De repente, a China faz um alerta
Neste artigo, Gerson Brasil analisa a nova estratégia da China na guerra tarifária com os EUA e o impacto global das disputas comerciais de Xi Jinping
A China lançou uma carta na mesa da guerra tarifária imposta por Trump, dando sinais de precisar de apoio para vencer a contenda ou diminuir danos. Até então, as nações estavam procurando um modo de negociar com os EUA na perspectiva de manter o mercado americano dentro do radar das trocas comerciais e se chamuscar se possível levemente, porque os consumidores/eleitores possivelmente não gostariam de perder seus empregos, porque a indústria ou aquela empresa de exportação de serviços perdeu 30% do negócio.
A Europa e Trump estão trocando farpas, mas ainda não chegaram ao campo de batalha e prosseguem se estudando, mas de olho na plateia e principalmente na reação. Conforto e bem-estar social foram conquistas obtidos à base de muito sacrifício, sobretudo de guerras, e não se troca de modo de vida, e os privilégios, como se fossem apenas descartar papel usado na lixeira.
Nos outros países, incluindo o Brasil, a situação guarda similitude e abaixo da linha do Equador onde a riqueza ainda não se fez presente para grande parte da população a ansiedade é ainda maior.
No campo da guerra tarifária a China fez um movimento que chama a atenção. Até então, Xi Jinping vinha impondo também tarifas aos produtos Made in USA e suspendendo compras, como aconteceu com os aviões da Boeing, onde encomendas foram canceladas.
Mas agora, a China resolveu colocar no seu portfólio de enfrentamento a Trump os outros países e de maneira curiosa, alertando-os de que se houver restrições de compra de produtos chinês, Pequim vai ficar furiosa. Ora, todos sabem que a nova ordem mundial do comércio passará por uma reforma, onde cada país tentará garantir sua balança comercial, com os EUA, a China e a Europa. A Organização Mundial do Comércio pertence ao passado, os tratados comerciais idem, então, não haverá uma regra a ser seguida, contará a capacidade de cada país ditar seu rumo.
Na reportagem de Vivian Wang no New York Times, edição on line, de ontem, está bem claro que Xi Jinping quer um alinhamento ou descerá a palmatória na mão dos outros. Diz a matéria: “o governo chinês alertou outros países para que não limitem o comércio com a China a fim de obter uma isenção das tarifas americanas, prometendo retaliar os países que o fizerem”.
A repórter informa na matéria que “o governo Trump não afirmou oficialmente que pressionaria os países a limitar o comércio com a China em troca de isenção de tarifas. Mas Trump sinalizou que está aberto à ideia”.
Já quase no fim da reportagem está escrito: “há indícios de que alguns países podem oferecer concessões aos Estados Unidos relacionadas à China. Autoridades vietnamitas prometeram reprimir o transbordo, uma prática em que mercadorias são enviadas por um terceiro país com uma tarifa mais baixa. Autoridades americanas acusaram a China de fazer transbordo através do Vietnã. Outros países também não endossaram os apelos da China para se unirem contra as tarifas americanas”.
A China sabe que muitos dos seus produtos vão ficar sem navios e as reclamações em relação ao Made in China já ocorrem. O CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, em entrevista ao repórter Eduardo Vargas de IstoÉ Dinheiro, na edição, online, de 20 março, relatou que a companhia ‘está próxima’ de repensar o patamar de alocação de capital em solo brasileiro em meio a um cenário de ‘inundação de aço da China’, que provoca prejuízos à indústria nacional e subutilização da capacidade de produção da empresa no país. Este é apenas um dos ruídos provocados pelos produtos chineses, não somente no Brasil, mas em diversos lugares. No entanto, há muito interesse em jogo, e qualquer extrapolação para o cenário de uma nova Guerra Fria serve para vender audiência e especulação, mas a o líder chinês Xi acusou um golpe com a luta de box ainda no vestiário.
*Gerson Brasil, jornalista, escritor e secretário de Redação da Tribuna da Bahia
Mais Lidas
Artigos e afins
Vai ter Posto do SAC na Casa do Povo!
Quando é que você vai crescer?
Por que você não consegue perdoar?
Últimas Notícias
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]
Carlinhos Brown anima o domingo como atração surpresa no Circuito Ivete Sangalo
O artista sobe ao trio elétrico às 15h30, prometendo animar os foliões com um show marcado por energia, alegria e forte interação com o público
Resumo do BBB 26: madrugada tem tensão, confissão de Juliano e estratégia entre sisters
Participantes discutem jogo trocam acusações e projetam a formação do próximo Paredão
Botafogo-SP x Palmeiras: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
Alviverde joga em Ribeirão Preto com elenco jovem e pode garantir classificação antecipada às quartas de final
Bahia x Porto-BA: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações de 1º/02/2026
Duelo da sexta rodada do Campeonato Baiano acontece neste domingo na Arena Fonte Nova com transmissão ao vivo