Catadores de recicláveis de Salvador recebem primeiro galpão de triagem
Nova estrutura visa melhorar as condições de trabalho e garantir mais dignidade aos trabalhadores da capital baiana
A Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary) comemorou, neste domingo (15), um marco histórico com a entrega do primeiro galpão de triagem de resíduos sólidos de Salvador, localizado no bairro de Periperi. A nova estrutura visa melhorar as condições de trabalho e garantir mais dignidade aos catadores de materiais recicláveis da capital baiana.
“Hoje é um dia histórico para a cooperativa, para os catadores e para todas as famílias atendidas. Agora temos um espaço que traz dignidade e melhores condições de trabalho. Antes, éramos invisíveis”, destacou emocionado Edmundo Góes, presidente da Cooperguary.
A entrega foi acompanhada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), pela primeira-dama, Tatiana Velloso, e por secretários estaduais. Durante a cerimônia, que contou com um café da manhã especial de Natal para catadores de 70 cooperativas de todo o estado, o governador enfatizou o compromisso do governo com a valorização do trabalho dos catadores e anunciou novos projetos.
“Estamos celebrando o Dia da Economia Solidária com essa entrega que simboliza desenvolvimento, combate à fome e preservação ambiental. Em 2025, teremos mais novidades: estamos elaborando uma lei para remunerar os catadores pelos serviços prestados e ceder terrenos para que outras cooperativas possam ter estruturas semelhantes”, afirmou o governador.
Estrutura e Investimento aos catadores
Construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o galpão recebeu um investimento de R$ 1,7 milhão e conta com ampla área para separação e compactação de materiais, refeitório, sala administrativa, vestiários, empilhadeira e carrinhos para transporte interno.
José Trindade, presidente da Conder, ressaltou que outros galpões serão construídos na Avenida Barros Reis e em Cajazeiras, ampliando o suporte às cooperativas de catadores. “Não se trata apenas de um espaço de trabalho, mas de um centro de capacitação e geração de renda para essas famílias”, afirmou.
Impacto Social e Ambiental aos catadores
Fundada em 2000, a Cooperguary conta com 30 cooperados que trabalham em Salvador e na Região Metropolitana, beneficiando cerca de 500 famílias. Durante grandes eventos como o Carnaval e a Lavagem do Bonfim, esse número pode chegar a 100 trabalhadores. Embora o papelão seja seu principal material reciclado, a cooperativa também tem intensificado a coleta de vidros.
Leidjane Regina Sousa de Santana, catadora há seis anos e mãe de dois filhos, celebrou a nova fase. “Faço a separação de materiais como garrafas PET, plásticos, alumínio e ferro. Hoje me sinto realizada e emocionada com tudo que conquistamos. Agora temos um espaço para alimentação, descanso e organização. A Cooperguary mudou minha vida e me ajudou a realizar muitos sonhos.”
Durante a cerimônia, seis catadores receberam suas novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN), entregues pela Secretaria da Administração (Saeb). Mais de cem documentos já haviam sido distribuídos em novembro deste ano, reforçando o compromisso do governo com a inclusão social e cidadania dos trabalhadores.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Retrospectiva 2024: da política à tecnologia, confira principais fatos do ano
Previsões para 2024: o que se cumpriu e os principais erros
Últimas Notícias
Ministério da Defesa responde a Moraes sobre visitas a militares presos na trama golpista
Esclarecimento foi feito após ministro conceder prazo de 48h para que explicassem denúncias de irregularidades
Vereador do PCdoB é assassinado a tiros em Iraquara; polícia investiga
Até o momento, não há informações sobre velório e sepultamento
Retrospectiva 2024: da política à tecnologia, confira principais fatos do ano
Eventos provocaram mudanças em diversas esferas, deixando marcas e lições para o futuro
Segurança é reforçada no Festival Virada Salvador com reconhecimento facial e 1,6 mil agentes
Evento terá um investimento estadual de R$ 1,2 milhão
Prefeito de Salvador reforça que não há pressa para definir novo secretariado para 2025: ‘no momento oportuno’
Bruno Reis comentou ainda sobre convites a autoridades para participarem do Festival Virada Salvador, que começa nesta sexta-feira
Festival da Virada Salvador começa nesta sexta-feira com Alok, BaianaSystem, Ivete Sangalo, Manu Bahtidão e Xand Avião
Edição vai trazer mais de 100 horas de shows durante cinco dias de festa na capital baiana
Ansiedade de fim de ano: confira dicas práticas para enfrentar problema
Portal M! buscou especialistas para desvendar o comportamento humano e encontrar saídas
Crise nas emendas parlamentares: Lira rebate STF e alerta para riscos na Saúde
Presidente da Câmara defende legalidades, critica decisão de Dino e prevê impacto nas políticas públicas
Bruno Reis agradece por 2024 e participa de missa no Bonfim na última sexta-feira do ano
Prefeito também aproveitou a ocasião para comentar sobre os preparativos finais para o Festival Virada Salvador, que terá início na noite desta sexta-feira
Pablo Roberto assume Secretaria de Educação em Feira; confira novo secretariado de Zé Ronaldo
Além de Pablo Roberto na Educação, o futuro prefeito Zé Ronaldo anunciou, nesta manhã, o nome de 18 nomes da nova equipe de governo