Pablo Marçal teve traumatismo na região do tórax e em punho após cadeirada de Datena
Candidato recebeu alta nesta segunda-feira (16)
Candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB) recebeu alta nesta segunda-feira (16) após ser hospitalizado no dia anterior, quando foi agredido pelo também candidato José Luiz Datena (PSDB) durante debate na TV Cultura.
De acordo com o boletim médico, Marçal sofreu traumatismo na região do tórax à direita e no punho direito, mas não apresentou complicações mais graves. Ele foi avaliado por equipes de clínica médica e ortopedia antes de receber alta.
“O paciente Pablo Henrique Marçal foi admitido no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo ontem, após traumatismo na região do tórax à direita e em punho direito, sem maiores complicações associadas. Foi avaliado pelas equipes de clínica médica e de ortopedia e está de alta hospitalar”, diz o comunicado.
Em live no Instagram, antes de deixar o hospital, Marçal classificou o incidente como “deprimente”, mas minimizou o ocorrido, afirmando que “foi só um esbarrão”. Ele também mencionou que sofreu uma “fraturazinha na costela” e uma lesão no dedo, mas garantiu que seguirá com sua campanha.
O candidato do PRTB também confirmou que havia enviado uma mensagem a Datena pedindo desculpas na noite anterior ao debate e disse que, embora tivesse tentado apaziguar a situação, foi chamado de “ladrão” durante o evento, o que culminou na agressão.
Antes de encerrar a live, Marçal anunciou que faria um exame de corpo de delito no IML e ironizou Datena, chamando-o de “bicho preguiça”, em referência à lentidão de suas reações. O candidato reforçou que o episódio foi uma amostra de sua determinação em não recuar diante de ataques.
“Eu tô colhendo o que eu plantei. Um dia antes mandei mensagem pro cara pra ele parar esses ataques, porque ele tá me atacando de forma gratuita e mentirosa. Eu peço perdão pro cara, o debate tava civilizado, ele começa a fazer pergunta pra mim e me chama de ladrão”, declarou.
Em resposta, José Luiz Datena afirmou em nota que Marçal “precisava ser contido com atos”. O candidato pelo PSDB declarou que, apesar de não ser a favor da violência, sentiu que “lavou a alma” de muitos cidadãos com sua ação durante o debate.
Após o ocorrido, Datena admitiu que “perdeu a cabeça” ao agredir Marçal, classificando sua atitude como uma “reação humana”. Ele reiterou que as acusações feitas por Marçal o levaram a agir de forma impulsiva.
O advogado de Pablo Marçal registrou um boletim de ocorrência contra Datena por lesão corporal e injúria. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o caso foi registrado no 78º Distrito Policial (Jardins) na noite de domingo (15).
A SSP paulista informou que Marçal foi orientado a formalizar uma representação criminal contra Datena no prazo de até seis meses, para que a investigação tenha prosseguimento.
O confronto entre os candidatos ocorreu durante uma rodada de perguntas livres, quando Marçal questionou Datena sobre suas atitudes, provocando-o com declarações que mencionavam uma denúncia de assédio sexual. Datena reagiu com indignação e, logo após as provocações, o agrediu fisicamente.
O debate foi interrompido após a agressão, e Datena foi expulso do evento. Marçal deixou o local para receber atendimento médico, enquanto a TV Cultura suspendeu temporariamente o programa.
Leia também:
Novas pesquisas para Prefeitura de São Paulo apontam que Nunes, Boulos e Marçal seguem empatados; atual prefeito venceria em 2º turno
Em clima de caos, debate para Prefeitura de São Paulo tem acusações, ataque a jornalista e segurança acionada
Presença de Lula não impulsiona candidatura de Boulos e Nunes ganha apoio na periferia
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Fachin ressalta gravidade em indiciamentos por tentativa de golpe: ‘Democracia é maior do que tudo’
Para o ministro, as investigações não afetaram a estabilidade institucional do país
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura do ex-jogador
Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais
Em outubro, ministra da cultura celebrou seu aniversário com o lançamento de dois álbuns históricos em plataformas de streaming
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Redução de 4 pontos percentuais é a maior registrada entre todas as capitais brasileiras analisadas
Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez
Secretarias estaduais de saúde relataram dificuldades na obtenção de imunizantes, incluindo os contra covid-19, catapora, febre amarela, tríplice viral e DTP
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Uma nova reunião está agendada para terça-feira (26), envolvendo toda a bancada de oposição e representantes do governo
Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários
Baianos assinaram um requerimento de urgência para que a proposta seja votada diretamente no plenário da Câmara
Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira
De acordo com edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, todos os pedidos de ressarcimento devem ser enviados pelo site indicado pela Justiça
Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS
Classificação representa o mais alto nível de alerta
Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’
Na avaliação da deputada, é 'decepcionante para os brasileiros', ver o envolvimento de militares das Forças Armadas na tentativa de golpe