Morar Melhor alcança 55 mil casas reformadas e Bruno Reis diz que meta é reformar 60 mil até o fim de 2025
Programa habitacional completa quase uma década e segue beneficiando famílias em vulnerabilidade na capital baiana
Valter Pontes/ Secom PMS
O Morar Melhor alcançou um marco expressivo nesta segunda-feira (17), ao ultrapassar 55 mil casas reformadas em Salvador. O programa, que está próximo de completar uma década, beneficiou milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. O número foi atingido com a entrega de 100 residências requalificadas na Boca do Rio, bairro que recebeu a iniciativa pela quarta vez.
Meta de 60 mil casas até o final de 2025
Na ocasião, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) destacou a relevância do projeto para a capital baiana, e afirmou que a expectativa é ampliar ainda mais o alcance do Morar Melhor.
“Nossa meta é chegar a 60 mil casas até o final de 2025, o que dará uma média de 6 mil unidades reformadas por ano. Uma ação como essa possui um alcance transformador numa cidade como Salvador, historicamente marcada pelas desigualdades sociais. Estamos levando mais dignidade, conforto, paz, segurança e tranquilidade para famílias que viviam em condições precárias de habitação. Tudo isso sem fazê-las mudarem de endereço”, afirmou.
Serviços oferecidos pelo Morar Melhor
O programa realiza intervenções nas casas selecionadas, como troca de telhados, reboco, pintura, substituição de portas e janelas, além de revisão das instalações elétricas e hidráulicas. Os serviços são definidos conforme as demandas dos moradores, garantindo que as intervenções atendam às necessidades específicas de cada residência.
Na Boca do Rio, 749 casas já foram reformadas pela Prefeitura por meio do Morar Melhor. Uma das beneficiadas nesta etapa foi a cozinheira Cleonice Caetano de Jesus, de 58 anos, que mora na comunidade Irmã Dulce há mais de 30 anos. Mãe solo de sete filhos, ela sustenta a família vendendo almoços e salgados na vizinhança.
História de superação e transformação
Cleonice acompanhava as inaugurações do programa em outros bairros e sonhava com o dia em que sua casa seria contemplada.
“Meu lar era todo sem reboco, a água das chuvas descia pelas paredes. Não tinha conforto nenhum para meus filhos dormirem. Agora, depois do programa, é como se pegassem uma casa nova e botassem na que existia. Já houve etapas do programa aqui no bairro e sempre me perguntava quando ia acontecer comigo, até que recebi a notícia de que seria contemplada, inclusive sendo o imóvel modelo. Graças ao Morar Melhor, até como pessoa me sinto renovada. Estou muito feliz“, declarou Cleonice.
Impacto do programa em Salvador
Criado em outubro de 2015, o Morar Melhor tem sido uma das principais iniciativas de melhoria habitacional na capital baiana. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), responsável pelo projeto, informa que já foram 55.007 residências reformadas em mais de 300 localidades de Salvador.
A seleção das moradias ocorre com base na precariedade dos bairros, levando em conta dados do IBGE e observações de campo. São priorizadas áreas com maior incidência de domicílios sem alvenaria revestida, famílias vivendo abaixo da linha da pobreza e mulheres chefes de família.
A gestão municipal destaca ainda, que o programa não contempla imóveis em situação de risco, casas alugadas ou famílias com renda superior a três salários mínimos.
Mais Lidas
Nizan Guanaes lança plataforma de IA voltada ao mercado publicitário; entenda
Cidades
Governo da Bahia inaugura colégio de tempo integral e abre ano letivo de 2026
Últimas Notícias
Câmara aprova urgência para projeto que propõe quebra de patente do Mounjaro
Léo Santana comanda Pipoco e arrasta multidão no pré-Carnaval de Salvador
Cantor arrasta milhares de foliões no circuito Orlando Tapajós na noite desta terça-feira (10)
Oposição aciona Justiça para tentar barrar desfile que homenageia Lula no Carnaval do Rio
Parlamentares e o Partido Novo contestam repasses federais e alegam propaganda eleitoral antecipada em ano eleitoral
Justiça Militar abre prazo para Bolsonaro apresentar defesa em processo de expulsão do Exército
Ministério Público Militar pede expulsão do Exército após condenação do ex-presidente por tentativa de golpe
Aleluia volta a criticar gestão Jerônimo, aponta Bahia como ‘último reduto do PT’ e crava: ‘Vamos derrotá-lo’
Pré-candidato ao Governo da Bahia, José Carlos Aleluia avalia desgaste do PT e reforça críticas à gestão estadual
Comissão da Câmara cobra transparência sobre cuidados médicos de Bolsonaro na Papudinha
Deputados pedem informações ao Ministério da Justiça e à PGR sobre armazenamento e distribuição de medicamentos ao ex-presidente preso em Brasília
Carnaval deve movimentar R$ 12,4 bilhões na economia da Bahia em fevereiro, aponta Fecomércio
Projeção representa um crescimento real de 6% em relação ao mesmo período do ano passado
Jerônimo entrega escola de tempo integral e anuncia investimentos em saúde e infraestrutura em Nilo Peçanha
Investimentos ultrapassam R$ 17 milhões apenas na educação e incluem pavimentação, ônibus escolares, ambulâncias e ações no turismo
Rotondano promete modernização no TJ-BA, mutirões, aproximação com a sociedade e defende uso responsável da IA no Judiciário
Ao Portal M!, novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia detalha prioridades para os primeiros meses do biênio 2026–2028
Pulseiras para Arquibancada Social do Carnaval de Salvador se esgotam em menos de 24 horas
Procura intensa antecipou encerramento das inscrições no espaço que fica no circuito Osmar, no Campo Grande
Bloco Camaleão resgata fantasia de 1986 e conecta gerações no Carnaval 2026
Design clássico reaparece com leitura contemporânea e reforça identidade de uma das agremiações mais tradicionais da folia baiana