval tem ganhado essa característica de estar mais próximo de onde as pessoas estão. Se há alguns anos atrás havia essa cultura do Carnaval ser localizado em Salvador e o São João acontecer em todo o Estado, nós vemos a cada ano o aumento dos municípios e dos bairros também de Salvador que realizam eventos carnavalescos”, explicou ao Portal M!.

Segundo o secretário estadual, 12 bairros da capital terão programação própria neste ano, alguns promovidos pelo governo estadual, outros pela prefeitura. “A segurança pública está presente em todos eles. Isso significa que as pessoas também têm se apropriado mais dessa festa, deixa de ser algo distante para ser algo que faça parte da vida da comunidade, do bairro, do município e do interior”, pontuou o secretário.

Para ele, a expansão do Carnaval é positiva não apenas do ponto de vista cultural, mas também econômico. “Onde há uma festividade de Carnaval, seja ela pequena, média ou grande, é a celebração da cultura que está acontecendo, mas é também a economia se desenvolvendo, é emprego sendo gerado, é a renda sendo aquecida”, afirmou.

Expectativas para Carnaval de Salvador

Questionado sobre as expectativas para o Carnaval de Salvador deste ano, Monteiro demonstrou otimismo e citou os eventos que antecederam a folia como um bom indicativo do sucesso da festa.

“A nossa expectativa é a melhor possível. Tivemos um verão grandioso, com eventos de grande movimentação como o Pôr do Som, no dia 1º de janeiro, com Daniela Mercury, e várias outras agendas de rua que trouxeram um grande fluxo de baianos e turistas. Isso sempre é um termômetro para a gente sobre o Carnaval”, afirmou ao Portal M! durante inauguração do batalhão policial que vai atuar na segurança durante os seis dias do Carnaval de Salvador, que abre oficialmente nesta quinta-feira (27), às 15h30, no circuito Osmar (Campo Grande).

Para o secretário, a festa não será apenas uma oportunidade de celebração e movimentação econômica, mas também um momento de reafirmação do Axé Music e de valorização da cultura baiana. “O Carnaval será de muitas pessoas, de muita movimentação econômica, mas especialmente de celebração da cultura. Queremos valorizar a importância do Axé Music para a nossa cultura, para a economia criativa e para a Bahia como um todo”, concluiu.

Héber Araújo

Héber Araújo

Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Carnaval 2026

Últimas Notícias

Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026 -
Política 02/02/2026 às 16:31

Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026

Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas


Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste -
Cidades 02/02/2026 às 15:59

Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste

Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos


Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro -
Cidades 02/02/2026 às 15:27

Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro

Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade


Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026 -
Política 02/02/2026 às 14:42

Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026

Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador


Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’ -
Política 02/02/2026 às 14:11

Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’

Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital


STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis -
Política 02/02/2026 às 13:40

STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis

Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional


Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes -
Política 02/02/2026 às 13:09

Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes

Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar


Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’ -
Política 02/02/2026 às 12:38

Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’

Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar


MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026 -
Política 02/02/2026 às 12:07

MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026

Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral


Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD -
Política 02/02/2026 às 11:36

Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD

Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base