Jerônimo sai em defesa de Wagner após polêmica do PL da Dosimetria e diz que palavra do senador não pode ser colocada em xeque
Governador afirma que divergências fazem parte da política, reforça confiança no senador e diz que respeito à trajetória não pode ser rompido
Thuane Maria/GOVBA
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), saiu em defesa do senador Jaques Wagner (PT), após críticas internas ao Partido dos Trabalhadores e do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) envolvendo um acordo de procedimento firmado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O entendimento permitiu a aprovação, nesta última quarta-feira (17), do projeto de Lei da Dosimetria, que reduz as penas aplicadas aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro, medida que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para Jerônimo, a trajetória e a conduta política de Wagner afastam qualquer suspeita sobre suas intenções.
Durante a primeira viagem-teste do VLT em Salvador, na manhã desta sexta-feira (19), o governador minimizou as críticas feitas por aliados e afirmou que o senador possui uma história pública que não pode ser questionada. Segundo ele, divergências fazem parte do processo político, mas não devem ultrapassar o respeito institucional e pessoal construído ao longo de décadas.
Defesa de Jaques Wagner e críticas internas no PT
A polêmica ganhou força após o próprio presidente Lula, sem mencionar o líder do governo no Senado e seu amigo pessoal, o baiano Jaques Wagner (PT), ser enfático ao negar que tenha havido qualquer tipo de acordo entre o governo federal e o Congresso Nacional para viabilizar a votação da matéria. Além disso, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, chegou a afirmar que o ex-governador baiano teria “errado” ao costurar o acordo sem consultar previamente o presidente Lula ou ela própria. Apesar disso, Jerônimo ressaltou que conhece de perto a atuação política do senador e reforçou a confiança em sua postura.
“Nós conhecemos Wagner como gestor, antes como deputado federal e depois como governador. Há quase 20 anos, a gente sabe a prática dele. Ninguém pode pôr em xeque a palavra, a atitude de Jaques Wagner e o interesse dele em ajudar a Bahia e o Brasil”, afirmou o governador.
Jerônimo também destacou que o diálogo interno é uma marca do partido e que eventuais discordâncias devem ser tratadas de forma construtiva.
“Discordamos às vezes, comentamos, dialogamos, mas a palavra de Jaques Wagner é uma palavra que tem que ser respeitada. Eu creio muito que o diálogo dele com o presidente Lula, com Gleisi e com o Senado é de construção”, completou.
Acordo na CCJ e veto anunciado por Lula
Durante sessão da CCJ do Senado, Wagner admitiu ter firmado um acordo para viabilizar a tramitação da proposta, deixando claro que o entendimento não tratava do mérito do texto. Mesmo assim, a iniciativa gerou desconforto em setores do PT, especialmente pelo contexto político envolvendo os atos antidemocráticos de janeiro de 2023.
Na quinta-feira (18), o presidente Lula confirmou publicamente que irá vetar o projeto, reforçando a posição do Palácio do Planalto contrária à redução das penas. Apesar das críticas, Gleisi Hoffmann descartou qualquer possibilidade de afastamento de Wagner da liderança do governo no Senado, sinalizando que o episódio não deve provocar um racha interno mais profundo.
Jerônimo reage a fraude no SAC e promete punição
Além de comentar o cenário político nacional, Jerônimo Rodrigues também se posicionou de forma dura sobre o envolvimento de servidores públicos em um esquema de fraude no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). A investigação é alvo da Operação Vaga Vip, deflagrada nesta sexta-feira (19), que apura a venda ilegal de agendamentos para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
O governador afirmou que não haverá qualquer tipo de proteção institucional para servidores que tenham cometido irregularidades.
“Todo servidor público tem que cumprir as regras da ética e da responsabilidade. Eu não interfiro nessas orientações da inteligência”, declarou durante entrevista concedida em agenda no Largo da Calçada, onde acompanhou a primeira viagem teste do VLT de Salvador.
‘Não vou defender quem pise na linha’, afirma governador
Jerônimo reforçou que tanto servidores concursados quanto ocupantes de cargos comissionados têm plena consciência de seus deveres ao assumir funções públicas. Segundo ele, quem ultrapassar os limites legais deverá responder por seus atos.
“Quem é cargo de confiança também sabe que é um cargo de confiança, mas que quando não anda na linha tem que procurar um bom advogado, que eu não vou defender ninguém que pise na linha”, afirmou.
O governador acrescentou que a atuação das forças de segurança seguirá de forma rigorosa. “Quem estiver se utilizando do cargo de servidor público, concursado ou cargo de confiança ou terceirizado, entrou no ambiente público, tem que seguir as regras. Então, a polícia vai procurar, a inteligência vai correr atrás”, disse.
Ao encerrar, Jerônimo garantiu que o Governo da Bahia dará suporte apenas aos servidores que comprovarem inocência. “Se a pessoa tiver dentro da razão, será justiçada e vai voltar a trabalhar. Se não tiver, vai ter que procurar um bom advogado para poder cuidar da sua vida”, concluiu.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Jacuipense x Vitória: onde assistir, horário e prováveis escalações
Enxaguada de Yemanjá 2026 reúne Carlinhos Brown e convidados no Rio Vermelho; veja detalhes
Evento acontece em 2 de fevereiro, na Vila Caramuru, com Carlinhos Brown e convidados; ingressos estão à venda online e no Shopping Barra
Transalvador inicia credenciamento presencial de veículos para o Carnaval 2026
Transalvador abre postos no Shopping Barra e na Ferreira Costa para credenciamento de veículos que circularão nas áreas de restrição do Carnaval 2026
Mercado financeiro reduz projeção do IPCA para 4,05% em 2026 e prevê queda na Selic
Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Banco Central, mostra melhora gradual nas expectativas de inflação
Lauro de Freitas registra saldo positivo de 6,9 mil empregos formais em 2025, aponta Caged
Município alcançou o terceiro melhor saldo de empregos da Bahia entre janeiro e novembro do ano passado
Governo da Bahia anuncia investimento de R$ 46 milhões do programa Periferia Viva em Pau da Lima
Recursos do Novo PAC vão beneficiar cerca de 5 mil famílias com urbanização integrada e novas moradias
Solange Couto e Juliano Floss são os primeiros camarotes confirmados do BBB 26
Pipocas já foram definidos por votação popular e outros Camarotes serão revelados no programa ao vivo
Após Globo de Ouro de Wagner Moura, Prefeitura de Salvador anuncia investimento de R$ 12 milhões para fortalecer audiovisual
Recurso será aplicado em ações de fomento, formação profissional, infraestrutura e atração de produções
STF tem três votos para manter bloqueio às emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Medida foi adotada de forma individual pelo ministro Flávio Dino e agora é analisada pelo plenário virtual da Corte
Prefeitura de Ilhéus proíbe consumação mínima e cobrança antecipada na faixa de areia
Medida segue iniciativa adotada em Itacaré e proíbe cobrança antecipada, consumação mínima e condicionamento para uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias do município
Bahia perde nos pênaltis para o Atlético-PI e é eliminado da Copinha 2026
Bahia empata em 2 a 2 no tempo normal, perde uma cobrança e se despede da Copinha 2026 na segunda fase