Obras do VLT de Salvador chegam a 50% no trecho da Calçada à Ilha de São João e avançam para operação assistida
No Trecho 1 do VLT de Salvador, estão em execução serviços como a implantação da via permanente, obras de drenagem e intervenções de requalificação urbana
Feijão Almeida/GOVBA
As obras do Trecho 1 do VLT de Salvador, que conecta a Estação da Calçada à Ilha de São João, chegaram a 50% de execução. O avanço marca uma etapa relevante na implantação do novo sistema de mobilidade urbana da capital baiana. O andamento dos trabalhos foi acompanhado pelo secretário da Casa Civil, Afonso Florence, e pelo presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, nesta quarta-feira (17), durante agenda de monitoramento promovida pelo Governo do Estado.
A visita técnica teve como objetivo verificar o estágio das intervenções e o cumprimento do cronograma estabelecido para o projeto. O Trecho 1 é considerado estratégico por atender a Cidade Baixa e integrar áreas históricas e residenciais de Salvador a um sistema moderno de transporte.
Afonso Florence destaca importância do VLT para mobilidade urbana de Salvador
De acordo com o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, o VLT vai além da infraestrutura de transporte. Segundo ele, o modal será responsável por impulsionar o “desenvolvimento econômico e social” da região da Cidade Baixa.
“O VLT é um projeto estruturante que vai reorganizar a mobilidade da Cidade Baixa, reduzir o tempo de deslocamento da população e impulsionar o desenvolvimento social e econômico da região. Mais mobilidade, qualidade de transporte urbano e qualidade de vida para a população”, destacou.

Crédito: Feijão Almeida/GOVBA
Intervenções avançam e trens entram em fase de testes
Além do progresso físico das obras, o projeto avança para a etapa de operação assistida. Essa fase compreende a realização de testes técnicos e ajustes operacionais que antecedem o início da operação comercial do VLT. O procedimento é necessário para garantir o funcionamento adequado do sistema e a segurança dos usuários.
No Trecho 1 do VLT de Salvador, estão em execução serviços como a implantação da via permanente, obras de drenagem, intervenções de requalificação urbana no entorno e a construção de estações e estruturas operacionais. As ações são coordenadas pela CTB, em parceria com os consórcios responsáveis pela execução das obras, sob acompanhamento contínuo do Governo do Estado.
Cronograma segue planejamento técnico
Segundo o presidente da CTB, Eracy Lafuente, o ritmo das obras reflete um trabalho técnico estruturado e segue um “cronograma rigoroso, com foco na segurança, na qualidade da obra e no impacto positivo que esse sistema vai trazer para o dia a dia das pessoas”. “Nós estamos fazendo hoje a maior obra de mobilidade, e não só uma obra de mobilidade, como também uma obra de desenvolvimento territorial do país. Não há obra em termos de ascensão e de envergadura e execução hoje como essa. É uma obra que vai ligar toda a cidade, vai ligar tudo em termos de Região Metropolitana”, afirmou.
Projeto do VLT integra cidade e Região Metropolitana
Quando finalizado, o VLT de Salvador contará com aproximadamente 43,31 quilômetros de extensão, distribuídos em três trechos. O sistema foi planejado para promover a integração do Subúrbio Ferroviário com outras áreas da cidade e também com a Região Metropolitana.
O empreendimento representa um investimento total de R$ 5,4 bilhões, consolidando-se como uma das maiores obras de mobilidade urbana em execução no Brasil. A proposta é oferecer uma alternativa de transporte coletivo estruturada, com capacidade de atender grandes fluxos de passageiros.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana