Vendas do varejo baiano crescem 1,6% em outubro, superando a média nacional
Estado registra alta de 9,6% no comércio em 2024, com destaque para supermercados e móveis
As vendas do varejo da Bahia registaram alta outubro, com um crescimento de 1,6% em comparação a setembro deste ano. Este é o quarto resultado positivo consecutivo nas vendas do comércio varejista baiano, que registram ter uma performance superior à média nacional, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Brasil registrou um avanço de 0,4% de setembro para outubro, enquanto a Bahia se destacou ficando com o 5º maior aumento entre os 27 estados do país. Em comparação ao comercio varejista do ano passado, o registro foi de crescimento de 9,6% em 2024. O resultado marca o 24º crescimento consecutivo em relação ao mesmo mês do ano anterior, dessa forma consolidando a tendência positiva do setor varejista no estado.
Comparativo com a média do varejo nacional
O crescimento de 9,6% superego a média nacional superou o registrado em todo o Brasil, que ficou em 6,5% de crescimento, colocando a Bahia entre os 10 melhores estados do país. O crescimento foi impulsionado, em grande parte, por segmentos dos supermercados, móveis e eletrodomésticos.
Além disso, o desempenho do comércio varejista da Bahia de janeiro a outubro de 2024 também foi positivo, chegando a um acumulado de 8,0% nas vendas. Esse crescimento também ficou acima da média nacional, que alcançou 5%.
Atividades que impulsionaram o varejo
Em outubro, seus das oito atividades que compõem o varejo baiano registraram crescimento nas vendas, quando comparado a setembro de 2024. O setor dos supermercados teve um chegando a 13,3%, sendo segundo maior entre todas as atividades. Este resultado é parte de uma sequência de 17 meses consecutivos nas altas das vendas de supermercados.
Outro setor que também se destacou foi o de móveis e eletrodomésticos, com um aumento de 12,5% nas vendas, se tornando o melhor desempenho para o mês de outubro desde 2020, quando o aumento foi de 54,5%, durante a pandemia. O crescimento do setor se tornou o quinto mais expressivo de todas as atividades do varejo baiano.
Já os dados do IBGE apontam que o setor de materiais para escritório, informática e comunicação registou queda de 30,8%, sendo o segundo recuo consecutivo nesse segmento. O varejo de livros, jornais, revistas e papelaria continuaram sua trajetória negativa, com uma queda de 0,3%, que representou o 21º mês consecutivo em queda.
Varejo ampliado
No varejo ampliado da Bahia, os dados apresentaram um resultado positivo, sendo que em outubro deste ano houve um crescimento de 3,6% em comparação com setembro de 2024, retomando os resultados positivos, após a queda registrada entre agosto e setembro. O crescimento foi o terceiro maior entre os estados brasileiros, e ficou acima da média nacional, que fechou em 0,9%.
O varejo ampliado engloba as atividades de veículos, material de construção e atacado de alimentos. Esse setor, no comparativo de 2023 registrou uma alta significativa de 7,4%. Resultado esse que refletiu no crescimento de setores como veículos, com um aumento de 37,3%, assim como no setor de materiais de construção, que teve uma alta de 8,5%. Entretanto o setor de atacado de alimentos enfrenta uma redução desde agosto, ficando em 22,8% nas vendas, em outubro.
De janeiro a outubro as vendas do varejo ampliado na Bahia registraram um crescimento acumulado de 7,0%, novamente superando a média nacional que ficou em 4,9%.
Comercio varejista nacional atinge recorde
Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE, o crescimento de 0,4% alcançou o o maior patamar desde o início da série histórica em 2000, superando as expectativas dos especialistas. Na comparação anual, o crescimento foi de 6,5%, acumulando alta de 5% no ano e 4,4% em 12 meses.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
STF: Moraes veta acesso a prontuários de mulheres que realizaram aborto
Vendas do varejo baiano crescem 1,6% em outubro, superando a média nacional
IPTU em Salvador terá reajuste de 4,87% em 2025
Auxílio Gás tem atraso e pagamento serão iniciados nesta quinta-feira
Últimas Notícias
STF: Moraes veta acesso a prontuários de mulheres que realizaram aborto
Banco Central aprova pagamento de boletos através do Pix
Robinson Almeida pede revisão de contrato com a Coelba após apagão na AL-BA
Deputado aponta falhas recorrentes da Coelba e alerta para falta de compromisso da empresa com a Bahia
Senado aprova texto-base da regulamentação da reforma tributária
Proposta recebeu 49 votos favoráveis e 19 contrários
Ilha dos Frades celebra Nossa Senhora de Guadalupe com fé, turismo e resgate cultural
Isabela Suarez destaca resgate das tradições, da cultura e a importância das procissões marítimas na Baía de Todos Santos
Mila Paes lista ações de fortalecimento do turismo náutico e diz que objetivo é torná-lo ‘relevante’ para economia de Salvador
Secretária do Desenvolvimento Econômico participou, nesta quinta (12), da procissão marítima em homenagem à Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades
Presidente do PL e ex-assessor de Jair Bolsonaro prestam depoimento na PF sobre golpe de 8 de janeiro
Valdemar chegou à PF por volta das 14h e deixou o local por volta das 15h50, sem falar com a imprensa
Donald Trump promete perdão imediato a invasores do Capitólio após assumir governo
O republicano afirma que muitos já foram punidos além da conta e garante celeridade no processo
Fernando Haddad projeta alta do PIB e menor desemprego em 2024
Reunião do "Conselhão" aborda regulamentação da reforma tributária, descarbonização e sustentabilidade econômica
STF forma maioria contra cobrança de imposto sobre planos de previdência privada
Até o momento, seis ministros votaram para derrubar a cobrança
Mesmo em recuperação, Lula sanciona leis para cumprir prazos legais
Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o tema foi discutido com o presidente antes de sua internação
PIB da Bahia cresce 3,6% no terceiro trimestre impulsionado por indústria e serviços
Desempenho econômico é impactado positivamente por comércio, serviços e geração de empregos