Rio Solimões atinge menor nível da história devido à seca
Informação consta no relatório divulgado pelo Serviço Geológico Brasileiro (SGB)
No trecho que passa pela cidade de Tabatinga, no Amazonas, o Rio Solimões chegou ao menor nível da história. A informação consta no relatório divulgado pelo Serviço Geológico Brasileiro (SGB) na sexta-feira (30.) O nível medido do rio foi de -94 cm. Antes, em 2010, o nível mais baixo registrado nesse trecho havia sido de -86 cm. A seca na região Norte é a causa da situação.
O SGB explica que o número negativo não significa que o rio esteja sem água. O índice indica que a água está abaixo do nível de referência definido em cada estação de medição. No caso do trecho em questão, também foi registrado um número negativo em 2023, com -72 cm.
“O Solimões chegou às cotas mais baixas de maneira antecipada”, afirmou o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Manaus (SUREG-MA), Andre Martinelli, em comunicado do SBG.
“Nas duas únicas vezes em que observamos cotas negativas, 2010 e 2023, a mínima foi atingida somente em outubro. Por essa análise, e diante da previsão de chuvas abaixo do esperado para as próximas duas semanas, as projeções indicam que o cenário pode se agravar”.
A situação crítica no Solimões pode influenciar outros rios da região, pois o rio está na cabeceira da Bacia do Amazonas. De acordo com o boletim hidrológico, os rios Acre e Madeira também registraram medições particularmente baixas.
Segundo especialistas, o aquecimento global vai tornar os extremos climáticos cada vez mais graves e frequentes. A floresta tem enfrentando estiagens severas, o que a torna mais suscetível a queimadas. No primeiro semestre, a Amazônia bateu recorde de focos de incêndio.
No Madeira em Porto Velho, o nível estava em 134 cm, o segundo menor já registrado. A água desceu 7 cm em uma semana. A pior medição ocorreu no ano passado, quando a água bateu em 110 cm. Já no trecho do Rio Acre na cidade de Rio Branco, a medição foi de 131 cm, a terceira menor da série histórica. Os piores níveis ocorreram em 2022 e 2016.
O relatório também aponta situação preocupante nos rios Amazonas e Negro. No primeiro, o nível da água desceu 18 cm em Itacotiara (AM) e 14 cm em Parintins (AM), atingindo patamar abaixo da normalidade do período. No Rio Negro, a descida foi de 10 cm em Barcelos (AM). Isso faz com que o nível d’água esteja 40 cm abaixo do normal naquele trecho.
“No baixo Amazonas, onde estão as cidades de Itacoatiara e Parintins, também existe maior chance de observarmos cotas críticas, visto que o Madeira também está caminhando para níveis históricos”, afirmou Martinelli.
O documento analisou o período de 30 de julho a 28 de agosto de 2024. Esse mês foi de chuvas abaixo do normal em várias bacias da região amazônica.
Na semana passada, o SGB havia divulgado previsões de quais rios poderiam atingir as cotas mínimas em 2024. O trecho do Solimões em Tabatinga foi um dos quais o serviço emitiu alerta. Também há risco de seca histórica no Solimões em Fonte Boa (AM, 53% de ficar abaixo do mínimo histórico) e em Itapéua (AM, 31%). Em Beruri (AM), o rio Purus tem 34% de probabilidade de atingir o mínimo histórico. Em Manaus (AM), o rio Negro tem 16% de probabilidade e em Itacoatiara (AM), o rio Amazonas tem 14%.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Bia Souza é indicada ao prêmio de melhor judoca do mundo
Presidente da Embasa anuncia orçamento de até R$ 2 bilhões para 2025
Simm oferece 74 vagas de emprego nesta quarta-feira em Salvador
Diretor da Smed é exonerado após prisão em operação da Polícia Federal
Últimas Notícias
Mudanças na reforma tributária comprometem arrecadação municipal, alerta CNM
Apae Salvador leva dança, música e arte ao Festival Nacional Nossa Arte
Pelé para crianças: Gilberto Gil narra audiobiografia do rei do futebol
WhatsApp, Instagram e Facebook apresentam falhas e geram queixas de usuários no Brasil
Problemas com o WhatsApp começaram às 14h42
Série sobre Ayrton Senna bate 53 milhões de horas assistidas e lidera audiência da Netflix
Produção traz rivalidades, romances e momentos marcantes da vida e carreira do piloto brasileiro
Governo da Bahia assina contrato de empréstimo de até US$ 150 milhões para Ponte Salvador-Itaparica
Recurso será destinado à recuperação e duplicação do trecho da BA-001
Senado aprova Paten com mudanças sobre pesquisa e projetos de desenvolvimento sustentável
Mudanças no projeto Paten incluem novas exigências para concessionárias e expansão de fontes renováveis
‘Sacadas Musicais’ iluminam Centro Histórico com corais infantis e de jovens no Natal em Salvador
Projeto promete espalhar magia e emoção entre moradores e turistas que circulam pelas ruas da cidade durante festas de fim de ano
CCJ da Câmara aprova restrição de celulares em salas de aula de todo o país
Projeto autoriza o uso de dispositivos eletrônicos para fins pedagógicos ou didáticos, desde que sob orientação do professor
Pesquisa aponta queda na percepção de melhora na economia brasileira
Levantamento Genial/Quaest destaca impacto no poder de compra, preços de alimentos e serviços, e avaliação de medidas fiscais
Bia Souza é indicada ao prêmio de melhor judoca do mundo
Atleta é única brasileira na lista do Judô Awards e concorre com outras seis medalhistas de ouro nas Olimpíadas
Justiça Eleitoral de Goiás condena Ronaldo Caiado e cassa prefeito eleito de Goiânia
Governador e prefeito são acusados de abuso de poder político após jantares no Palácio das Esmeraldas
Câmara aprova renegociação de dívidas estaduais; proposta retorna ao Senado
Projeto prevê redução de encargos, prazos estendidos e flexibilizações para Estados endividados