Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura do ex-jogador
O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, em maioria, a prisão do ex-jogador Robinho, condenado a nove anos de reclusão por estupro pela Justiça italiana. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (22) durante julgamento de um recurso apresentado pela defesa de Robinho, que buscava reverter a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que homologou a sentença italiana e determinou a prisão imediata do ex-atleta em março deste ano. As informações são da Agência Brasil.
Robinho foi condenado na Itália por sua participação em um crime de estupro coletivo, ocorrido em 2013, em uma boate de Milão. A sentença italiana afirma que ele estava acompanhado de outros homens durante o ato.
A decisão de manter a prisão do ex-jogador foi apoiada por seis ministros do STF, incluindo o relator Luiz Fux, além de Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes.
Em sua justificativa, o ministro Luiz Fux destacou que a decisão do STJ foi em conformidade com a Constituição e com as leis brasileiras. Segundo ele, o STJ cumpriu corretamente as normas internacionais de cooperação, já que Robinho foi condenado de forma definitiva à pena de nove anos por um crime de estupro.
“O STJ deu cumprimento à Constituição e às leis brasileiras, aos acordos firmados pelo Brasil em matéria de cooperação internacional”, afirmou Fux.
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura de Robinho, argumentando que a prisão deveria ser revista. Outros ministros acompanharam o entendimento de Fux e votaram pela manutenção da detenção do ex-jogador.
A análise do recurso segue com o julgamento ainda não concluído, com quatro votos restantes a serem proferidos, e o término da sessão previsto para o dia 26 de novembro.
Robinho segue detido no Complexo Penitenciário de Tremembé, em São Paulo, mais conhecido como a “penitenciária dos famosos”. O ex-atleta foi preso em 2023, após a decisão do STJ, e continua a cumprir sua sentença no Brasil.
A defesa de Robinho argumenta que a condenação na Itália não deve ser executada no Brasil, uma vez que o ex-jogador não foi julgado por um tribunal brasileiro. No entanto, a decisão do STF reforça a homologação da sentença italiana, permitindo que o cumprimento da pena seja realizado em território nacional.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Últimas Notícias
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Fachin ressalta gravidade em indiciamentos por tentativa de golpe: ‘Democracia é maior do que tudo’
Para o ministro, as investigações não afetaram a estabilidade institucional do país
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura do ex-jogador
Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais
Em outubro, ministra da cultura celebrou seu aniversário com o lançamento de dois álbuns históricos em plataformas de streaming
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Redução de 4 pontos percentuais é a maior registrada entre todas as capitais brasileiras analisadas
Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez
Secretarias estaduais de saúde relataram dificuldades na obtenção de imunizantes, incluindo os contra covid-19, catapora, febre amarela, tríplice viral e DTP
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Uma nova reunião está agendada para terça-feira (26), envolvendo toda a bancada de oposição e representantes do governo
Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários
Baianos assinaram um requerimento de urgência para que a proposta seja votada diretamente no plenário da Câmara
Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira
De acordo com edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, todos os pedidos de ressarcimento devem ser enviados pelo site indicado pela Justiça
Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS
Classificação representa o mais alto nível de alerta
Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’
Na avaliação da deputada, é 'decepcionante para os brasileiros', ver o envolvimento de militares das Forças Armadas na tentativa de golpe