Francisco Netto é reeleito presidente do TCM-BA para o biênio 2025-2027
Posse está prevista para 10 de março, data em que o TCM completa 54 anos de fundação
Divulgação / TCM-BA
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) reelegeu, nesta terça-feira (18), Francisco de Souza Andrade Netto para a presidência da entidade durante o biênio 2025-2027. A mesa diretora também segue inalterada, com Mário Negromonte na vice-presidência e Plínio Carneiro Filho na corregedoria. A posse está prevista para 10 de março, data em que o TCM completa 54 anos de fundação.
Após a eleição, Francisco Netto agradeceu a confiança dos conselheiros e destacou que esse será seu oitavo mandato na presidência.
“Pela generosidade de meus pares”, considerou. Ele também ressaltou a atuação dos membros da mesa diretora na administração do tribunal e na fiscalização das gestões municipais. Segundo ele, o TCM tem como compromisso orientar as prefeituras para um melhor atendimento das demandas da população.
Planejamento estratégico e modernização
Netto mencionou desafios para garantir maior eficácia e agilidade ao trabalho do tribunal, incluindo a necessidade de novas ferramentas tecnológicas e capacitação técnica. Ele destacou os estudos para o Planejamento Estratégico do TCM para o período de 2026 a 2030, que estão em andamento e devem ser concluídos em seis meses.
Outro ponto abordado foi a elaboração de um Plano de Investimento em Tecnologia da Informação, com previsão de novos recursos e inovações tecnológicas. O presidente citou ferramentas de inteligência artificial como aliadas para aprimorar o acompanhamento e a fiscalização das gestões municipais, tornando os processos mais ágeis e seguros.
Reforma administrativa
Francisco Netto também destacou a necessidade de atualização da Lei nº 13.205/2014, que viabilizará uma reforma administrativa no tribunal. Um Projeto de Lei com essa finalidade está em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia.
O presidente ressaltou que a modernização do TCM passa não apenas pelo uso de novas tecnologias, mas também pela valorização e qualificação dos servidores.
“São recursos indispensáveis no processo de construção de um novo tempo para o TCM”, afirmou Netto, que reforçou que conta com o apoio dos membros do tribunal, auditores, Ministério Público de Contas e servidores para avançar com as mudanças necessárias.
TCM suspende processos seletivos de prefeitura baiana
O TCM-BA determinou, na última quarta-feira (12), a suspensão de três processos seletivos simplificados realizados pela Prefeitura de Poções em 2024, sob a gestão de Irenilda Cunha de Magalhães.
A decisão também ordenou a interrupção imediata dos pagamentos à empresa “JFS Serviços Combinados Eireli”, devido à violação do princípio constitucional do concurso público na contratação de servidores municipais.
A medida atendeu a representação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), que identificou irregularidades na contratação da empresa responsável pelo concurso público de 2022, falhas na aplicação das provas e indícios de fraude.
Segundo o MP-BA, houve prejuízo ao erário, agravado pelo descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado para regularizar a situação. O concurso foi homologado em junho de 2024, com convocações iniciadas em agosto, mas a prefeitura teria mantido a renovação de contratos temporários, prejudicando os candidatos aprovados.
O relator do caso, conselheiro Nelson Pellegrino, afirmou que o município não apresentou provas do cumprimento integral do TAC nem justificativas para a não substituição dos contratados temporários por servidores efetivos. O TCM-BA determinou a suspensão dos processos seletivos e dos pagamentos à empresa até o julgamento final das denúncias. A decisão ainda cabe recurso.
Mais Lidas
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Política
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Últimas Notícias
Senado aprova MP do Gás do Povo com impacto de R$ 5,1 bilhões no Orçamento; texto segue para sanção de Lula
Programa amplia alcance do vale-gás e prevê novas regras para revendas
Aleluia aponta ‘omissão’ do PT na segurança pública e diz que crime organizado impõe regras na Bahia
Ex-deputado cita atuação do crime organizado, mortes e aponta suposta falta de prioridade do governo estadual sobre o tema da segurança pública
Ação de Carnaval com Aline Patriarca agita o BBB 26 em dia de definição do paredão
Música, comida e brincadeiras marcam ação carnavalesca às vésperas da eliminação
Carballal diz que decisão sobre candidatura está nas mãos de Jerônimo e minimiza saída de Coronel da base
De acordo com o presidente da CBPM, o próprio governador já sinalizou que uma conversa sobre o cenário político ocorrerá em um 'momento adequado'
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Ao Portal M!, ex-ministro garante que 'tempo de negociar participação em chapa com o MDB passou'
Lídice articula reunião da bancada baiana com o Ministério da Agricultura para enfrentar crise do cacau
Parlamentar aponta falhas na fiscalização fitossanitária e deságio imposto por indústrias importadoras
CPMI do INSS amplia investigação e envolve filho de Lula e entorno de Flávio Bolsonaro
Quebras de sigilo e requerimentos colocam aliados de PT e PL no centro das apurações sobre fraudes em descontos e consignados
Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador
Com investimento de R$4,5 milhões, a intervenção foi executada para reforçar a segurança de moradores e comerciantes, especialmente durante o período de chuvas
Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel
Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano
Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno
Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues