Bahia abre 100 mil vagas em cursos técnicos e profissionalizantes para 2026
Vagas incluem cursos em tecnologia, dados, saúde e desenvolvimento de sistemas em todo Estado
Amanda Chung/SEC
A Secretaria Estadual de Educação (SEC) divulgou a oferta de 100 mil vagas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para o primeiro semestre de 2026. O anúncio, realizado nesta última sexta-feira (19), integra o calendário oficial da Educação Básica para o próximo semestre letivo e reúne cursos, modalidades e unidades da rede estadual que participarão do processo de matrícula.
De acordo com a SEC, serão ofertadas vagas em 417 municípios da Bahia. A iniciativa envolve 591 unidades escolares da rede estadual. Ao todo, a oferta reúne 91 cursos técnicos organizados em 12 eixos temáticos. Desses cursos, 40 passam a integrar a grade de forma inédita na rede estadual.
Distribuição das vagas e modalidades
As vagas estão organizadas em três modalidades distintas de educação profissional. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) concentra 45.045 vagas em todo o Estado. O Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Subsequente (Prossub) oferta 26.110 vagas. Já a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional na Bahia (EjaEPTBahia) disponibiliza 28.770 vagas.
A matrícula para as vagas de Educação Profissional e Tecnológica seguirá o mesmo calendário da Educação Básica regular. O período de inscrição está previsto para ocorrer entre 12 e 20 de janeiro.
Entre os cursos técnicos ofertados estão áreas como Inteligência Artificial, Análise de Dados, Biocombustíveis, Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos Digitais. Também integram a oferta cursos de Vigilância em Saúde e, Tradução e Interpretação de Libras.
Bahia forma mais 29 mil estudantes
Na sexta-feira (12) foi realizada a formatura de mais de 29 mil estudantes da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual da Bahia. Em Salvador, a solenidade ocorreu no Estádio de Pituaçu, com a participação de 4.890 formandos. O evento marcou a conclusão da formação técnica de estudantes de diferentes municípios.
A cerimônia reuniu familiares, professores, gestores escolares e autoridades. O senador Jaques Wagner (PT), patrono da formatura, participou do evento em Salvador. Durante a solenidade, ele comentou a participação no encerramento do ciclo formativo dos estudantes.
“Saio daqui com muito orgulho de ver cada um desses jovens e adultos com o olhar voltado para um futuro melhor. Que esse diploma seja o início de muitas conquistas na vida de cada um”, disse Wagner.
Para a secretária estadual de Educação, Rowenna Brito, “cada diploma representa uma trajetória de superação, aprendizado e construção de futuro”.
“É uma felicidade imensa realizar a formatura de quase 30 mil estudantes da Educação Profissional na Bahia. É isso que nos move, ver a educação pública transformando vidas em todos os cantos do Estado”, pontuou Rowenna.
Entre os formandos, a estudante Amanda Brigido de Carvalho Alves, de 19 anos, concluiu o curso técnico em Administração no Colégio Estadual Bertholdo Cirilo dos Reis, no bairro de Plataforma, em Salvador. Ela relatou a experiência durante a formação e a participação na solenidade.
“Participar dessa formatura foi uma experiência muito emocionante. Esses anos que estudei na educação profissional foram uma experiência incrível, aprendi muito com professores qualificados e levo comigo tudo que vivi aqui. Dá até saudade, porque agora começa uma nova fase: trabalho, faculdade, vida adulta”.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas