Eleição em SP: Marçal é expulso de debate e marqueteiro de Nunes é agredido com soco no rosto
Agressor é Nahuel Medina, integrante da equipe do candidato a prefeito do PRTB
A apenas 12 dias do primeiro turno das Eleições, os cinco principais candidatos à Prefeitura de São Paulo participaram, na noite desta segunda-feira (23), de um tipo de debate inédito promovido pelo Grupo Flow, realizador do famoso podcast homônimo. Foi o primeiro embate entre os postulantes organizado por um veículo nativo das mídias digitais.
O formato do encontro se propunha a ser mais informal, descontraído e fora dos padrões vistos especialmente nas televisões, onde o modelo do programa segue regras técnicas mais engessadas – porém com regulamentos de comportamento igualmente duros, como têm sido desde a fatídica cadeirada. E assim aconteceu durante quase toda a atração, transmitida pelo YouTube no mesmo horário do Jornal Nacional, líder absoluto de audiência nesta janela de tempo.
Apresentado pelo ex-globo Carlos Tramontina, o embate teve uma linguagem mais leve, mirando especialmente o público jovem. Apesar de algumas alfinetadas aqui e ali, durante cinco blocos, os candidatos mantiveram uma postura como a que se viu no debate do SBT: mais sóbria e propositiva. No entanto, o final seria surpreendente.
Na fase das considerações finais de cada um dos participantes, o empresário Pablo Marçal (PRTB) foi o último a fazer o uso da palavra. Tentando se esquivar das regras, ele se valeu dos poucos 30 segundos que lhe restavam para afirmar: “eu só estou aqui porque o Boulos iria ganhar a eleição do bananinha [referindo-se ao atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB)], porque ele é fraco. E eu faço uma promessa de campanha para vocês: ele vai para cadeia.”
A afirmação do ex-coach violava as regras do encontro. Por isso, Carlos Tramontina o interrompeu. “Candidato, desculpa, candidato. O senhor assinou regras. Se o senhor se esquece, as regras estão aqui [ele mostra um documento a Marçal]. O senhor assinou. Então, por favor, o senhor está sendo advertido. O senhor, aparentemente, está aproveitando o último instante do debate para baixar o nível”, repreendeu o âncora.
Tramontina devolveu a palavra a Marçal, que permaneceu em silêncio por cerca de 15 segundos. Quando o tempo estava prestes a acabar, o empresário repetiu: “a Polícia Federal vai prender o Ricardo Nunes e essa é uma promessa de campanha por causa das merendas”, aludindo a um suposto envolvimento do prefeito em um esquema de desvio de verbas.
O mediador, então, anunciou: “corta o tempo. O senhor está excluído do debate. Por favor, o senhor pode se retirar? Porque ainda tem o encerramento. O senhor se retire, por favor. O senhor está excluído por decisão do apresentador”, disse Tramontina.
Neste momento, há uma confusão generalizada, captada pelas câmeras. Produtores, assessores e seguranças adentraram o palco, separando dois grupos que hostilizavam um ao outro. O áudio e depois a imagem foram cortados por alguns segundos e, ao retornar, mostravam os candidatos sendo retirados do palco, onde apenas permaneceu Carlos Tramontina.
O âncora anunciou ao público que Duda Lima, um dos marqueteiros de Ricardo Nunes, havia sido atingido por um soco no rosto e sangrava muito. Pouco antes do início do debate, houve um intenso bate-boca entre o atual prefeito e Pablo Marçal, o que fez o início programa atrasar. O empresário, inclusive, publicou em suas redes sociais o estranhamento com Ricardo Nunes.
A avaliação que se faz é de que Marçal provocou, mais uma vez, uma cena para que seja explorada em suas redes sociais, assim como fez no debate da TV Cultura, quando foi atingido por uma cadeira atirada por José Luiz Datena (PSDB). Procurada, a assessoria de Ricardo Nunes enviou à reportagem um vídeo no qual um homem, identificado como Nahuel Medina, membro da equipe de Pablo Marçal, desfere um soco contra Duda Lima, profissional da campanha do atual prefeito da capital paulista.
A equipe do Esporte Clube Sírio, onde foi realizado o debate, ofereceu os procedimentos de primeiros-socorros. Ainda não há informações atualizadas sobre o estado de saúde da vítima.
*Matheus Pastori, colaboração de São Paulo para o Portal M!
Ver essa foto no Instagram
Leia também:
Eleição em SP: novo Datafolha indica rejeição de Marçal em 47%; Nunes e Boulos mantêm liderança
Pesquisa Quaest mantém Nunes na liderança e Boulos passa Marçal após cadeirada na disputa de São Paulo
Eleição em SP: com cadeiras presas ao chão, debate RedeTV!/UOL é marcado por gritaria e direitos de resposta
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Fachin ressalta gravidade em indiciamentos por tentativa de golpe: ‘Democracia é maior do que tudo’
Para o ministro, as investigações não afetaram a estabilidade institucional do país
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura do ex-jogador
Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais
Em outubro, ministra da cultura celebrou seu aniversário com o lançamento de dois álbuns históricos em plataformas de streaming
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Redução de 4 pontos percentuais é a maior registrada entre todas as capitais brasileiras analisadas
Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez
Secretarias estaduais de saúde relataram dificuldades na obtenção de imunizantes, incluindo os contra covid-19, catapora, febre amarela, tríplice viral e DTP
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Uma nova reunião está agendada para terça-feira (26), envolvendo toda a bancada de oposição e representantes do governo
Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários
Baianos assinaram um requerimento de urgência para que a proposta seja votada diretamente no plenário da Câmara
Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira
De acordo com edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, todos os pedidos de ressarcimento devem ser enviados pelo site indicado pela Justiça
Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS
Classificação representa o mais alto nível de alerta
Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’
Na avaliação da deputada, é 'decepcionante para os brasileiros', ver o envolvimento de militares das Forças Armadas na tentativa de golpe