Datafolha: 31% dos brasileiros consideram Congresso ruim ou péssimo
Pesquisa também mediu a percepção da população sobre desempenho dos ministros do Supremo Tribunal Federal; veja números
Joédson Alves/Agência Brasil
A mais recente pesquisa Datafolha mostra que a avaliação do Congresso Nacional teve uma leve melhora em relação ao último levantamento, embora a percepção negativa ainda seja predominante entre os brasileiros. O estudo, divulgado nesta última terça-feira (9), revela que 31% dos entrevistados consideram o desempenho de deputados e senadores ruim ou péssimo, enquanto 21% classificam o trabalho como ótimo ou bom. Para a maioria, 44%, o Congresso faz uma atuação regular.
O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro, com 2.002 pessoas de 113 municípios, e tem margem de erro de dois pontos percentuais. Segundo o instituto, houve uma oscilação dentro da margem desde o último estudo, divulgado em julho. À época, 35% avaliavam o Congresso negativamente, número que agora caiu para 31%. A parcela de entrevistados que enxerga o desempenho como ótimo ou bom subiu de 18% para 21%.
Percepção sobre o Congresso varia entre grupos sociais
A pesquisa revela diferenças importantes entre segmentos da população. A avaliação positiva é maior entre mulheres (24%), pessoas com menor nível de escolaridade (26%), entrevistados que ganham até dois salários mínimos (24%), moradores do Nordeste (25%) e donas de casa (28%). O índice também sobe entre aqueles que avaliam como ótimo ou bom o governo Lula (35%) e entre os que demonstram satisfação com o desempenho do Supremo Tribunal Federal (STF), com 39%.
Na outra ponta, a rejeição ao Congresso é mais intensa entre homens (36%), pessoas com maior escolaridade (40%), famílias com renda acima de dez salários mínimos (48%), moradores de regiões metropolitanas (36%). Também acontece entre os entrevistados que consideram o governo Lula ruim ou péssimo (42%) e entre os insatisfeitos com a atuação do STF (52%).
A disputa interna entre aprovação e crítica ocorre em meio a um ambiente de desgaste político no Legislativo. Em setembro, multidões foram às ruas para protestar contra a PEC da Blindagem e o Projeto de Lei da Anistia, propostas que avançaram na Câmara dos Deputados e geraram forte reação de setores da sociedade civil.
Avaliação do STF também oscila dentro da margem
O Datafolha também mediu a percepção da população sobre o desempenho dos ministros do Supremo Tribunal Federal. O levantamento indica que 35% consideram a atuação do STF ruim ou péssima, número praticamente estável em relação aos 36% registrados em julho. Já 32% avaliaram o trabalho como ótimo ou bom, e outros 29% classificaram a atuação como regular. Apenas 4% não souberam opinar, mesma taxa da pesquisa anterior.
Assim como ocorre na avaliação do Congresso, os dados sobre o STF evidenciam um cenário de polarização na opinião pública. A Corte alcança índices mais altos de aprovação entre eleitores que apoiam o governo federal, enquanto enfrenta maior rejeição entre grupos que criticam a gestão Lula e a atuação dos tribunais superiores.
Quadro político segue tensionado
Os resultados reforçam um quadro de desconfiança persistente sobre instituições centrais da República, apesar de pequenas oscilações positivas. A ligeira melhora na imagem do Congresso não foi suficiente para alterar a percepção predominante de que o Legislativo enfrenta dificuldades para se reconectar com parte da sociedade, sobretudo após episódios que acirraram o debate público.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Vixe! Eleição acirrada, os cenários de Coronel e a disputa na base. Jerônimo prega cautela e pragmatismo. Sodré na briga pelo Senado. E as dificuldades de Lula e os impactos na Bahia
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
Resumo BBB 26 de quarta-feira (14/01): Prova de resistência estreia madrugada, briga entre sisters agita a casa e emoções marcam a noite
Primeira disputa pela liderança atravessa a madrugada, tem eliminações em sequência, clima tenso entre participantes, conversas de jogo e reflexos da apresentação prolongada dos Camarotes
Em jogo de baixo rendimento, Vitória empata com Jacuipense e segue sem vencer no Baianão
Copinha 2026: mesmo com atuação valente contra Palmeiras, Rubro-negro é eliminado nos pênaltis em meio à polêmica de arbitragem
Lavagem do Bonfim 2026 altera linhas de ônibus e terá operação especial em Salvador; confira
Semob ajusta linhas de ônibus, amplia horários e oferece opções gratuitas de ascensores durante o cortejo
Bahia de Feira x Bahia: onde assistir, horário e prováveis escalações
Confronto acontece nesta quarta-feira (14), às 19h15, na Arena Cajueiro, pela segunda rodada do Campeonato Baiano 2026
57 Frases de Otimismo: mensagens para enxergar o lado bom da vida e manter a esperança
O otimismo é escolher enfrentar dificuldades com esperança, transformando a forma de viver e abrindo espaço para novas oportunidades.
Simm oferece 513 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Lavagem do Bonfim 2026 modifica trânsito em Salvador; confira vias interditadas e desvios na Cidade Baixa
Interdições, barreiras e mudanças de circulação serão adotadas até domingo (18) durante a festa religiosa
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Iniciativa utiliza a força da mídia exterior para incentivar doações e apoiar instituições sociais na Bahia
Léo Santana comanda megabloco no pré-Carnaval do Rio pelo terceiro ano seguido
Cantor baiano retorna às ruas do Centro com repertório de hits e duas faixas entre as mais ouvidas do país