Arrastão da Quarta-feira de Cinzas encerra Carnaval com Brown, Léo Santana e Danniel Vieira
Carnaval de Salvador conquistou reconhecimento histórico ao entrar para Guinness World Records como maior Carnaval de trio elétrico do mundo

O Carnaval de Salvador oficialmente terminou na terça-feira (4), mas a tradição popular manteve viva a celebração na Quarta-feira de Cinzas (5), com o tão aguardado arrastão. A festa completa 30 anos neste ano e será comandada por Carlinhos Brown, Léo Santana e Danniel Vieira, que puxarão trios elétricos pelo circuito Dodô (Barra-Ondina), a partir das 10 horas.
O Carnaval de Salvador conquistou um reconhecimento histórico ao entrar para o Guinness World Records como o maior Carnaval de trio elétrico do mundo. O anúncio foi feito, nesta última terça-feira (4), durante o desfile de Ivete Sangalo no Campo Grande, consolidando o evento como uma das maiores festas populares do planeta. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) e a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura, Ana Paula Matos (PDT), receberam a equipe do Guinness para oficializar a certificação. No trio, Ivete Sangalo foi a responsável por divulgar a novidade ao público, celebrando a conquista e destacando a relevância do Carnaval baiano.
Origem do arrastão e novidades
Criado em 1995 por Carlinhos Brown, o arrastão nasceu como uma forma de proporcionar aos trabalhadores do Carnaval a oportunidade de aproveitar a folia após dias intensos de serviço. O evento se consolidou e, ao longo dos anos, passou a reunir uma multidão de foliões que desejam estender a festa por mais um dia.
Para esta edição, Carlinhos Brown preparou uma surpresa especial: ele convidou 250 percussionistas para tocarem em seu trio, incluindo 100 mulheres do grupo percussivo Fé-Menina, que farão parte da abertura do desfile.
Uma das grandes novidades do Arrastão de 2025 é a ausência de Bell Marques, que participou do evento nas duas últimas edições. Bell optou por não puxar trios pipoca e concentrou suas apresentações nos blocos do circuito Dodô durante os dias oficiais da folia.
Outra novidade está na apresentação de Danniel Vieira, que contará com a participação de artistas convidados, como Edcity, Guga Meyra, Silvanno Salles, Robyssão e Breno Ferreira, sobrinho do sertanejo Marrone.
Milhões de foliões nos circuitos de Salvador
O Carnaval de Salvador de 2025 bateu recordes de presença, com o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) registrando um total de 8 milhões de foliões nos circuitos até a segunda-feira (3). O dia mais movimentado foi o sábado (1º), reunindo 1.780.997 pessoas nas ruas, seguido pelo domingo (2), com 1.731.958.
Houve um fato curioso na quinta-feira (27),: pela primeira vez em 20 anos, o Circuito Osmar (Campo Grande) superou o Circuito Dodô (Barra-Ondina) em número de foliões. A folia teve seu menor público na sexta-feira (28),, com 1.383.465 pessoas.
A segurança do evento contou com um robusto esquema de monitoramento, com 1.500 câmeras espalhadas pelos principais pontos da festa. Ainda restam os números finais de terça-feira (4) e do Arrastão de quarta-feira (5) para consolidar o balanço total do Carnaval deste ano.
Redução no volume de lixo
Apesar do aumento no público, a coleta de lixo apresentou uma queda em relação ao ano passado, conforme informou o presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Carlos Gomes. Segundo ele, a redução foi de aproximadamente 10% em relação ao Carnaval de 2024, o que ele atribui a uma mudança no comportamento dos foliões.
“Este ano, tivemos um público recorde, mas também notamos que as pessoas estão consumindo menos. Isso pode estar relacionado às condições econômicas, mas também à maior conscientização sobre a produção de resíduos”, explicou Gomes.
A limpeza da faixa de areia das praias também recebeu atenção especial. Segundo Gomes, equipes foram destacadas exclusivamente para essa tarefa, garantindo que os resíduos fossem retirados constantemente ao longo dos dias de folia.
Com o arrastão, Salvador se despede oficialmente do Carnaval 2025, fechando a programação com muita música, energia e tradição. A expectativa é que milhares de pessoas acompanhem os trios elétricos pela orla da Barra, mantendo viva a essência de uma das maiores festas populares do mundo.
Mais Lidas
Carnaval
Daniela Mercury diz que incidente com Tony Salles no Carnaval ‘foi violento’
Ivete Sangalo e Anitta dividem palco no encerramento do Carnaval do Rio
Grande Rio aponta erro em nota e reivindica título do Carnaval do Rio 2025
Saiba como recuperar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Últimas Notícias

Jerônimo entrega novas sedes da polícia e anuncia obras de R$ 158 milhões em Nazaré
Governador da Bahia cumpre agenda no Recôncavo com entregas na segurança pública e investimentos em infraestrutura hídrica

Marinha intensifica fiscalização, apreende seis embarcações e retira 11 de tráfego no Baixo Sul
Ao todo, ações de fiscalização da Capitania dos Portos resultaram em 181 embarcações abordadas e 38 notificações emitidas

BBB 25: grande final promete emoção com shows de ex-participantes e prêmio de R$ 2,7 milhões
Celebração também terá presença de familiares dos finalistas

Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Segundo boletim médico divulgado neste sábado (19), quadro clínico segue sob vigilância intensiva e sem previsão de alta

Pressão no Congresso: seis partidos cobram regras urgentes para redes sociais com foco na proteção de crianças
Governo quer retomar projeto de lei que responsabiliza plataformas

Chuvas intensas e ventos de até 100 km/h: Inmet emite alerta para quase todo Brasil neste feriadão
Previsão é de chuvas de até 50 mm por dia

Jerônimo Rodrigues destaca Feira de Caxixis como símbolo da cultura e do turismo na Bahia
Evento reúne ceramistas, atrações culturais e público estimado em 90 mil visitantes até este domingo (20)

Após reprovação da Zalika, Saúde fecha contrato com Pfizer para 57 milhões de doses contra covid-19
Primeira remessa está prevista para ser entregue entre abril e maio, com lote inicial de 8,5 milhões de doses

Davi Brito vira réu por ameaça com arma e violência psicológica contra ex; entenda o caso
Relacionamento aconteceu entre os meses de junho e julho de 2024, após término do ex-BBB baiano com Mani Rego

Parece fácil, mas não é…
Neste artigo, Márcio Marinho defende que comunicação eficaz e escuta empática são pilares para uma política transformadora na Bahia