Salvador atinge 100ª chacina e Instituto Fogo Cruzado defende nova política de segurança para reduzir mortes na Bahia
Desde 2022, Salvador lidera o ranking de municípios com o maior número de chacinas na Bahia
Feijão Almeida/GOVBA
O Instituto Fogo Cruzado defendeu, nesta quarta-feira (5), uma nova política de segurança para reduzir mortes na Bahia. O alerta ocorre após uma operação policial em Fazenda Coutos, que resultou na morte de 12 pessoas. O episódio ocorreu na madrugada desta terça-feira (4), quando um grupo armado de uma organização criminosa invadiu a região do subúrbio de Salvador. As informações são da Agência Brasil.
Ainda segundo o instituto, o caso se tornou a 100ª chacina registrada na capital baiana e na região metropolitana desde julho de 2022, quando iniciaram as pesquisas sobre violência no estado.
Impacto na segurança e sociedade
De acordo com o Instituto, 67% das chacinas registradas envolvem a atuação de policiais, com 261 mortes resultantes dessas operações. A coordenadora regional do instituto, Tailane Muniz, destacou a gravidade dos números, apontando que a segurança precisa ser repensada para garantir a proteção dos cidadãos.
“Quando 12 pessoas morrem numa ação policial, fica claro que a prioridade é o confronto e não a proteção. Os moradores da região enfrentaram mais de 7 horas de um intenso tiroteio, o transporte público foi suspenso, e a pergunta que fica é quais os resultados disso?“, afirmou Tailane.
Em resposta ao episódio, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou uma nota informando que a Polícia Militar intensificou o policiamento na área para conter a violência e garantir a segurança da população.
A SSP informou que, durante as incursões realizadas na manhã de terça-feira (4), houve resistência armada por parte dos criminosos, resultando no confronto. “No desdobramento da ação, 12 suspeitos foram alvejados, socorridos para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiram aos ferimentos”, diz o comunicado.
Operação e investigações sobre o confronto
A SSP também relatou que, durante a operação, foram apreendidos um vasto arsenal, incluindo submetralhadoras, pistolas, revólveres, munições, entorpecentes e balanças de precisão.
A Secretaria informou ainda que todas as circunstâncias do confronto estão sendo investigadas pela Polícia Civil, com a realização de perícias pela Polícia Técnica, conforme os protocolos legais.
“Por fim, esclarece-se que a ação policial ocorrida em Fazenda Coutos é pontual e não possui qualquer relação com o carnaval“, afirmou a SSP em nota.
A definição de chacina, segundo o Fogo Cruzado, inclui qualquer evento em que três ou mais civis são mortos a tiros na mesma situação, independentemente da motivação, seja assalto, disputa entre grupos armados ou operação policial.
Quando as mortes ocorrem durante ações das forças de segurança, elas são classificadas como chacinas policiais. Desde 2022, Salvador lidera o ranking de municípios com o maior número de chacinas na Bahia, com 63 ocorrências, das quais 46 envolveram ações policiais.
Além de Salvador, os municípios mais afetados pela violência são Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas e Simões Filho. Entre os bairros de Salvador, Águas Claras se destaca com o maior número de chacinas policiais, seguido por Arenoso, Beiru/Tancredo Neves, e outros bairros como Caroba e Cosme de Farias. A violência também afetou regiões como Lobato, Pau Miúdo e Rio Sena, com registros de chacinas em diversas situações.
Perfil das vítimas e tendências de violência
O levantamento do Instituto Fogo Cruzado revela que, entre as 373 vítimas de chacinas registradas, a maioria eram homens, representando 93% dos mortos, com 345 vítimas do sexo masculino. Também foram registrados 20 casos de mulheres, o que corresponde a 5% das vítimas.
Outras 12 pessoas não tiveram seu gênero identificado. Além disso, a maioria das vítimas foi morta dentro de suas residências, seguidas por mortes em bares e dentro de automóveis.
Em relação à faixa etária, a maioria das vítimas era adulta, com 347 pessoas, enquanto nove adolescentes e uma criança também foram registradas entre as vítimas de chacinas. A ONG enfatiza a importância de se adotar uma abordagem mais eficaz para reduzir os números de mortes, especialmente em áreas com alta incidência de violência.
Segundo o Instituto, a situação de violência em Salvador e em outros municípios da Bahia deve ser uma preocupação urgente para as autoridades e a sociedade civil.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete