Bloco Timbalada: Carlinhos Brown garante energia do Candyal Guetho Square na Barra-Ondina
Carlinhos Brown promete um desfile inesquecível em homenagem aos 40 anos do Axé Music

Este ano, o desfile do Bloco Timbalada promete unir tradição e modernidade. Sob o comando de Carlinhos Brown, fundador do grupo e do bloco, o desfile promete levar aos foliões uma experiência inesquecível, repleta de ritmos contagiantes, influências afro-brasileiras e uma percussão marcante. Além disso, o cacique reforçou a importância de resgatar as raízes culturais e sociais do movimento.
Brown garantiu que a essência do Candyall Guetho Square será transportada para o circuito Barra/Ondina, no sábado (1º), oferecendo aos foliões uma experiência única. Este ano, o cantor assume os vocais do bloco ao lado de Amanda Santiago e Patrícia, que já foram cantoras da banda Timbalada. O setlist contará com clássicos do Axé Music e sucessos que marcaram a história do grupo.
“Teremos um dia do Bloco Timbalada nas ruas de Salvador para celebrar os 40 anos do Axé Music. Lembro que, antes de tudo isso, eu fazia parte da banda Salamandra do Bloco Camaleão, que fazia o circuito no sentido contrário, da Ondina para a Barra. Tudo era feito em cima de caminhões, sem o glamour de agora. Agora vamos comemorar esses 40 anos com o bloco que criei. Será um dia muito especial para nós, timbaleiros e timbaleiras. Este ano, vou sair com a Timbalada, celebrando um movimento social e cultural com um repertório de ritmos, letras e músicas que criei para entreter o público”, disse o cacique.
Desde sua criação, a Timbalada foi sinônimo de inovação, impulsionando transformações no Carnaval de Salvador. No início, o circuito Barra/Ondina ainda estava em desenvolvimento, e o bloco se destacou como uma força alternativa, ajudando a consolidar essa região como um dos principais pontos da folia. Foi graças ao cacique que a estrutura dos trios elétricos foi revolucionada, introduzindo decorações inovadoras em alumínio e sistemas avançados de iluminação, influenciando não apenas a festa baiana, mas também o Carnaval como um todo.
Brown comanda bloco
Antônio Carlos Santos de Freitas, conhecido como Carlinhos Brown, nasceu e cresceu no Candeal, um bairro periférico de Salvador (BA). Desde criança, era curioso e, ao invés de aprender música de maneira tradicional, encontrou sua formação nas rodas de música com os vizinhos e nas sonoridades do cotidiano. Com um otimismo nato, ele relembra as dificuldades da infância com leveza, desde os empregos distantes da música até a fome e as experiências de dormir nas ruas. Embora tenha vivido momentos difíceis, ele os vê com afeto e sem o peso dramático que muitos associam a essas situações.
A trajetória de Carlinhos Brown é inseparável de Candeal. À medida que o artista conquistava fama e sucesso, ele também levava cultura e educação ao bairro. Projetos como Candeal Guetho Square (a casa dos ensaios do Timbalada) e Pracatum (centro educacional) tornaram-se referências culturais e sociais na capital baiana, um bairro que, no passado, era marcado pela pobreza.
A espiritualidade, especialmente o Candomblé, desempenha um papel fundamental na vida e na música de Carlinhos Brown. O artista se conecta com seus ancestrais e divindades para criar sua arte. Mesmo enfrentando resistência do avô materno, Brown se aprofundou na cultura afro-brasileira, e o Iorubá pode ser ouvido em suas letras e na maneira como se comunica com o mundo. Seus batuques e canções são uma homenagem aos orixás e, com a permissão deles, Carlinhos compõe suas músicas.
Do início humilde nos bares de Salvador à grande visibilidade na cadeira de jurado do programa The Voice, a carreira de Carlinhos Brown foi repleta de desafios e vitórias. Quem assiste aos seus shows lotados não imagina as histórias que marcaram o início de sua carreira, incluindo confusões e até ameaças de morte. Durante sua jornada, ele teve a oportunidade de tocar com grandes nomes da música brasileira, como Djavan, e compor para artistas como Caetano Veloso, consolidando seu nome na música nacional.
Candeal como fonte de inspiração
Este ano, o Bloco Timbalada vai resgatar a magia do Candeal, bairro que serviu como berço do movimento e influenciou a sonoridade característica da banda. O desfile será um verdadeiro espetáculo, combinando uma estrutura grandiosa com um repertório que celebra as quatro décadas do Axé Music.
“Quarenta anos de Axé Music. São muitas comemorações. Eu destaco as oportunidades que tive como participante e criativo do movimento. Quando criei a Timbalada, o circuito Barra/Ondina ainda era uma aposta incipiente, tanto que a Timbalada foi lançada como bloco alternativo. Isso fortaleceu um circuito que era desacreditado por muitos”, destacou Carlinhos Brown.
História da Timbalada
A Timbalada, fundada por Brown, é conhecida pelo som do timbal, que define sua identidade musical. Ao longo das décadas, o grupo incorporou influências do samba-reggae, ijexá e outros ritmos afro-brasileiros, criando uma sonoridade única que conquistou gerações de foliões. Além disso, o grupo também mistura outros ritmos regionais em suas músicas, como tamanquinho, aremba, pixote, charminho, tunk e funk, sem nunca se esquecer do Axé.
Venda de abadás e informações para foliões
Os abadás para o Bloco Timbalada podem ser adquiridos em pontos oficiais como:
- Bora Tickets (Shopping da Bahia, 2º piso)
- Central do Carnaval
- Folia Bahia
- Quero Abadá
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
>
Carnaval
> Carnaval 13/03/2025 às 12:07
Prefeito de Salvador desafia MTE: ‘nunca houve exploração, acusação é política’
> Carnaval 11/03/2025 às 18:29
Reconhecimento Facial leva à prisão de suspeito de disparos no Carnaval de Salvador
> Carnaval 11/03/2025 às 17:44
Daniela Mercury diz que incidente com Tony Salles no Carnaval ‘foi violento’
> Carnaval 09/03/2025 às 18:50
Carnaval do Rio: Margareth Menezes critica punição à Unidos de Padre Miguel por uso de iorubá
> Carnaval 09/03/2025 às 11:40
Ivete Sangalo e Anitta dividem palco no encerramento do Carnaval do Rio
> Carnaval 07/03/2025 às 23:00
Luana Monalisa brilha no Carnaval de Salvador com a ‘Nave Elétrica’ e novo hit
> Carnaval 07/03/2025 às 14:42
Grande Rio aponta erro em nota e reivindica título do Carnaval do Rio 2025
> Carnaval 07/03/2025 às 13:09
Netinho atualiza estado de saúde e revela detalhes sobre internação em Salvador
> Carnaval 07/03/2025 às 10:03
Saiba como recuperar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
> Carnaval 06/03/2025 às 09:00