Gleisi acusa Eduardo Bolsonaro de ameaçar Alcolumbre e Hugo Motta com sanções dos EUA: ‘Traidor da pátria’
Deputado sugeriu sanções dos Estados Unidos contra os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal
Jose Cruz/Agência Brasil
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, classificou, na última sexta-feira (25), como “crime intolerável” as declarações feitas pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que sugeriu sanções dos Estados Unidos contra os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A fala do parlamentar, feita em entrevista à Revista Oeste, gerou forte reação por parte do governo federal.
Na entrevista, Eduardo Bolsonaro afirmou que Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado, e Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara em exercício, poderiam ser alvos de retaliações caso não avancem com as pautas que envolvem o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e a proposta de anistia aos envolvidos nos ataques do 8 de Janeiro.
“O impeachment de ministro fica a cargo da presidência do Senado, anistia fica a cargo do presidente da Câmara. Eu tenho certeza que o Davi Alcolumbre e o Hugo Motta não são iguais ao Alexandre de Moraes”, disse Eduardo Bolsonaro à revista.
Segundo ele, os dois parlamentares estariam impedindo o avanço de temas considerados prioritários por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Gleisi afirma se tratar de ‘crime intolerável’
A ministra enfatizou ainda que as falas do deputado se tratam de um ‘crime intolerável’. “A ameaça de Eduardo Bolsonaro aos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, é um crime intolerável contra a soberania e a democracia no Brasil”, escreveu a ministra.
Em outra publicação, Gleisi afirmou: “Esse crime de lesa-pátria não pode ficar impune”. A ministra também chamou o deputado de “traidor da pátria”, ressaltando a gravidade do ato ao tentar envolver um governo estrangeiro em decisões internas do Congresso Nacional.
A ameaça de Eduardo Bolsonaro aos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, é um crime intolerável contra a soberania e a democracia no Brasil. A conspiração desse traidor da pátria com os agentes de Donald Trump descamba para uma chantagem cada vez mais…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) July 25, 2025
Eduardo Bolsonaro busca apoio nos EUA
Eduardo Bolsonaro está atualmente nos Estados Unidos, onde, segundo ele, busca apoio e medidas contra o ministro Alexandre de Moraes. Moraes é relator de processos que investigam o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, inclusive relacionados à tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Além disso, Eduardo tem comemorado decisões atribuídas a integrantes do Partido Republicano dos EUA. Entre elas, está um suposto tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras aos Estados Unidos, com início previsto para 1º de agosto, e o cancelamento do visto americano de Alexandre de Moraes, anunciado por Donald Trump.
“A conspiração desse traidor da pátria com os agentes de Donald Trump descamba para uma chantagem cada vez mais indecente, exigindo anistia de Jair Bolsonaro e impeachment de Alexandre Moraes para suspender sanções dos EUA ao Brasil”, declarou Gleisi Hoffmann.
Articulação política e contexto institucional de Gleisi Hoffmann
O Ministério das Relações Institucionais, comandado por Gleisi, tem como função principal a articulação política entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. As declarações de Eduardo, portanto, foram recebidas como uma tentativa de desestabilizar essa relação institucional, ao sugerir punições externas a figuras centrais do Legislativo brasileiro.
No Supremo Tribunal Federal, Jair Bolsonaro responde a ações penais que investigam sua suposta participação em uma tentativa de anular o resultado das eleições de 2022. Já Eduardo é alvo de um inquérito que apura seus movimentos políticos e diplomáticos no exterior.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade
Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026
Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador
Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’
Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital
STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis
Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional
Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes
Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional