Oposição contesta vitória de Maduro e declara González Urrutia como novo presidente da Venezuela
Controlado pelo chavismo, CNE divulgou que, com 80% das urnas apuradas, Maduro recebeu 51,2% dos votos contra 44,2% de Edmundo González Urrutia
Após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) divulgar a vitória do presidente Nicolás Maduro, a líder opositora María Corina Machado e seu candidato Edmundo González Urrutia questionaram o resultado da eleição presidencial que aconteceu, neste domingo (28), na Venezuela. Segundo a oposição, os dados divulgados são “impossíveis diante dos dados que estamos recebendo”.
“Hoje queremos dizer a todos os venezuelanos e ao mundo inteiro que a Venezuela tem um novo presidente eleito e é Edmundo Gonzalez Urrutia”, afirmou a opositora sob aplausos de apoiadores. “Já ganhamos e todo mundo já sabe. (…) Ganhamos em todos os cantos do país, em todas as cidades do país, em todos os Estados do país.”
Controlado pelo chavismo, o CNE divulgou que, com 80% das urnas apuradas, Maduro recebeu 51,2% dos votos contra 44,2% de Edmundo González Urrutia. A votação, porém, ainda não foi certificada por observadores do Centro Carter, nem pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, o fechamento das urnas foram acompanhadas por pressão diplomática de países sul-americanos e europeus e Estados Unidos para que resultados sejam auditados.
A oposição acusou Maduro de fraudar a votação e denunciou não ter tido acesso às atas eleitorais que poderiam comprovar os resultados. “Sabemos o que aconteceu hoje”, afirmou María Corina. “Neste momento temos mais de 40% das atas. Estamos recebendo todas as atas que o CNE transmitiu e todas as informações coincidem que Edmundo recebeu 70% dos votos e Maduro 30% dos votos, esse é a verdade. E essa é a eleição com a maior margem de vitória. Parabéns Edmundo”.
“Quando digo que quando todo mundo sabe o que aconteceu aqui, me refiro ao próprio regime. Eles sabem o que pretendem fazer. Isso sabe toda a comunidade internacional, até mesmo os aliados. Todos sabem que os venezuelanos votaram por uma mudança. Todos sabemos o que já aconteceu. Já aconteceu. Hoje os derrotamos com os votos em toda Venezuela. Isso também sabem os membros do Plano República, os militares. O dever da Força Armada Nacional é fazer respeitar a soberania do voto”, continuou a líder opositora.
A oposição tem feito apelos às Forças Armadas, considerada um dos poderes mantenedores do chavismo, ao longo das últimas semanas. “Nós vamos defender a verdade. Por isso quero pedir a cada um dos nossos mesários e fiscais que daí ninguém sai, e peço a toda a comunidade da Venezuela que vá em família acompanhar a apuração em todos os centros de votação. Seguimos registrando a vitória de Edmundo González Urrutia em toda parte de Venezuela e é muito forte. Nos próximos dias vamos seguir anunciando as ações para defender a verdade”, pontuou a líder.
González Urrutia se pronunciou logo em seguida. “Os venezuelanos e mundo todo sabemos o que aconteceu hoje. Aqui foram violadas as normas já que não foram entregues todas as atas. Nossa mensagem de reconciliação segue vigente. Nossa luta continua e não descasaremos até que a vontade do povo de Venezuela seja respeitada”.
Quando questionado se estava chamando os venezuelanos a ir às ruas, o diplomata afirmou que não estava chamando para a violência. “É uma celebração cívica”, concordou María Corina.
Maduro pede respeito
Em contrapartida, o ditador Nicolás Maduro se pronunciou minutos depois dos resultados declarados pelo CNE. Em frente ao Palácio Miraflores, o presidente exigiu que os resultados sejam respeitados.
“Temos que respeitar essa Constituição, temos que respeitar o árbitro e que ninguém tente desrespeitar essa bela jornada. Sou um homem de paz. Sou um homem de diálogo. Nunca jamais pensei, jamais, em estar em cargo público de relevância. Sempre o que me levou foi o espírito de lutar por Venezuela”, disse ao tecer também elogios ao seu antecessor, Hugo Chávez, que morreu em 2013. “Minha única inspiração foi ser soldado de Hugo Chávez”, destacou Maduro, ressaltando que já recebeu ligação de líderes da Nicarágua, Cuba e Bolívia para felicitar sobre os resultados.
Leia também:
Venezuela: Oposição chega como favorita pela primeira vez após 25 anos
Após encontro com chanceler, Celso Amorim se reúne com oposição na Venezuela
Eleição presidencial na Venezuela acontece neste domingo
Mais Lidas
Herzbollah ataca Israel durante visita do secretário de Estado dos EUA
Internacional
Xi Jinping faz promessa sobre Trump em encontro com Biden
Joe Biden anuncia investimento de US$ 50 milhões para o Fundo Amazônia
Republicanos conquistam maioria no Congresso para governo Trump
Javier Milei ordena que delegação argentina abandone COP29
Rússia nega que Putin tenha discutido guerra na Ucrânia com Trump
Últimas Notícias
Fora de casa, Vitória encara Botafogo buscando manter distância da zona de rebaixamento
Partida ocorre neste sábado (25), às 19h30, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 35ª rodada do Brasileirão
SSA Social: o futebol que inspira sonhos e forma cidadãos em São Cristóvão
Projeto ensina mais do que esporte: molda caráter e dá esperança para jovens
Trânsito em Salvador será alterado neste fim de semana por eventos culturais e esportivos
Áreas mais afetadas serão a orla e o Centro
Rei Tchongolola Ekuikui VI visita Salvador para fortalecer laços culturais com Angola
Monarca será recebido no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, onde participará de uma visita guiada
Workshop sobre tecidos tradicionais nigerianos será realizado em Salvador neste sábado
Objetivo é aprofundar o conhecimento sobre a importância dos produtos africanos
STM rejeitou dezenas de processos contra Moraes protocolados por aliados de Bolsonaro
Tribunal militar não tem competência para julgar ministros do STF
Popó é parado em postos policiais ao viajar de Salvador a Aracaju com ‘carro exótico’ e único na Bahia
Ele é o único dono de um Tesla Cybertruck no estado
Salvador e cidades baianas têm previsão de chuvas intensas e alerta para ciclone
Previsão indica chuvas de moderadas a fortes e ventos intensos
Inspiração: SSA Social leva esperança para jovens e famílias
Projeto aposta no esporte como ferramenta de transformação
Relatório da PF aponta Jair Bolsonaro como líder de tentativa de golpe e revela recursos transferidos
Ex-presidente teria transferido recursos financeiros para os EUA para driblar decisões que pudessem congelar suas contas