Programa Morar Melhor alcança mais de 1,2 mil casas reformadas no Bairro da Paz

Prefeito Bruno Reis, que participou da entrega, destacou que o bairro é uma das localidades com mais imóveis beneficiados pela iniciativa


Redação
Redação 27/06/2024 12:16 • Cidades
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A Prefeitura de Salvador entregou na noite desta quarta-feira (26) mais 200 casas reformadas pelo programa Morar Melhor no Bairro da Paz. Esta é a quinta vez que o bairro é contemplado com as melhorias habitacionais do programa, alcançando a marca de 1.272 moradias.

O programa tem transformado a vida da população de baixa renda da capital baiana com serviços que trazem mais conforto e dignidade às famílias.

O prefeito Bruno Reis, que participou da entrega, destacou que o Bairro da Paz é uma das localidades com mais imóveis beneficiados pela iniciativa. “Estamos na quinta etapa. Aqui também foi o primeiro bairro a ter o programa Casa Legal e um dos primeiros a ter iluminação em LED. Nós já fizemos várias melhorias aqui, mas não adiantava fazer nada disso se a casa, que é onde as pessoas dormem para trabalhar no dia seguinte e onde educam os seus filhos, não tivesse condições dignas”, afirmou.

Bruno Reis lembrou-se das palavras ditas por Maria José enquanto conversavam e tomavam um café no “novo lar”: “Ela me disse: ‘Prefeito, na verdade, não era uma casa. Agora, sim, eu posso dizer que tenho uma casa’. Trocou telhado, botou janela, portas, construiu uma área de serviço e colocou revestimento nas paredes. Realmente, é outra casa. Não tem programa com um alcance social tão grande e que dê tanta dignidade às famílias quanto o Morar Melhor”, frisou.

O gestor recordou, ainda, que esteve no bairro no início deste mês para entregar 610 títulos de propriedade para os moradores, por meio do programa Casa Legal, criado para regularizar a situação de imóveis situados em áreas pertencentes ao Município.

Em janeiro deste ano, a Prefeitura também deu início à construção de uma escola no bairro com piscina semiolímpica, auditório, quadra poliesportiva, laboratório de informática e salas de aula climatizadas e com kits multimídia. A escola terá capacidade para atender 1.960 alunos.

Critérios

O Morar Melhor segue critérios como precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE e na observação de campo; áreas com maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; com maior predominância de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza e com maior incidência de mulheres chefes de família, entre outros requisitos.

Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos. Desde 2015, o Morar Melhor já reformou mais de 52 mil imóveis em mais de 300 localidades da capital baiana.

Entre os locais beneficiados este ano estão Calabetão, Arenoso, Nova Constituinte, Ilha Amarela, Lobato, São Gonçalo do Retiro, Pirajá, Mirantes de Periperi, Calafate (Fazenda Grande do Retiro), Parque Tercal (Campinas de Pirajá), Buraco da Gia (Brotas), Santa Mônica e Narandiba.

Leia também:

Praça da Aclamação é entregue restaurada pela Prefeitura com monumentos recuperados

Bruno Reis assina ordem de serviço para construção do CCO e Hub de Tecnologia no Subúrbio

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador -
Cidades 03/02/2026 às 17:00

Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador

Com investimento de R$4,5 milhões, a intervenção foi executada para reforçar a segurança de moradores e comerciantes, especialmente durante o período de chuvas


Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel -
Política 03/02/2026 às 16:29

Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel

Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano


Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno -
Política 03/02/2026 às 16:01

Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno

Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues


Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti -
Copa do Mundo 2026 03/02/2026 às 15:27

Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti

Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos


Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia -
Política 03/02/2026 às 14:42

Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia

Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado


Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso -
Internacional 03/02/2026 às 14:11

Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso

Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro


Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula -
Política 03/02/2026 às 13:40

Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula

Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda


Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA -
Política 03/02/2026 às 13:09

Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA

Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia


MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia -
Política 03/02/2026 às 12:38

MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia

Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado


Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr -
Política 03/02/2026 às 12:07

Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr

Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas