Barroso pede manifestação de Dino e Zanin sobre pedido de impedimento de Bolsonaro para julgar tentativa de golpe
Defesa do ex-presidente alega que ministros têm histórico de parcialidade e pede que julgamento ocorra no plenário do STF
Valter Campanato/Agência Brasil
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, solicitou, nesta quarta-feira (26), que os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin se manifestem sobre os pedidos de impedimento apresentados pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A petição foi protocolada na terça-feira (25) e busca afastar ambos do julgamento da denúncia sobre tentativa de golpe de Estado. As informações são da Agência Brasil.
Em sua decisão, Barroso afirmou que, antes de analisar a admissibilidade do pedido, os ministros alvos da impugnação devem apresentar informações. O julgamento ainda não tem data definida, mas será conduzido pela Primeira Turma do STF.
Defesa de Bolsonaro alega falta de imparcialidade
Os advogados do ex-presidente argumentam que Flávio Dino e Cristiano Zanin têm um histórico de envolvimento em processos contra Bolsonaro, o que comprometeria a imparcialidade no julgamento da denúncia.
Argumentos contra Flávio Dino
A defesa sustenta que Dino moveu uma queixa-crime contra Bolsonaro em 2021, quando ainda era governador do Maranhão. Na época, o ex-presidente foi acusado de calúnia durante a pandemia de Covid-19. O advogado Celso Vilardi, representante de Bolsonaro, afirma que essa situação configura um caso clássico de impedimento, já que há um histórico direto de litígio entre juiz e parte.
Motivos para afastamento de Cristiano Zanin
Em relação a Cristiano Zanin, a defesa argumenta que o ministro já se declarou impedido em um recurso que buscava reverter a inelegibilidade de Bolsonaro, decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2023. Naquela ocasião, Zanin afastou-se do julgamento por ter atuado como advogado da campanha de Lula, movendo ações contra Bolsonaro nas eleições de 2022.
Os advogados apontam que os fatos que motivaram a inelegibilidade no TSE são os mesmos presentes na denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no STF. Assim, segundo a defesa, haveria razões objetivas para que Zanin também fosse afastado desse julgamento.
Julgamento será na Primeira Turma do STF
O caso será analisado pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator da denúncia), Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Se a maioria aceitar a denúncia, Bolsonaro e os outros 33 acusados se tornarão réus e passarão a responder a uma ação penal na Suprema Corte.
O regimento interno do STF estabelece que ações penais devem ser julgadas pelas turmas do tribunal. Como o relator, Alexandre de Moraes, integra a Primeira Turma, a denúncia também será avaliada por esse colegiado.
A defesa de Bolsonaro, no entanto, solicita que o julgamento ocorra no plenário do STF. O argumento é que os fatos ocorreram enquanto Bolsonaro exercia a Presidência da República, o que exigiria julgamento pelo conjunto dos ministros do Supremo.
Denúncia contra Bolsonaro e aliados
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Bolsonaro e outras 33 pessoas por suposta participação em um plano para romper a ordem constitucional e mantê-lo no poder após sua derrota nas eleições de 2022.
Os acusados responderão por crimes como dano qualificado, agravado pelo uso de violência e grave ameaça ao patrimônio da União, e deterioração de patrimônio tombado.
Os fatos estão diretamente relacionados às ações de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Bolsonaro invadiram e depredaram os Três Poderes em Brasília.
A data do julgamento ainda não foi definida, mas os trâmites indicam que a análise pode ocorrer ainda no primeiro semestre de 2025.
Mais Lidas
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Política
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Últimas Notícias
Rainha do Carnaval de Salvador 2026: estudante de Camaçari conquista coroa e vira anfitriã da folia
Cerimônia no Itaigara teve apresentações culturais, torcidas organizadas e escolha das princesas
Carnaval de Salvador 2026 tem 700 atrações e expectativa de 1,2 milhão de turistas
Prefeito projeta ainda movimentação de R$ 2,6 bilhões na economia local durante os seis dias de folia, a partir do próximo dia 12
Polícia Civil participa de campanha da Hemoba para reforçar estoques de sangue no verão
Mobilização reúne cerca de 150 servidores da capital para doação de sangue no Hemocentro, em Salvador
Bruno Reis diz que Lula ‘sempre será bem-vindo’ em Salvador; presidente visita capital baiana na sexta-feira
Prefeito ressalta projeção nacional da capital com presença do presidente e possibilidade de sua participação na folia de sábado
Prazo da cota única e da 1ª parcela do IPTU 2026 de Salvador termina nesta quinta-feira
Contribuintes podem pagar online, parcelar em até 11 vezes ou emitir segunda via do boleto pela Internet
Bruno Reis apresenta mudanças no Carnaval de Salvador 2026, reforça circuito Osmar e anuncia ações para ambulantes
Abertura será no Campo Grande, às 18h, com homenagem aos 110 anos do samba e atrações no Centro, Barra-Ondina e bairros
Vixe! Saída de Coronel abre crise no governo. Geddel cobra a vice e MDB ameaça romper. A pressão sobre Jerônimo e a culpa de Wagner. A voz de Kassab e o impacto em Neto
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
51,4% desaprovam governo Lula e 51% rejeitam reeleição, mostra pesquisa Meio/Ideia
Levantamento aponta segurança pública como pior área avaliada e economia com desempenho relativamente melhor
Pesquisa Meio/Ideia mostra Flávio Bolsonaro em ascensão e empate técnico com Lula no segundo turno
Levantamento indica avanço do senador e equilíbrio na disputa presidencial em diferentes cenários eleitorais
Zema nega convite para vice de Flávio Bolsonaro e mantém pré-candidatura presidencial
Governador mineiro prioriza candidatura própria e condiciona alianças à oposição ao PT