Sucessão na Câmara: Lira abandona Elmar para apoiar Hugo Motta e abre crise com o União Brasil
Deputado Alexandre Leite acusa Arthur Lira de ‘traição’, enquanto líder do PT celebra apoio a Hugo Motta na sucessão da Casa
O deputado Alexandre Leite (União-SP) declarou, durante uma sessão do Conselho de Ética da Câmara, nesta quarta-feira (11), o que já circulava nos bastidores entre parlamentares do União Brasil: o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), “traiu” o líder do partido, Elmar Nascimento (BA), que era visto como o favorito à sucessão da presidência da Casa.
“Não há ninguém que esteja mais descontente com o presidente Arthur Lira (PP-AL) do que eu e o deputado Leur. O presidente Arthur Lira traiu o deputado Elmar [Nascimento, União-BA]. Ele traiu o nosso Líder, o deputado Elmar, colega de estado do deputado Paulo Magalhães. Não há ninguém mais descontente com o deputado Arthur Lira do que nós”, afirmou Alexandre Leite ao defender a continuidade do processo de quebra de decoro contra o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).
Reviravolta
Elmar Nascimento, que até então era o principal nome na disputa pela presidência da Casa, sofreu um golpe quando Marcos Pereira, presidente do Republicanos, retirou sua candidatura e passou a apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB). Esse movimento levou Lira a recuar no apoio a Elmar, embora não tenha se manifestado publicamente sobre a mudança.
Apesar das adversidades, Elmar mantém sua candidatura com o apoio de sua bancada e busca fortalecer sua posição junto ao governo, incluindo uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Apoio de Lira
No mesmo dia, o líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), revelou que o presidente da Câmara, Arthur Lira, declarou apoio oficial a Hugo Motta como seu sucessor. Em publicação na rede social Bluesky, Odair Cunha afirmou que Lira anunciou o apoio em um almoço com líderes partidários, destacando Motta como “um nome qualificado para a construção da unidade na Casa”.
O apoio de Lira a Motta é considerado uma vitória estratégica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que trabalhou para evitar que Lira endossasse Elmar Nascimento. Segundo Odair Cunha, “não cabe debater a questão governo versus oposição, mas tão somente garantir a escolha de um nome que assegure o funcionamento harmônico e independente do Poder Legislativo”. O líder do PT também afirmou que irá submeter o nome de Hugo Motta à avaliação da bancada petista.
Sinais de descontentamento
O descontentamento no União Brasil ficou evidente na terça-feira, quando parlamentares da sigla tentaram esvaziar uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que votaria o PL da Anistia, uma demanda da direita e de interesse de Lira.
Hugo Motta, por sua vez, já conquistou o apoio de partidos como PL e PP, que Elmar também buscava atrair. Ele realizou reuniões com figuras importantes, como o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto partidos menores, como PDT, PSDB, PRD e Solidariedade, permanecem ao lado de Elmar.
Acordo?
Apesar da proximidade pessoal entre Elmar e Lira, aliados do presidente da Câmara indicam que sua preferência é por Hugo Motta. Lira tem trabalhado para que Elmar retire sua candidatura, mas o parlamentar do União Brasil ainda resiste. A dificuldade em encontrar consenso na Casa, especialmente com o governo, parece ser um dos principais entraves para Elmar.
Lira acredita que Hugo Motta seria capaz de agradar tanto o Palácio do Planalto quanto a oposição, oferecendo um caminho mais conciliador para a presidência da Câmara.
Leia também:
Meu desafio é bater percentualmente Bruno Reis, diz Hildécio Meireles sobre candidatura à reeleição
Kleber Rosa será sabatinado pelo Muita Informação e mais cinco veículos nesta quarta-feira (11)
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Relatório da PF aponta Jair Bolsonaro como líder de tentativa de golpe e revela recursos transferidos
Ex-presidente teria transferido recursos financeiros para os EUA para driblar decisões que pudessem congelar suas contas
Itamaraty desmente governo dos EUA e diz que Lula e Biden não conversaram sobre crise na Venezuela
Casa Branca afirmou que os presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva discutiram a crise política na Venezuela
Ação oferece serviços gratuitos na San Martin e bairros vizinhos neste sábado
Ação reunirá diversos serviços gratuitos, como consulta de vagas de emprego por meio do Simm, troca de lâmpadas incandescentes por modelos de LED, entre outros
Salvador realiza Dia D para atualização de condicionalidades do Bolsa Família neste sábado
Ação ocorrerá em mais de 60 unidades de saúde, oferecendo pré-natal para gestantes, atualização do calendário vacinal e acompanhamento nutricional de crianças
Saúde nos Bairros oferece exames e consultas no Largo do Bonfim até este sábado
Ação ocorre das 7h às 13h, oferecendo consultas e exames em unidades móveis, estruturadas com equipamentos e profissionais, sem necessidade de agendamento
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Bahia liderou as reduções, com um recuo de 1,4 ponto percentual, passando de 11,1% para 9,7%
Anatel investiga fraude de militar que usou dados de terceiros para habilitar linhas móveis
Esquema envolvia técnicas de 'anonimização' para ocultar o verdadeiro usuário
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Agência manteve a proibição apenas para fins estéticos, autorizando a prescrição para tratamentos médicos
MP do TCU pede suspensão de salários de militares indiciados por trama golpista
Pedido inclui a indisponibilidade de bens e apreensão de patrimônio dos investigados
Fachin ressalta gravidade em indiciamentos por tentativa de golpe: ‘Democracia é maior do que tudo’
Para o ministro, as investigações não afetaram a estabilidade institucional do país